Com quem fazer amizades no intercâmbio?

Uma das grandes expectativas de estudar e morar fora do país, é saber quem irá conhecer. Nesse artigo trazemos dicas e relatos para que você saiba com quem fazer amizades no intercâmbio. Os sentimentos costumam ser um mix difícil de descrever. O fato é que a realização desse sonho sempre irá envolver as pessoas que irão conviver com você.

Com quem fazer amizades no intercâmbio

Amizades com outros brasileiros

Essa possibilidade costuma ser, tanto o céu, quanto o inferno dos intercambistas brasileiros. O ponto muito positivo, é o fato de que nas primeiras semanas tudo é novo, a cidade, a escola, a acomodação na qual você está morando. Então, encontrar alguém que fala o idioma que você domina costuma ser o maior alívio do mundo. E é aquela velha frase, brasileiro tem em tudo que é canto do mundo. Aproveite a facilidade do idioma sempre que precisar do amparo de outros estudantes que vieram do mesmo lugar que você.

Já o lado negativo, também existe, e é necessário tomar bastante cuidado com esse ponto. Uma parcela considerável de estudantes, principalmente os que não dominam tão bem o idioma do país estrangeiro, passam a maior parte do tempo com pessoas que falam português. E por que isso não é bom? Basicamente, porque você passa a praticar muito menos do que poderia o idioma do qual você foi para lá pra estudar. É comum escutar relatos de alguns estudantes que passaram meses no exterior, e falam pouco inglês, espanhol ou qualquer outro idioma que foram aprender.

Portanto, o melhor caminho é encontrar um meio-termo. Está tudo bem fazer amizade com outros brasileiros e com pessoas de outros países que falam português, como por exemplo, portugueses e angolanos. Mas sempre fique alerta para que no seu grupo tenha pessoas que falem outros idiomas, assim vocês sempre cobrarão uns aos outros para praticarem o idioma nativo daquele país que estão morando. Todos os envolvidos saem ganhando.

Conhecendo pessoas do mundo todo

Com quem fazer amizades no intercâmbio

Um dos maiores benefícios de realizar um intercâmbio é conhecer gente de diferentes culturas. Seja numa escola de inglês, de ensino médio ou em uma universidade, você com certeza conhecerá pessoas de todas as partes do mundo. Já se imaginou em uma sala que tenha alunos de todos os continentes do planeta?

Então se prepare, porque isso irá acontecer. É muito comum que na sala de aula, mesmo nas menores, com 9/10 alunos, tenha a presença de diferentes etnias e nacionalidades. De modo geral, tanto a turma que você estiver, quanto a escola na qual você estudar, incentivarão a troca de experiências e inúmeras atividades para que os alunos criem uma proximidade e fortaleçam os laços de amizade.

Nesse caso, vale dizer, se prepare, porque as chances de você voltar para o Brasil com amigos da China, Itália, Alemanha, Chile, México e muitos outros lugares, é enorme. E o mais legal é que independentemente de um perfil mais tímido, ou extrovertido, todos têm a oportunidade de se comunicar, e consequentemente, se aproximar de inúmeras pessoas. Um outro ponto que é muito legal nessa aproximação, é que você acaba praticando bastante o idioma, inclusive fora da escola, quando você vai conhecer a cidade com os novos amigos.

O relato de quem já foi

A Thais Cardoso é referência quando o assunto é intercâmbio, ela já fez 08 intercâmbios diferentes, e conhece mais de 30 países ao redor do mundo. Ela comenta o que acha sobre fazer amizade com pessoas de diferentes culturas e países:

“Acredito que fazer amizades com pessoas de outros lugares do mundo me fez crescer muito, por isso é que eu eu apoio todo mundo que queira fazer um intercâmbio, uma viagem ou até mesmo se abrir para conhecer novas pessoas de outros países na sua região. Vai muito mais além de ter lugares para ficar no mundo todo e treinar um outro idioma, conhecendo pessoas de outros lugares, te faz ter mais respeito e ver que o mundo que você cresceu é totalmente diferente do mundo da outra pessoa e está tudo certo”.

Com tudo isso de informação, já dá para ter uma ideia de com quem fazer amizades no intercâmbio, não é mesmo? Se você ainda não tirou o projeto do seu intercâmbio do papel, a wta te ajuda, e muito! Você pode solicitar o download do nosso ebook, que conta com um passo-a-passo de como planejar o seu intercâmbio. É fácil, rápido e sem custo algum!


Publicado originalmente no blog: wta intercâmbio.

Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *