Fazer uma parte do ensino médio no exterior é o desejo de muitos estudantes. Pensando nisso, trazemos no artigo de hoje 5 motivos para fazer intercâmbio de High School. São diversas razões, com muitas frentes diferentes, para que tanto os responsáveis, quanto os alunos reflitam, e tenham ainda mais informações para que possam tomar essa decisão de maneira segura.
Desenvolvimento do idioma
Uma das habilidades desenvolvidas que mais chama a atenção, é a do idioma. Primariamente, é bom destacar que o para participar do programa os estudantes fazem um teste do idioma estrangeiro na agência. O nível pode variar, mas normalmente precisa estar ao menos intermediário para a realização da candidatura.
Uma ampla maioria dos alunos participantes têm muito a melhorar nesse quesito. Dessa forma, é possível que, enquanto estuda o estudante faz o programa de High School, também consiga um upgrade considerável no conhecimento do idioma escolhido. Além disso, como o período mínimo de programa costuma ser de um semestre letivo, isso faz com que a imersão na língua seja ainda mais assertiva.
Em outras palavras, e dando um pouco mais de detalhes, é possível desenvolver o inglês, espanhol, alemão, italiano, francês e alguns outros idiomas. Tudo vai depender de qual será o destino escolhido para o intercâmbio. Então, vale separar um tempinho para conversar com um dos consultores da TM, e assim, entender exatamente para quais países é possível realizar esse tipo de programa!
Vivência com uma nova cultura
Constantemente, durante um intercâmbio, os estudantes conhecem pessoas de diversas partes do mundo. Claro, pode variar um pouco de acordo com o país e a cidade na qual for viver, porém é algo que acontece em praticamente todos os intercâmbios. Ou seja, além dos alunos nativos do país em que está morando, tem outros intercambistas que vieram de partes distintas do mundo.
Todas as vezes que você está de coração e mente aberta para conhecer uma cultura distinta, essa atitude agrega muito aos aprendizados que você passa a ter. Durante o intercâmbio, não é diferente. Inclusive, existe a possibilidade que durante a estadia no país estrangeiro, você tenha a oportunidade de conhecer pessoas de todos os continentes do mundo. Não estamos prometendo que isso ocorrerá, mas saiba que pode sim acontecer.
E quais são os benefícios de quando isso ocorre? Um dos principais, é o respeito ao diferente. Em todos os sentidos, desde uma cultura diferente, até as religiões, raças, idiomas e costumes. Esse é um dos pontos altos de ter uma experiência de intercâmbio. Normalmente, todos que estão abertos a isso, voltam com um olhar ainda mais amplo sobre o mundo, sobre os outros. E a habilidade de praticar a empatia costuma aumentar também.
Conhecer novos lugares
Esse é um tópico que conta muito para a vivência pessoal de cada um. Quando falamos de novos lugares, você pode pensar em cidades, ou até mesmo países. Porém é mais simples que isso. Está tudo bem se imaginar em diversas regiões diferentes durante o intercâmbio, mas aqui estamos falando de algo ainda mais simples.
E o que isso quer dizer, na prática? Desde conhecer um restaurante pelo qual você se apaixone pela comida, até diferentes museus na cidade na qual você está estudando. Por que também não destacar a própria escola na qual se estuda? Que sem sombra de dúvidas, será completamente distinta da qual se faz o ensino médio no Brasil.
Logo, também existe a possibilidade de visitar locais dos quais você ainda não tinha ido. Se for em um país frio, por exemplo, um centro de patinação no gelo? Se gosta de esportes, um estádio onde ocorram jogos de rugby ou futebol americano. Enfim, as possibilidades são infinitas e bastante diversas, o que deixa a experiência do High School ainda mais completa.
Currículo acadêmico e profissional
O histórico de como foram seus resultados acadêmicos influenciam tanto na vida acadêmica, quanto na profissional. Esse é outro tópico de destaque quando se pensa num intercâmbio de High School. Ele ampara nessas duas frentes, lhe dá embasamento e conta pontos para que no futuro, consiga conquistar o que deseja, dentro da área de interesse que tiver.
Na vida acadêmica, é possível afirmar, contará quando estiver prestando para determinadas universidades. Tanto no Brasil, quanto em outros países ao redor do mundo. Muitas das instituições de ensino superior observam o histórico de seus candidatos. E nesse ponto, é bom destacar, não é só o fato de fazer o programa de High School, mas também ter tido boas notas durante essa experiência.
Portanto, como consequência, acaba sendo positivo também para o currículo profissional. Ou seja, quando as empresas estão procurando por candidatos, o fato de determinada pessoa ter realizado um intercâmbio, e ter o domínio de determinado idioma, conta pontos para que o convite para o processo seletivo seja feito. Hoje, pode ser algo que parece muito distante, mas o tempo passa rápido e o dia em que estes alunos estarão nos processos seletivos chegará bem rápido.
Desenvolvimento de soft skills
Por último, mas não menos importante, falemos das tão populares soft skills. Atualmente, são avaliadas em processos seletivos, tanto em universidades estrangeiras, quanto em diversas empresas no Brasil. Essas habilidades são desenvolvidas de maneira muito forte durante uma experiência de intercâmbio. Quase que a integridade dos alunos que vão, contam que voltaram com determinadas habilidades bem mais avançadas.
Falando do High School, a autonomia costuma ser uma das que mais são desenvolvidas. Além dela, também a flexibilidade, no sentido de ser mais flexível à ideias diferentes das suas. O senso de responsabilidade é algo que os pais e mães reparam muito. Inclusive pensando em coisas mais simples, como lavar a louça ou arrumar o quarto. Temos então a resolução de problemas, que também ganha pontos por aqui. Por vezes, os estudantes também voltam com uma habilidade de liderança mais aguçada.
Por fim, temos a empatia, que citamos anteriormente, e também um poder de comunicação mais eficiente. Isso para citarmos apenas algumas das principais. Se formos mais afundo, é possível encontrar diversas outras habilidades que melhoram durante a experiência. Como é possível ver, o que não faltam são motivos para a realização de um intercâmbio. Bora tirar esse plano do papel?
Se quiser ler um pouco mais sobre como funciona o programa de High School, temos um artigo que conta as diferenças do programa nos Estados Unidos. Não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais @travelmateintercambio para ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos, dicas, promoções e condições exclusivas!
Publicado originalmente no blog: TravelMate.
Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.