A pandemia está nos fazendo mudar a maneira de aprender, aproveitemos

Pandemia muda a maneira de aprender

Se voltarmos alguns meses no tempo, no longínquo janeiro de 2020, jamais pensaríamos em passar por algo como o que estamos vivendo nesse momento. Seja em cidade do interior, seja em uma das capitais do país, tudo mudou. É fato que o vírus do COVID-19 está se espalhando a cada dia no Brasil e na maior parte do mundo, e todo o cuidado é necessário para salvar vidas e deixar as pessoas saudáveis.

Hoje trago reflexões positivas, sobre como estamos mudando a maneira de aprendizado. Já há alguns anos as aulas online têm se popularizado, mas é fato que muitos de nós tínhamos (e ainda temos) pré-conceitos sobre esse tipo de aulas. Esse que vos fala é uma dessas pessoas.

Cursos Online Gratuitos

Logo que a quarentena passou a valer nos mais diversos estados do Brasil e em distintos países ao redor do mundo, instituições de ensino passaram a oferecer cursos gratuitos em muitas áreas, desde tecnologia, até de redação criativa. Alguns exemplos são a Harvard Business School, FGV e Insper. Todas tem cursos disponibilizados sem custo.

Quando falamos desses cursos, são opções que não requerem investimento financeiro, são aulas gravadas com carga horária pré-definida e que você consegue se organizar para fazer de acordo com a sua agenda diária. Essa é uma excelente opção para quem tem algum tempo livre, mas não está podendo disponibilizar dinheiro para investir na educação.

Certificados Pagos – Com bons preços

Certificados Online

Uma dica que passo nesse artigo e que fiz uso nos últimos meses: Fazer cursos de universidades brasileiras ou estrangeiras com direito a receber um certificado. O que vale para você academicamente e, também, profissionalmente. Uma ótima plataforma que conta com centenas de cursos, é o Coursera. Lá é possível você realizar vários cursos gratuitamente e, caso você queira receber o certificado para colocar no CV ou no perfil do LinkedIn, muitos custam entre USD$19,90 e USD$29,90 e é possível pagar no cartão de crédito à vista ou parcelado.

Ou seja, você tem tanto a opção de fazer gratuitamente por conhecimento, ou então agregar pagando um valor e colocar o nome de uma universidade que você tenha interesse no seu histórico. Uso aqui exemplos de cursos que fiz entre fevereiro e abril de 2020.

Negociações de Sucesso da University of Michigan;

Estratégias de Marketing de Conteúdo da University of California at Davis;

Introdução a Psicologia da University of Yale.

O primeiro curso me ajuda diretamente no meu trabalho, o segundo é algo que sempre quis desenvolver, mas “não tinha tempo”. Aproveitei o tempo ocioso na quarentena, desenvolvi habilidades e conhecimentos sobre marketing de conteúdo e foi graças a esse curso que lancei meu novo site na semana passada (http://vitormberardo.com). O terceiro curso é algo que eu queria entender melhor, a mente humana. E nesse momento em que vivemos, foi algo que me ajudou muito com o próprio auto-conhecimento.

Opções para diversos objetivos. Independentemente de qual for o seu, é válido avaliar as possibilidades, pesquisar bastante e o mais importante, fazer algo que você goste (ou acredita que vai gostar).

Ainda nessa ideia de certificados, outra plataforma que segue o mesmo rumo, com diversos cursos em muitas áreas de conhecimento, é a Udemy. Fica como dica para você.

Aulas ao vivo

Vale brifar quem não conhece. As aulas ao vivo são completamente diferentes das aulas online tradicionais (EAD). As aulas ao vivo foram a solução para a maioria das organizações de ensino superior, seja para graduação, pós ou mestrado. Assim como muitas escolas de ensino médio ao redor do mundo tomaram a decisão de implantar esse tipo de aulas.

Basicamente as aulas continuam nos mesmos dias e horários que já aconteciam, com a turma e o professor podendo aparecer via vídeo, debater via chat ou áudio e com possível compartilhamento de tela de ambas as partes. Muitas das plataformas conseguem dividir os alunos em grupos, o que facilita para o professor e otimiza a eficácia das aulas.

