Bournemouth fica localizada no Sul da Inglaterra, conta com pouco menos de 200 mil habitantes e um dos seus pontos fortes são suas charmosas praias.
Destino pouco procurado por brasileiros, seja para turismo ou um programa de intercâmbio, além de ser uma ótima opção para aproveitar o verão inglês, é uma alternativa próxima à Londres, fica a menos de duas horas de trem da capital.
Tive a oportunidade de conhecer Bournemouth em Abril de 2018 durante uma viagem a trabalho pelo Reino Unido e a sensação que tive foi de surpresa e encanto, uma cidade que apesar de pequena, tem diversas opções tanto durante o dia quanto pela noite.
A cidade conta com diversos pontos turísticos como o Russell-Cotes Art Gallery & Museum, a Christchurch Priory Church, o Bournemouth Aviation Museum, o Lower Gardens e Red House Museum & Gardens. Além de diversas praias de areia, que são bem parecidas com as que estamos acostumados a ter no Brasil (No Reino Unido existem muitas praias de pedras, que não são confortáveis quanto as de areia).
O clima pode ser um bom filtro para a decisão de país ou cidade que irá realizar sua viagem, nesse caso, o inverno a temperatura costuma ficar entre 1,6°C e 8,0°C e no verão as temperaturas costumam ficar entre 11,0°C e 22°C.
Variedades e curiosidades de Bournemouth
O tradicional peixe com batata frita britânico (fish and chips), pode despertar o apetite de quem circula pela cidade. A região de Dorset, onde fica Bournemouth, também é conhecida pela qualidade das carnes. Restaurantes típicos das mais diversas nacionalidades, como mexicana, brasileira, italiana, indonésia e indiana podem ser encontradas em alguns bairros da cidade.
Durante a noite é possível aproveitar distintos bares com música ao vivo, pubs incríveis e também vários ambientes que são LGBT+ Friendly. Para os que desejam estender os horários até mais tarde, a ótima opção é utilizar as linhas N1 e N2 que durante as noites de sexta para sábado e sábado para domingo funcionam durante toda a madrugada, facilitando e barateando a volta pra casa.
Uma dica pessoal: Caso tenha a oportunidade vá ao restaurante Bank & Bohem e veja se é possível jantar dentro do cofre (é uma réplica de um cofre de banco). O prédio é incrível como um todo, desde o bar, o andar de cima que preserva a arquitetura de séculos atrás e ao fundo, existe um cofre gigante, uma réplica de um cofre de banco, a experiência de jantar lá dentro é inesquecível
.
Para aproveitar a viagem, seja ela de turismo ou à estudos, para realizar algumas compras, as regiões de The Square, The Triangle, Commercial Road e Old Christchurch Road contam com vias exclusivas para pedestres e várias lojas, butiques, possibilidades para comprar alimentos, roupas, bolsas e bijuterias, entre outros produtos.
Custo de vida na cidade
Separei aqui a média de alguns custos que podem ser importantes para o planejamento da viagem para Bounermouth (Considerando Maio/19):
- Um ticket de ônibus: 2.30 £
- Passe mensal de ônibus: 51.00 £
- Refeição completa em restaurante simples: 13.50 £
- Mensalidade da academia: 31.78 £
- Aluguel de um apartamento no centro da cidade: 734.38 £
- Aluguel de um apartamento fora do centro: 626.00 £
Escolas para estudar durante o intercâmbio e onde ficar
Tanto os passeios quanto as compras podem ser feitos no dia a dia durante o intercâmbio. A escola que for escolhida para realizar esse sonho/objetivo pode ajudar muito com dicas locais e inclusive com a disponibilidade de algumas atividades. A cidade de Bournemouth conta com algumas escolas de inglês como segundo idioma, três das principais são a Kaplan (Foto Acima), a Eurocentres e a Kings Education. Todas têm centros em diversas partes do mundo e contam com ótima qualidade de professores e estrutura moderna que costuma agradar bastante estudantes dos mais diversos perfis. Se precisar de dicas de agências/consultores de intercâmbio, fique à vontade para me contatar que lhe indico baseado nas minhas experiências.
Via de regra é possível escolher entre ficar em uma residência estudantil com outros alunos ou então em uma homestay (casa de família). A localização da maioria das residencias estudantis costuma ser um ótimo ponto à favor delas, são mais próximas das escolas. Porém a experiência de ficar com uma família típica do interior da Inglaterra é o desejo de muitas pessoas, vai de qual experiência cada você deseja vivenciar. É bom destacar que como a cidade não é muito grande, é possível chegar de ônibus ou bicicleta rapidamente na maioria dos lugares.
O planejamento
Existem muitos questionamentos quando se planeja viver no exterior por um curto, médio ou longo período, a parte financeira, claro, é de extrema importância para que tudo ocorra conforme idealizado. É recomendável planejar com antecedência, analisar o local/cidade que te encanta, o melhor plano de pagamento/investimento e fechar o intercâmbio com um especialista que lhe passe confiança e possa te amparar em todos os momentos necessários.
Quando alguém questiona se realmente vale a pena investir em uma viagem ou em um intercâmbio, entre diversas razões para fazê-lo, a frase que responde a pergunta é:
“Após toda viagem nós voltamos mudados, uma mudança para o bem, que nos faz realizar o que nos faz sentir bem”.
Publicado originalmente no: LinkedIn.
Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.