Pensando em fugir do óbvio para o seu intercâmbio? Se sim, esse post foi escrito para você! Hoje falaremos sobre Edimburgo: Um polo cultural na Europa. Apesar de não muito popular, e pouco conhecida entre brasileiros, a cidade é uma das principais de todo o continente europeu. Edimburgo é a capital da Escócia, que por sua vez é um dos 4 países que fazem parte do Reino Unido (Os outros são a Inglaterra, a Irlanda do Norte e o País de Gales).
Conhecendo Edimburgo
Antes de mais nada, a cidade é de um tamanho médio para os padrões brasileiros. Atualmente, conta com mais ou menos meio milhão de pessoas e o idioma oficial deles é o inglês. A moeda local é a libra esterlina, utilizada em todo o Reino Unido. Sobretudo, a primeira dica que fica é que se você for morar lá e durante o intercâmbio, e tiver planos de sair para outros países da Europa, leve também alguns euros, para que não perca com a conversão duas vezes – uma aqui no Brasil e outra no país que for visitar.
Além disso, o transporte público na cidade funciona de maneira bastante eficiente, são pontuais e mais do que isso, são um charme à parte dentro da cidade. As possibilidades para quem circula na cidade são os ônibus e os bondes elétricos, que foram inaugurados no começo da década. Ambos os tipos de transporte são 100% climatizados.
Para quem for ficar um mês ou mais é aconselhável que utilize o passe de transporte mensal. Por sua vez, este tem o custo de mais ou menos 56,00 libras (preço de setembro/21), e a pessoa que o utiliza pode pegar quantos ônibus e bondes forem necessários durante o mês. Ou seja, se pensarmos no preço do mês, fica menos de 2 libras por dia para andar de transporte público na cidade.
Cultura é um marco da cidade
Agora, falando sobre a parte cultural da cidade, é fantástica. Edimburgo fica lotada no mês de agosto, pois é quando ocorre o “Festival de Edimburgo”. Um evento que é realizado todos os anos desde 1947, são mais de 70 anos de festival quando acontecem apresentações de dança, música e teatro. Nesse meio tempo, a cidade também tem uma ampla gama de museus, para os que gostam de fazer visitas e apreciar diversos tipos de histórias e a arte. Além de castelos indescritíveis de tão maravilhosos.
Um passeio que costuma agradar aos mais diversos perfis de pessoas, é contratar um guia escocês para que ele apresente o centro da cidade e conte diversas curiosidades sobre ela. Dessa forma, o passeio dura entre duas e três horas e a cada esquina que você vira, surge um novo e surpreendente cenário.
Por fim, vale destacar que Edimburgo foi declarada pela UNESCO a primeira cidade de literatura. Os fãs da saga de livros do bruxo Harry Potter bem sabem que a autora J. K. Rowling escreveu parte dos livros em um café que fica no centro de Edimburgo. E, inclusive, acabou se tornando um ponto turístico bastante requisitado.
Outros detalhes sobre a capital
O aeroporto da cidade fica relativamente próximo, em torno de 9Km. Quem chega tem a possibilidade de solicitar um táxi no próprio aeroporto ou então um carro pelo aplicativo. O transporte por lá é extremamente seguro, um reflexo de como as coisas funcionam no país inteiro. Todavia, existe ainda a opção de você pegar um ônibus do aeroporto para o centro da cidade e de lá um outro que vá até a acomodação que você irá ficar durante a estadia.
A cidade conta também com uma variedade ampla de restaurantes para os que apreciam a boa gastronomia. Principalmente na região central, existem dezenas de estabelecimentos para os mais diversos paladares, para que literalmente, agrade todo o mundo! Como resultado, a região parece ter sido construída com esse objetivo, de acolher os mais diversos perfis de pessoas.
Por último, mas não menos importante, chegamos a um ponto bastante importante, o clima. Edimburgo fica bem próximo aos países nórdicos, e como consequência, é uma cidade gelada. Durante o inverno a temperatura na cidade não costuma passar dos 6°C positivos e, frequentemente, fica abaixo de zero. Vale destacar que o inverno deles é durante o verão brasileiro. Durante o verão escocês, os dias ficam mornos e as noites continuam frias, normalmente ficam entre 20 e 10°C especificamente.
Intercâmbio para Edimburgo, vale a pena?
Apesar da pergunta ser generalista, podemos afirmar que sim. Economicamente, vai depender muito do tipo de rotina que cada estudante tem. Porém, quando falamos sobre os prós que a cidade traz na experiência de um intercâmbio cultural, os pontos positivos são inúmeros e muito diversos.
Dessa maneira, a decisão fica por conta de prestar atenção nos detalhes, entender com um especialista o perfil da cidade, e se tem um bom encontro entre o que você busca e o que a cidade entrega. Passando por essa etapa de maneira assertiva, a possibilidade do projeto dar certo, é muito grande.
Caso você queira conhecer um pouco mais sobre as possibilidades de intercâmbio na Escócia, nos chame para conversar. Por fim, para ficar por dentro das novidades e receber diversas dicas sobre educação no exterior, nos siga nas redes sociais @wtaintercambio.
Publicado originalmente no blog: wta intercâmbio.
Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.