A possibilidade de fazer intercâmbio em uma cidade bem pequena, no interior da Inglaterra, lhe brilha os olhos? Torquay é uma cidade pouquíssimo conhecida por brasileiros e isso pode ser um excelente benefício para quem deseja evitar contato com outras pessoas da mesma nacionalidade com o objetivo de melhorar ao máximo o aprendizado do inglês.
É uma pequena cidade com pouco mais de 65.000 habitantes, praiana, fica em torno de 45Km de Exeter (cidade com o aeroporto mais próximo), e ocupa um terço da área de Torbay (Um complexo de 3 cidades). Conta com vários restaurantes e inclusive alguns estabelecimentos funcionando 24 horas por dia (Como um restaurante Subway).
Na visita que fiz à Inglaterra em meados de 2018 tive a oportunidade de conhecer algumas cidades e, sem sombra de dúvidas, Torquay foi a mais charmosa delas. As casas são umas mais lindas que as outras, cada esquina que viramos é uma grata surpresa. Além do charme, realizar um intercâmbio na região é garantia de ótima mobilidade e tranquilidade durante a estadia. Boa parte da rotina do dia a dia é possível fazer a pé, ou pegando um ônibus você chegará no seu destino no máximo em 20/25 minutos (o que é maravilhoso, principalmente para quem mora nas grandes capitais e costuma demorar mais de uma hora para chegar onde precisa).
O Clima
O ponto alto de Torquay é o clima (lembre-se que estamos falando dos padrões da Inglaterra). De todo o país, é a cidade que mais recebe sol durante o ano. A média de temperatura máxima no verão é de 21°C, relativamente alta para a região. O que garante bons dias de praia. Em 2013 chegou a bater 31 graus, recorde histórico. E para quem irá no outono ou em outras estações, o clima é mais ameno do que o comum por lá. No inverno a mínima média é de 3°C positivos. As praias são de areia, igual estamos acostumados no Brasil e as paisagens da cidade também são deslumbrantes.
Pontos Turísticos
Se imagina que por a cidade ser relativamente pequena, não tem opções de passeios para fazer, é um engano! Torquay tem uma lista bastante ampla de pontos turísticos a serem visitados e aqui cito alguns deles (você pode clicar para conferir a página com fotos de cada uma das atrações:
- The English Riviera Wheel (Foto Acima) – Roda Gigante localizada no centro da cidade.
- Babbacombe Model Village – É uma cidade inteira de miniaturas;
- Occombe Farm – A possibilidade de visitar uma fazendo local, fazer uma trilha e participar de festivais de culinária, cerveja e música (eventos à parte);
- Jungle Journey Adventure Golf – Um parque de Golf temático com ótimo preço (6 libras o bilhete para adultos);
- Babbacombe Cliff Railway – Uma pequena ferrovia em um penhasco com uma vista de tirar o fôlego;
- Waves Leisure Pool – Parque aquático aquecido com várias piscinas, inclusive uma de ondas, o preço para um adulto é em torno de 5 libras;
- Living Coasts Torquay – Um zoológico e aquário;
- Agatha Christie Mile – Um museu que conta a história de Agatha;
- English Riviera Sightseeing Tours – Passeio de ônibus panorâmico pela região, ticket do adulto a partir de 12 libras;
- Bygones Torquay – Um museu que faz os visitantes voltarem à época da Rainha Vitória.
Esses são apenas alguns dos passeios que você conseguirá fazer na cidade. Existem outros diversos. A cidade e a região contam com muitas praias e também variados pubs e bares. Tive a oportunidade de visitar o pub mais antigo de Torquay e a experiência foi inesquecível. Eles mantém a mesma estrutura original do ano 1540, então quem tem 1,80 de altura ou mais, tem que baixar a cabeça para não encostar no teto.
Recomendo uma visita ao Hole in the Wall, eles têm um cardápio bem diverso, tanto para quem bebe, quanto para quem for visitar apenas para comer os aperitivos. O plus é música ao vivo com os nativos.
Nesse mesmo dia (da foto à direita) dei uma volta pelo centro da cidade na madrugada, era em torno de uma da manhã e me senti super seguro. Detalhe: Foi num dia da semana e os ônibus ali funcionam até o começo da madrugada, então mesmo sendo bem tarde, havia um movimento considerável nas ruas.
Custo de Vida
Um dos pontos fortes para escolher cidade de interior pra realizar o intercâmbio é um custo de vida mais baixo do que as capitais. Torquay não é diferente, o custo do dia a dia será consideravelmente mais baixo do que Londres ou Manchester por exemplo. Abaixo separei alguns preços para que você tenha ideia do custo do dia a dia:
- O passe de ônibus custa £3,00 (vale lembrar que será possível fazer muita coisa a pé na cidade, só pegará ônibus nos dias em que for visitar um local mais distante);
- Os passes de ônibus temporais tem este custo: Diário – £5,00 / Semanal – £17,50 / Mensal – £65,00;
- Uma refeição em um restaurante simples custa em média £12,00;
- Um combo em uma rede de fast-food como o McDonalds custa em torno de £5,15;
- Um cappuccino custa £2,50;
- O litro da gasolina (para os que preferirem alugar um carro) custa £1,30;
- Num ingresso para o cinema você investirá o valor de £8,00.
