Muitas pessoas que pretendem fazer intercâmbio no Canadá, ficam na dúvida sobre a possibilidade de fazer um programa de estudos que envolva um Co-op. Porém, as dúvidas que surgem sobre esse tipo de projeto são muitas. Dessa forma, trazemos um artigo completo sobre o assunto, Co-op no Canadá, como funciona?
Desde já, vale adiantar, que passaremos tanto por detalhes do que é o programa, quanto por possibilidades de áreas de estudos, das mais diversas. Todavia, o objetivo é que você possa terminar a leitura desse post sabendo mais do que quando iniciou a iniciou, poucos segundos atrás.
O que é o Co-op?
Co-Op Program quer dizer Co-Operative Education. Dessa maneira, em uma tradução literal, significa Programa de de Edução da Cooperada. Ou seja, de maneira simplificada, é um sistema de intercâmbio em que estudantes estrangeiros podem trabalhar enquanto estudam no país.
O Co-op faz parte de um grupo de cursos específicos e para poder realizá-lo é necessário se matricular em um curso oferecido pelos Colleges públicos ou particulares. Esses por sua vez, são credenciados para oferecerem esse tipo de programa. Além disso, é preciso preencher os requisitos solicitados para cada curso.
Os cursos que permitem o Co-op podem ter média ou longa duração. Nessa modalidade, o aluno poderá colocar em prática o que aprendeu, através do vínculo que a instituição de ensino tem com determinadas empresas parceiras. Esse vínculo entre as colleges e empresas possibilita ao estudante, através de uma seleção, oportunidades de aplicar para trabalhar em empresas canadenses.
Esse modelo de programa costuma ter entre 6 meses e 2 anos de duração. Todavia, vale conversar com um especialista da TM para tirar as dúvidas sobre cursos e áreas específicas. Para que dessa forma, consiga entender qual se encaixa melhor ao seu perfil.
Regras e requisitos para fazer um programa Co-op no Canadá
Sobretudo, vale ressaltar que os tópicos listados abaixo são generalistas. É possível, a depender do curso e instituição de ensino da qual você se candidate no futuro, que existam pré-requisitos diferentes ou adicionais aos citados abaixo.
- Se matricular em uma instituição que disponibilize o Co-Op;
- É necessário que seja um curso vocacional, dentro das áreas oferecidas pelos colleges;
- O aluno tem que ter no mínimo 18 anos de idade (é possível matricular com 17, para começar o curso aos 18);
- O aluno deve, pelo menos, ter inglês intermediário alto (a depender do curso, pode precisar comprovar o nível avançado);
- A comprovação do idioma varia de acordo com instituição, podendo ser necessário os testes IELTS, TOEFL ou prova própria da escola na qual se candidatou;
- Durante o período do visto de estudante, você pode trabalhar;
- Durante as aulas você trabalha part-time, ou seja, 20 horas por semana;
- Nas férias ou período de estágio, pode trabalhar 40 horas por semana;
- Existem opções de 6 meses de curso e 6 meses de estágio;
- As horas de estágio são mandatórias para conclusão do programa;
- Alguns colleges garantem a colocação em um estágio, outros não, consulte de acordo com o seu interesse.
Em suma, vale frisar, que caso você não tenha o nível do idioma necessário, a maioria das instituições oferecem programas de Pathway. Que são programas de inglês que preparam seus estudantes para que possam, em seguida, realizar os estudos na instituição escolhida. Porém, durante o estudo do idioma, no Canadá não é possível trabalhar. Podendo realizar atividade remunerada apenas após iniciar os estudos no College.
Quais áreas é possível estudar no modelo Co-op?
Agora, iremos citar algumas das principais áreas nas quais é possível realizar os estudos dentro do modelo Co-op. Mas vale dizer, que existem outras áreas que podem não ser abordadas no artigo, das quais a TM também trabalha junto as nossas parceiras. Comecemos então, falando um pouco sobre algumas possibilidades de cursos da Toronto School of Management.
Como o nome da instituição já adianta, ela fica localizada em Toronto, uma das principais, e mais populares cidades do Canadá. O College tem um foco especial em cursos das áreas de Tecnologia da Informação, Turismo e Hospitalidade, e também em Negócios (Business). Portanto, áreas diversas para englobar os mais distintos perfis profissionais. Todas essas áreas são pensadas para o mercado canadense. A demanda por pessoas especializadas é alta, o que ajuda no momento da procura do estágio, ou até mesmo de um emprego de período integral, no futuro.
Enfim, caso pense na possibilidade de morar no Canadá, mas queira estudar em outra cidade, a TM também tem uma parceira muito forte chamada ILAC International College, instituição localizada tanto em Toronto, quanto em Vancouver. Separamos uma pequena lista, para que tenha ideia dos cursos que são oferecidos, alguns deles, bem específicos.
- Service Excellence for Business;
- Service Excellence with Business Communications;
- Sales & Marketing;
- Business Administration;
- Health Care Administration.
Logo, é possível notar que mesmo nós falando apenas de duas instituições, que estão presentes em cidades diferentes, já temos um leque de cursos bem amplo, certo? Ocasionalmente, quando pesquisamos ainda mais a fundo, pensando em diferentes possibilidades, o leque costuma se abrir mais!
Como funciona o investimento de um curso Co-Op?
À primeira vista, para muitos, quando falamos de todos os benefícios, o primeiro pensamento que vem, é que deve ser um valor inviável. Porém, trazemos boas notícias! Os valores não são absurdos, e além disso, podem ser feitos em diversas formas de pagamento bastante atrativas. Melhor do que isso, com a TM é possível pagar em real, congelando o dólar canadense no dia em que a matrícula é realizada.
Principalmente, pensando em conseguir que nossos alunos realizem seus planejamentos de maneira assertiva, a TM tem uma das melhores formas de pagamento do mercado da educação internacional. Por essa razão enviamos diversos estudantes todos os meses para que realizem seus sonhos e façam seus cursos em colleges canadenses. O investimento naturalmente é mais alto do que um curso de inglês, porém é mais econômico do que muitas instituições privadas no Brasil. Quando se faz a conta e coloca na ponta do lápis, é um investimento com retorno certo!
Vale sempre deixar o lembrete, não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais @travelmateintercambio para ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos, dicas, promoções e condições exclusivas!
Publicado originalmente no blog: TravelMate.
Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.