Um estudo do TripAdvisor divulgado pelo Guia Viajar Melhor mostra que Montevidéu é a sexta cidade mais visitada da América do Sul. Apesar de estar entre as cidades mais populares, boa parte dos brasileiros têm pouca informação sobre a capital uruguaia.
Conversei com o professor Stjin Peeters, belga que mora em Montevidéu já há mais de 5 anos. Durante nossa conversa, abordamos alguns temas que costumam ser curiosidades básicas, para os viajantes novatos, e também para os mais experientes.
Um dos pontos que Stjin destaca, é sobre a boa recepção que os moradores locais dão aos estrangeiros que visitam a cidade. E parte da adaptação dele ocorreu com uma maior facilidade por essa razão. Em outras palavras, o bom relacionamento com os cidadãos locais dá um amplo amparo para quem visita a capital pela primeira vez.
Além do depoimento de Stjin, tambén tive uma conversa com Fernando Todesco, que é Gerente de Produtos da Experimento Intercâmbio, adora a cidade e me passou várias informações sobre Montevidéu. Reunindo essas duas experiências e visões diferentes, separei 7 lugares para visitar quando estiver por lá.
7 pontos turísticos para visitar em Montevidéu
1 – Plaza Independencia
Em primeiro lugar, nenhuma visita à capital uruguaia é completa sem uma viagem ao coração da cidade. A Cidade Velha é um lugar cheio de história e atrações e, anote aí; O ponto de partida ideal é a Plaza Independencia, a principal praça da cidade. Além disso, é possível conferir os restos das muralhas e do portão da cidade (Chamado de Puerta de la Ciudadela).
2 – Jardim Botânico de Montevidéu
Bastante extensos, o Museu Botânico e os Jardins de Montevidéu ficam no bairro do Prado. Este parque tem uma grande coleção das mais variadas plantas, originárias de diversos locais do mundo. Além disso, funciona como um centro de educação, informação e atividade científica. É perfeito para quem gosta de natureza. Portanto, caso opte por passar no jardim botânico, reserve algumas horas para o passeio. Assim não precisará fazê-lo correndo.
3 – Castillo Pittamiglio
Construído pelo arquiteto e alquimista Humberto Pittamilglio, em 1910, este castelo é tão misterioso quanto seu criador. Em outras palavras, o edifício, quase imperceptível entre duas enormes e modernas torres, parece esperar pacientemente pelos visitantes certos. Aqueles que desejam descobrir sua beleza e alguns dos muitos mistérios que esconde. Com escadas que levam a lugar nenhum, portas secretas, símbolos e esculturas. No entanto, mais tarde, foi transformado em museu com visitas guiadas e também em teatro, proporcionando o cenário perfeito para qualquer peça que entre em cartaz.
4 – Estadio Centenario
Aos que gostam de futebol, ou que apenas tem interesse em visitar estádios, é uma excelente opção de passeio. Este é o maior estádio de futebol do país e foi construído em 1930, para a primeira Copa do Mundo da história. Portanto, é até hoje é o estádio principal de Montevidéu. Os fãs do esporte dizem que a energia durante uma partida é diferente de qualquer outra coisa, e afinal, ver a equipe nacional é um espetáculo em si.
5 – Teatro Solis
Se tiver a oportunidade visite o Teatro Solis. É a principal casa de espetáculos do país e está localizado no bairro Ciudad Vieja, em frente a Plaza Independencia. Foi inaugurado em agosto de 1856, com a Ópera de Verdi Ernani, e recebeu o seu nome em homenagem ao navegante português Juan Días de Solís, que descobriu o Rio da Prata. Atualmente, oferece visitas guiadas, em português (caso não esteja entendendo muito bem o espanhol), de terça a domingo, em diversos horários, normalmente durante a tarde. Ainda é possível aproveitar alguns facilitadores, por exemplo, existe um aplicativo para você utilizar durante o tour, que mostra algumas informações exclusivas e objetos que já passaram pelo teatro. Confira no site oficial como baixá-lo. Além disso, ao cair da noite, a programação do teatro segue normalmente, com espetáculos e os principais eventos culturais do Uruguai.
6 – Mercado Del Porto
Toda grande cidade costuma ter o seu mercado municipal, Montevidéu não é diferente. Segundo Fernando Todesco, além de ser uma região linda, é uma excelente opção para as pessoas que desejam ter diversas opções de comidas típicas. É inegavelmente uma região procurada por quem deseja provar a parrillada uruguaia. Sobretudo, é também uma ótima região para comprar lembrancinhas características do país. Criado na segunda metade do século XIX, conta com ótimos restaurantes e também o mercado de pulgas, que vende diversos produtos por preços baixos.
7 – Letreiro de Montevidéu
E a última dica, mas não menos importante. Se puder, não deixe de visitar o famoso letreiro da cidade, que nesse no mês de junho estava assim, como na foto, em razão do mês da visibilidade LTBTI+, e que tradicionalmente é branco. Certamente você poderá tirar a tradicional foto de turista. Mas, além disso, conferir uma vista linda da cidade e também aproveitar uma das melhores praias da cidade. A badalada Praia de Pocitos é muito popular, tanto pelos moradores locais, quanto pelas pessoas que visitam a capital uruguaia.
Além dos destinos acima destacados, a cidade conta com outros diversos lugares que valem a visita. Como o Shopping Punta Carretas, tradicional centro comercial, que tem várias opções para quem gosta de compras. Aos que gostam de uma vida noturna agitada, a cidade conta com diversos bares e baladas espalhadas por diversos bairros.
Diplomacia e Relações Internacionais
O que pouca gente sabe, é que Montevidéu é a sede latino americana de diversos órgãos governamentais. A sede do Mercosul está na cidade e o prédio é aberto para visitação, uma excelente opção para quem gosta de diplomacia, R.I. e assuntos relacionados a política internacional.
Igualmente, a cidade conta com a sede da América Latina do Banco Mundial e não menos importante, o prédio da ONU também está na capital uruguaia. Portanto, é um prato cheio para todos que gostam ou tem algum interesse por esse tipo de assunto. De fato, muitas vezes distantes de nós, ao passar por uma cidade como essa, a oportunidade está, literalmente, ao seu lado!
O Uruguai é um país com muita diversidade! Seja realizando uma viagem a turismo, ou em um intercâmbio para Montevidéu, a aventura com certeza será bem aproveitada. Vale lembrar que vez ou outra as companhias aéreas que voam para a cidade costumam anunciar algumas promoções! Ou seja, dá para usufruir de uma delas e começar a planejar sua próxima viagem!
Aliás, se por acaso ainda estiver em dúvida sobre um destino para sua viagem pela América do Sul, clique aqui e confira também o artigo sobre Córdoba, na Argentina.
Autores: Vítor Berardo e Fernando Todesco.