A fonte das informações referentes à valor de custo de vida é o site, especializado nesse quesito, Numbeo.
Escola de Idiomas e seus benefícios
Um dos pontos de pesquisa de qualquer intercambista é a procura por uma escola de qualidade, que atenda suas necessidades e também tenha um custo-benefício bom e justo.
Já mencionei em outra oportunidade e vou mencionar novamente a Kaplan, escola de idiomas que está presente em diversas cidades ao redor do mundo e é uma das referências no mercado de intercâmbio. O grupo tem um centro em Torquay e quando visitei confesso que me apaixonei, tanto pela escola, quanto pela residência estudantil que eles têm disponível.
A escola tem carga horária regular, semi-intensiva e intensiva. Mais do que isso, tem horário de aula pela manhã e pela tarde (você fica sabendo em qual turno irá estudar após o teste de nivelamento, que acontece no primeiro dia de aula, não é possível escolher o horário, sempre varia de acordo com o nível e disponibilidade).
Sobre a estrutura, a Kaplan fica em um sobrado de 2 andares, são 10 minutos andando do centro da cidade. Dispõe de uma cafeteria, sala de estudos e uma área externa ampla com piscina (que os alunos costumam utilizar no verão durante os horários vagos). A escola conta com um calendário de atividades semanal, algumas são gratuitas e outras são pagas, quando o aluno quer reservar seu lugar em alguma delas, é só falar com os responsáveis dentro da própria escola.
“Em Torquay eles têm um diferencial que é raríssimo no mercado de intercâmbios, para os alunos que optam por ficar em casa de família, eles garantem acomodações em homestays walking distance da escola”.
Isso significa que as casas de família ficarão no máximo a 30/35 minutos da escola a pé. Pode acontecer de ser um tempo menor, mas esse é o limite. E para alguns pode parecer distante, mas acredite, não é. Existem cidades que as acomodações em casa de família podem ficar a até 1 hora e meia de transporte público. Quem for para ficar um período mais longo, de três a seis meses, indico a possibilidade de alugar ou comprar uma bicicleta. Ficará extremamente fácil chegar a qualquer lugar da cidade.
A Kaplan ainda conta com uma residência estudantil para os alunos que tiverem um budgetmaior para investir. Nela existe a possibilidade de ficar em quarto individual ou duplo. A residência é mista. E ela tem dois grandes benefícios:
- Fica do outro lado da rua da Kaplan, são menos de dois minutos da porta da escola até a porta da residência estudantil;
- Não parece uma residência estudantil, é um grande sobrado, com poucos quartos (por essa razão é sempre necessária a confirmação da disponibilidade quando a agência envia a matrícula para a escola), conta com banheiros privativos e cozinha, sala de estar, sala de jantar e lavanderia compartilhados.
Poucos brasileiros e nativos muito receptivos
Por ser uma cidade pequena e, além disso, pouco conhecida, existe um número muito baixo de intercambistas brasileiros na cidade. Sempre que posso, recomendo para que as pessoas escolham por destinos como esse, com o mínimo de brasileiros possível para que a imersão na experiência seja ainda maior e mais ampla.
É claro que irá encontrar um ou outro durante sua estadia, mas garanto que o número será imensamente menor do que você encontrará em Oxford, Cambridge, Londres ou Manchester. Além disso, poderá conviver com diversas culturas, tanto da região da Europa, quanto da Ásia, África, Oceania e América Latina.
O plus fica por conta dos próprios nativos. Tive a oportunidade de ter contato com alguns deles e todos foram muito simpáticos. Na escola, na rua, no pub, nos restaurantes, todo mundo com um sorriso no rosto e sempre muito cortês. É aquele assunto que funciona em qualquer lugar, gentiliza gera gentileza. E a impressão que tenho é que em Torquay eles estão gerando a gentiliza all the time.
Distância de Londres e outras cidades
Algumas pessoas quando definem que irão para uma cidade pequena, desejam caso tenham a oportunidade, visitar as cidades maiores. Por essa razão desenvolvi esse tópico, aqui tem algumas distâncias entre Torquay e cidades populares da própria Inglaterra, para você ter uma base de se consegue visitar num final de semana livre:
- Londres – São 3 horas e 10 minutos de trem;
- Oxford – Também em torno de 3 horas e 10 minutos de trem;
- Cambridge – São 4 horas e 30 minutos de trem;
- Bournemouth – Aproximadamente 4 horas e 30 minutos de trem.
É bom frisar que todas as cidades citadas acima têm a possibilidade de viagem de ônibus, que é mais barata, porém também demora mais. E em caso de ir de carro, o percurso será percorrido em um tempo um pouco maior, com uma margem de uns 30 a 40 minutos a mais que o trem.
Com essas dicas, espero ter conseguido passar um panorama de como funciona a cidade e também dar uma base de como seria a vida em Torquay caso decida realizar o intercâmbio, ou quem sabe, fazer uma visita de alguns dias por lá. Esse artigo te ajudou? Sinta-se à vontade para comentar!
Publicado Originalmente no: LinkedIn.
Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.