Eu mesmo me surpreendi com esse tipo de aulas. Faço MBA e a instituição que estudo optou por essa alternativa. As aulas têm sido bastante produtivas e o aprendizado é, dentro de todas as possibilidades, bastante próximo ao das aulas presenciais.

Se você planeja fazer algum tipo de curso, mas estava pensando em parar o plano em razão das aulas não serem presenciais, vale testar para ver se você consegue se adaptar as aulas ao vivo.

Melhorar o inglês com professores estrangeiros de casa

Aulas Online

Um dos projetos que mais gostei entre os que vi nessa quarentena.

Um dos mercados que também foi afetado pela pandemia foi o de educação internacional / intercâmbio. Afinal, enquanto o mundo estiver em quarentena, será difícil viajar. Todos estão tendo que postergar suas viagens.

Como alternativa, diversas escolas de idiomas começaram a aderir plataformas online onde os estudantes podem ter até 20 horas por semana de aulas ao vivo, com professores canadenses, americanos, ingleses e de outras nacionalidades. Além disso, as escolas colocam alunos de diversas nacionalidades, com a oportunidade de você conhecer pessoas de continentes diferentes.

Fiz uma aula demonstrativa e gostei muito! É uma excelente opção para quem pensa em fazer um curso de inglês de férias em uma das escolas tradicionais aqui do Brasil, pode ser uma boa alternativa, a experiência é diferenciada e os custos são muito próximos aos cursos intensivos de um mês. A aula ao vivo em escolas estrangeiras acontece de segunda a sexta, e o horário você pode escolher de acordo com a sua disponibilidade, pode ser de manhã, a tarde ou a noite.

Além de tudo isso, você consegue fazer a partir de duas semanas, até quantas semanas você tiver interesse e achar que vale a pena. Essas aulas chegam a ser 75% mais baratas do que o preço de um curso que acontece presencialmente em uma escola no exterior. Durante o período de quarentena é uma das opções mais efetivas para o aprendizado e melhora do inglês. Além de, ao final, você receber o certificado com nível do idioma de uma escola internacional. Tendo dúvidas sobre essas aulas, me chame pra conversar! Ou clique aqui e veja por onde quer receber informações.

Lives e Aulas no YouTube e no Instagram

Você provavelmente notou amigos ou colegas que você tem nas redes sociais divulgando ou fazendo algum tipo de aula. Num primeiro momento pode parecer bobo, inútil ou qualquer coisa do tipo, mas acredite, não é. O pessoal aqui em casa entrou todo mundo na linha de aulas de danças, lutas e exercícios.

Trazendo um pouco da minha experiência, nós começamos a marcar todo dia um horário, normalmente entre 19hrs e 20hrs para começarmos a fazer os exercícios. Então de acordo com a agenda, tentamos fazer exercícios ao menos 5 ou 6 vezes na semana. Todos estamos trabalhando no dia a dia, então acabamos criando essa rotina para o final do dia. Vale fazer o teste.

Além de aulas de exercícios, é possível encontrar aulas de praticamente tudo, todas gratuitas, seja de culinária, de DIY (Faça você mesmo), ioga, programação e muitas outras.

Pensando em tudo isso, temos opções para diferentes gostos

Com todas as possibilidades que levantei nesse artigo, é possível notar que tem opções para todos os bolsos, desde que tenha acesso a internet. Cursos sem custo para quem quer conhecimento acima de tudo, sem ter que realizar investimento. Certificados com preços relativamente acessíveis para quem deseja incrementar o currículo. Junto com as aulas gratuitas, estão as lives no Instagram e do YouTube.

Aulas de curta e longa duração, de graduação, especialização ou até mesmo aprimoramento de idioma. E nessas opções, é questão de pesquisar, para achar algo que goste e que também caiba dentro do investimento que você deseja e possa realizar.

Podendo, fique em casa e, faça algo que goste para se distrair.


Publicado originalmente no: LinkedIn.

Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *