Que o Canadá é um dos queridinhos entre os brasileiros, não é segredo. Porém, quando os estudantes vão um pouco mais a fundo nas pesquisas, começam a surgir as dúvidas. Principalmente, quando começa a reflexão sobre qual a cidade que melhor se encaixa ao seu perfil. Por essa razão, o post de hoje é sobre as melhores cidades para fazer graduação no Canadá.
Antes de começar a falar sobre as cidades em si, vale destacar o porquê de especificarmos o artigo para o ensino superior. O Canadá tem um programa de pontos, no qual quando o estudante faz um curso de ensino superior no país, existe uma porta de entrada para que seja realizada a imigração para lá. Demanda que vem crescendo bastante nos últimos anos.
Vancouver – British Columbia
A primeira vista, Vancouver lembra uma cidade de médio porte do Brasil. Não muito grande, com pouco mais de 600 mil habitantes. Porém, estamos falando de uma cidade média em um dos países mais modernos do mundo. Ao contrário do que alguns pensam, de que por não ser muito populosa, tem poucas coisas para fazer, não é essa a realidade.
Por lá, é possível encontrar um ótimo balanço para entretenimento, vida acadêmica e boa demanda para o mercado de trabalho. Além de tudo isso, está em 5° lugar como melhor cidade do mundo em qualidade de vida, segundo pesquisa da Mercer, companhia global com foco em recursos humanos. Ainda assim, tem outros aspectos que chamam atenção na região, como o clima. O Canadá, na maior parte de seu território, é muito gelado. Entretanto, a região de Vancouver é cercada por montanhas, o que diminui o impacto no inverno. Os dias mais frios não costumam chegar nem a 10°C negativos. E acredite, é bem razoável quando comparada com outras cidades.
Para os que procuram fazer graduação ou pós-graduação na região, o que não faltam são colleges e universidades que estão entre os melhores do mundo. Duas áreas que vem ganhando destaque e tem alta demanda de empregos por ali, são as de games e a de cinema. Uma curiosidade, apesar de ser pouco divulgado, muitos filmes e séries americanos são gravados em Vancouver. Em suma, se você se identifica com alguns dos pontos citados, pode ser a opção ideal para o seu perfil.
Toronto – Ontário
É a capital da província de Ontario. Talvez a mais cosmopolita entre as cidades canadenses. Com uma população de quase 3 milhões de pessoas, é também a mais populosa do país. Fica na região leste, e ao contrário de Vancouver, lida com temperaturas bem mais extremas tanto no inverno, quanto no verão. Costuma enfrentar dias extremamente frios, e também de muito calor, de acordo com a época do ano.
Um dos pontos altos de morar na região é alta oferta de trabalho. Em outras palavras, o fato de ser mais populosa, aumenta as demandas nas mais diversas áreas. O que costuma facilitar a procura por um emprego para o aluno internacional. Todavia, vale destacar um ponto importante, que é regra em todo o país. Os brasileiros que vão fazer ensino superior no Canadá, durante o curso, podem trabalhar meio período, o equivalente a 20 horas por semana.
Pensando no que estudar, duas áreas são muito fortes na cidade. Tanto business, quanto marketing. Apesar de serem áreas mais generalistas, a demanda por ambas é ampla, o que traz um incentivo extra aos que já tem alguma afinidade com as mesmas. A região central conta com centenas de empresas. Enquanto isso, os colleges e universidades costumam estar espalhados por toda Toronto, não apenas pelo centro.
Montreal – Quebec
Antes de mais nada, é importante destacar que em Montreal o idioma predominante na rotina é o francês. Ao contrário das duas cidades anteriores que já falamos até aqui. O inglês também é falado pela maioria da população. Porém, as placas nas ruas, os itens nos mercados, e tantos outros aspectos do dia-a-dia de uma pessoa, estarão em francês. Com isso alinhado, vale dizer, Montreal é lindíssima. Costuma ser citada como a “Europa canadense”.
Ou seja, tem uma esfera mais histórica. Algumas regiões são verdadeiros museus a céu aberto. Por outro lado, a demanda de imigração na região costuma ser menor, o que é positivo para quem tenta esse caminho. Isso ocorre porque a província (equivalente ao estado, para nós brasileiros) tem incentivos para que os alunos internacionais possam ficar mais tempo, e assim, tenham maiores chances de imigrar.
Por exemplo, na maioria das regiões canadenses, os estudantes que fazem um college público tem direito a um ou dois anos, dependendo do curso, de PGWP (Post-Graduation Work Permit). Que é uma permissão legal para ficar no país trabalhando, por período integral. Esse período conta pontos para o momento de solicitar residência permanente no Canadá. Contudo, em Montreal, os alunos têm direito ao PGWP mesmo cursando o ensino superior em um college particular.
O investimento em colleges particulares são consideravelmente mais baixos, quando comparados com os colleges públicos. Logo, vale pesquisar e conseguir o máximo de informações possíveis para que possa fazer a escolha mais assertiva para conseguir atingir os seus objetivos. Pensando em boas áreas de estudo na região, vale o destaque para social media, gestão de eventos, e customer service (atendimento ao cliente). As três estão em alta e devem seguir com boa demanda nos próximos anos.
Outras cidades com excelente custo-benefício
E para finalizar, trazemos um bônus, para caso não tenha se identificado com as 3 cidades que citamos acima para fazer graduação no Canadá. O país é enorme, lugares diferentes é o que não falta. Por fim, vale citar Victoria, Calgary e Ottawa, que é a capital. Cada uma tem aspectos e realidades bem distintas. A TravelMate trabalha com candidaturas em universidades e colleges para todas, sem exceção.
Tem alguma curiosidade ou dúvida? Fale com um de nossos especialistas. Auxiliamos da melhor forma possível para que seu intercâmbio, e quem sabe imigração, seja inesquecível!
Ah! Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais @travelmateintercambio e confira nossos conteúdos, promoções e condições exclusivas!
Publicado originalmente no blog: TravelMate.
Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.