Principais idiomas para aprender no intercâmbio

Principais idiomas para aprender no intercâmbio

Em rodas de conversa, quando o assunto que surge é sobre fazer um intercâmbio, o idioma sempre é um dos tópicos abordados. Apesar de existirem diversas possibilidades de aprendizagem, alguns se destacam pela alta procura. No artigo de hoje, trazemos os principais idiomas para aprender no intercâmbio, assim como informações de em quais países podem ser realizados intercâmbios para aprendê-los.

Inglês

Inglês

A princípio, o idioma mais popular de todos, o que é mais procurado pelos estudantes brasileiros para desenvolver. Inclusive, vale destacar, que segundo uma pesquisa do British Concil, apenas 5% da população brasileira fala inglês, sendo que 1% é o número real de brasileiros fluentes no idioma. Dessa forma, fica claro que quanto melhor for o seu nível do idioma, maiores as chances no mercado de trabalho, para vagas que exigem o idioma no nível avançado ou fluente.

Apesar dos dados, muitos brasileiros dizem falar inglês, mesmo sem domínio algum da língua. O que acaba sendo prejudicial para os mesmos, pois no momento em que são realmente testados, normalmente não conseguem boas avaliações. Como consequência, isso atrasa diversos processos seletivos. Então, o recomendado é só aplicar para vagas que exigem o idioma, se realmente o tiver.

Caso ainda não o tenha, o que com certeza irá ajudar, é um intercâmbio. A proporção muda de acordo com cada pessoa, mas normalmente, cada mês estudando no exterior representa em torno de 1 ano de estudo no Brasil, em uma escola de idiomas regular. Os principais países para o aprendizado e desenvolvimento do inglês são: Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte, Irlanda, Malta, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.

Espanhol

Espanhol

Segundo idioma mais procurado entre os brasileiros, o espanhol acaba por fazer com que os estudantes se enganem. Muitos acham que, em razão da proximidade do nosso idioma com a língua, falam espanhol de maneira avançada ou fluente. Porém, isso não é verdade, em torno de 6 milhões de brasileiros falam espanhol, o que representa em torno de 3% da população do Brasil. Um número consideravelmente baixo.

O brasileiro tem sim, uma facilidade em desenvolver o idioma. Isso ocorre porque muitas palavras tem similaridade entre o português e o espanhol. Inclusive, nas escolas de idiomas ao redor do mundo, os estudantes brasileiros se destacam e costumam subir de nível de maneira bem mais rápida que outros alunos de diversas nacionalidades.

Agora, pensando especificamente no desenvolvimento do idioma, são diversos os países em que se pode estudar o espanhol. Na Europa, a Espanha, enquanto isso, na América Latina, alguns dos países mais populares são, a Argentina, Uruguai, Colombia, Chile, Cuba, entre outros.

Alemão

Principais idiomas para aprender no intercâmbio

Para muitos brasileiros, é o oposto do espanhol. O alemão é visto como um dos idiomas mais difíceis para se aprender a falar. Eventualmente, quando se tem a oportunidade de escutar um nativo falando, ou ler algo em alemão, é praticamente impossível entender qualquer palavra. Porém, não desanime, é um idioma extremamente valorizado no mercado internacional. Muitas multinacionais trabalham com escritórios em países que tem como idioma o alemão.

Diferentemente dos dois primeiros citados, esse é um idioma que necessita de muita atenção para que o desenvolva de maneira assertiva. Definitivamente, tem regras completamente distintas do português, o que deixa o desafio um pouquinho mais complexo. Todavia, com um bom período de estudos, é possível alcançar o nível avançado ou fluente, e se beneficiar disso.

Por fim, vale dizer que além da Alemanha, outros países onde é possível estudar alemão são a Suíça e a Bélgica. Ambos os países tem algumas alterações no idioma. Como acontece com Brasil, Portugal e Angola, por exemplo. Porém, aprendendo em qualquer um deles, é certo que conseguirá se comunicar em alemão em todos os três.

Francês

Principais idiomas para aprender no intercâmbio

Por último, mas não menos importante, o idioma que é conhecido como um dos mais charmosos do mundo. O francês é língua oficial em alguns países. E mesmo em países que não é o principal idioma, é possível estudar em alguma escola internacional para desenvolvê-lo. Entre os 4 idiomas que citamos nesse artigo, o francês é o que tem o menos falantes, porém ao mesmo tempo, é um dos que mais faz diferença no currículo acadêmico e profissional.

Esse idioma também deriva do latim, assim como o português e o espanhol. Por essa razão, é um pouco mais fácil para os brasileiros entenderem algumas palavras ou frases. Entretanto, o aprendizado não costuma ser tão rápido quanto o do espanhol. O francês tem algumas regras específicas que podem demorar algum tempo para que o entendimento chegue em sua plenitude.

Do mesmo modo que é possível estudar francês na França, em algumas regiões da Bélgica, Suíça e do Canadá também tem excelentes escolas de idiomas. As regras e períodos, assim como vistos, variam de um país para o outro, mas vale pesquisar, se informar, e escolher o que melhor se enquadre no seu perfil.

Outros idiomas

Apesar de termos destacado esses quatro principais idiomas para aprender no intercâmbio, a quantidade de línguas ao redor do mundo, que são lecionadas em escolas de idiomas, é bem mais ampla. Só para citar algumas, têm o italiano, japonês, mandarim, russo, entre tantos outros.

Se por acaso você procura um desses, que não está entre os principais, não se preocupe! A wta intercâmbio te ajuda, fique a vontade para falar com um dos nossos consultores. E para ficar por dentro das novidades e receber diversas dicas sobre educação no exterior, nos siga nas redes sociais @wtaintercambio.


Publicado originalmente no blog: wta intercâmbio.

Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *