Dubai: a capital das exuberâncias é um bom destino de intercâmbio?

Dubai: a capital das exuberâncias é um bom destino de intercâmbio?

Um dos locais mais singulares para a realização de um intercâmbio, por muitas vezes gera dúvidas sobre a cidade, a cultura, o idioma, e tantos outros pontos. Dubai: a capital das exuberâncias, é um bom destino de intercâmbio? Esse é o assunto que traremos, com muitas informações e dicas, no artigo de hoje!

Onde fica e como é Dubai?

A cidade de Dubai fica nos Emirados Árabes Unidos, mais especificamente no continente asiático, do lado ocidental. Ocasionalmente, as pessoas que conhecem a cidade, costumam dizer que Dubai é como se fosse um país dentro dos Emirados Árabes. A região é sim bastante rica, com muita extravagância e coisas do gênero. Porém, o fato da cidade ser um polo comercial e multicultural, faz com que se destoe em alguns aspectos, quando comparada ao resto do país.

Sempre que possível, é bom pesquisar para entender como Dubai funciona. Se prepare para várias situações curiosas e diferentes. Por exemplo, todos os pontos de ônibus contam com ar condicionado, em razão da cidade ser extremamente quente. Para que se tenha uma ideia, 15 graus é raro por lá, só acontece no inverno. Porém, no verão, as temperaturas passam constantemente dos 40 graus. Ou seja, prepare-se para muito sol e calor durante o dia.

Mas, mesmo sendo no deserto, a cidade conta com uma pista de esqui e snowboard dentro de um shopping: o Mall Emirates, o maior shopping center do mundo. E as extravagâncias de Dubai não param por aí. Apesar de estar no meio de um deserto, Dubai conta com praias artificiais na cidade, que permitem que os moradores locais e os turistas aproveitam o calor da região.

Por último, mas não menos importante, nas ruas você verá constantemente muitos carros de luxo, sendo que, além disso, Dubai também conta com o maior número de arranha-céus em uma única cidade. São mais de 100 por ali. Entende agora o por quê de darmos esse título ao artigo? Não é a toa!

Adaptação cultural

Essa é uma questão que costuma ser um desafio para brasileiros em qualquer lugar do mundo. Sendo assim, Dubai não foge à regra. É, sem sombra de dúvidas, a região mais multicultural dos Emirados Árabes, com pessoas de diversas partes do mundo em um só local. Todavia, essa ampla diversidade de culturas faz com que o aluno internacional se desafie em dobro, aprendendo tanto sobre a cultura local, quanto sobre tantas outras que estão presentes por lá.

Normalmente, as mulheres têm receio sobre a cultura local. E isso acontece com razão, porque eles são culturalmente conservadores. Contudo, menos de 20% da população de Dubai é local, e mais 80% dos moradores são estrangeiros. Com isso, tanto os locais, quanto os estrangeiros são muito abertos às mais diversas culturas.

De qualquer forma, se você tiver pontos que são de extrema importância, é bom pesquisar para saber exatamente como funciona nos Emirados Árabes, ou mais especificamente, em Dubai. Dessa forma, ficará mais seguro para que quando você tomar a decisão de realizar o intercâmbio, caso seja esse o destino, você fique confortável com essa escolha.

A alimentação, que muitas vezes é uma questão para quem vai morar fora, não costuma ser tão difícil. Isso porque a cidade conta com inúmeros restaurantes, nos mais diversos bairros, para os mais diferentes bolsos. Só no shopping, a variedade de comidas é gigantesca. Além de, é claro, você sempre ter a opção de fazer mercado e cozinhar os pratos de acordo com o que gosta de consumir.

Qual idioma posso estudar em Dubai?

Você já imagina qual o idioma falado em Dubai? O oficial, segue sendo o árabe. Ainda assim, em razão da diversidade de etnias presentes na cidade, o inglês é falado por praticamente toda a população. Se formos pensar nos negócios então, do restaurante à loja de roupas, todos os estabelecimentos têm profissionais que falam inglês, o que facilita muito a rotina dos alunos internacionais.

Dessa maneira, o idioma que você pode aprender e desenvolver na cidade é o inglês. A TravelMate tem uma parceira em Dubai, inclusive com profissionais que trabalham na escola e são brasileiras, tornando toda a experiência ainda mais confortável e segura. Junto com essa instituição, damos amparo com todas as dicas e informações que são necessárias para que você se prepare para o intercâmbio que mudará sua vida.

Além do curso de idiomas, é possível reservar a acomodação junto. Entretanto, é de extrema importância frisar que, em razão da cultura ser algo bem diferente, só oferecemos acomodação em residência estudantil na cidade. Isso ocorre por precaução da própria instituição local, o choque cultural seria grande caso disponibilizassem a opção de casa de família.

Voltando a falar sobre o curso de idiomas, as turmas são reduzidas, além de serem divididas por nível de conhecimento do inglês. Com diversas áreas de convivência e localizada em um andar bem alto, a escola ainda proporciona a experiência de ter aulas com uma vista de perder o fôlego. Ao final do curso, os alunos recebem um certificado internacional, com o nível de inglês alcançado ao final do curso.

Possibilidade de trabalho em Dubai

Um dos pontos altos de fazer intercâmbio por lá é a possibilidade de trabalhar enquanto estuda. A atenção em alguns detalhes é importante para entender o processo. Ao contrário de outros destinos, onde você precisa comprovar renda para tirar o visto de estudante, em Dubai quem faz todo o processo de visto é a instituição de ensino, sem a necessidade de comprovação financeira.

Definitivamente, é um dos processos de visto mais simples que existe. Quando você matricula na TM, além de curso, acomodação e outros itens que pode incluir na contratação, é incluída já uma taxa de visto, que a escola exige. Enviamos então a sua matrícula para o exterior, e poucas semanas depois, a escola retorna com as cartas de confirmação e o visto já emitido. Sem burocracia e de maneira simplificada.

Por outro lado, é necessário também se atentar que, ao chegar, os empregos disponíveis, em sua maioria, serão para o atendimento comercial. Principalmente em lojas, das mais diversas. Porém, por essa razão, na maioria dos casos é necessário ter no mínimo um inglês intermediário. A equipe da instituição parceira irá ajudar com os detalhes e indicações do que fazer.

Por fim, outro diferencial, é que em Dubai não tem limite de horas para trabalhar. Se você conseguir organizar a agenda, pode trabalhar 40 horas por semana, e estudar no horário fixo das aulas. É importante que não tenha excesso de faltas, respeitando o mínimo de presença exigido pela escola.

Com tanta informação, já tá para começar a planejar o intercâmbio, certo? Se tiver qualquer dúvida, converse com um dos nossos consultores. E não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais @travelmateintercambio para ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos, dicas, promoções e condições exclusivas!


Publicado originalmente no blog: TravelMate.

Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *