Muitos brasileiros têm um sonho em comum. O de estudar fora. Dependendo do destino escolhido, pode ser mais fácil ou mais difícil o processo de entrar no país. Por essa razão, pensando em facilitar a sua vida, trazemos hoje um artigo com 5 países para fazer intercâmbio sem visto. De antemão, vale adiantar, o Brasil tem um dos passaportes mais fortes do mundo, e nós como brasileiros, podemos ficar até 3 meses sem visto em grande parte dos países, nos mais diversos continentes.
Além disso, iremos iniciar dizendo que nessa lista não trouxemos países do Mercosul, por uma razão justificável. Todos os países do grupo, como por exemplo, Argentina, Chile, Uruguai e tantos outros, não exigem sequer passaporte para quem vai visitá-los a turismo ou a estudo, por até 90 dias. É isso mesmo, só é necessário apresentar o RG na imigração desses países, que está tudo certo. Agora, vamos a lista de países de outros continentes.
África do Sul
Quando falamos do continente africano, um dos países mais desenvolvidos e também mais populares para a realização de intercâmbios, é a África do Sul. Especificamente, a Cidade do Cabo costuma ser o destino mais visitado pelos estudantes internacionais.
Apesar de não entrar no TOP 5 de países mais visitados entre os brasileiros, sem sombra de dúvidas, é uma das experiências que mais marcantes da vida de quem visita o país. Nas últimas décadas, a África do Sul deu um salto econômico e se desenvolveu bastante. É um destino que agrada tanto aos que gostam de história, quanto aos que pretendem visitar centros culturais. Além de reservar e preservar belezas naturais inimagináveis.
A regra para entrar na África do Sul é simples. Basta ter um passaporte válido, passagem de ida e volta, e ter tomado as vacinas, tanto da febre amarela, quanto da COVID-19. E em síntese, o país foi um dos primeiros a reabrir as fronteiras para os brasileiros.
Malta
Um conjunto bem pequeno de ilhas que fica abaixo da Itália. Malta ainda é pouco conhecida do grande público. Porém, tem cada dia ficado mais popular entre os brasileiros. Um dos pontos altos do país são as praias. Sem sombra de dúvida, quem decide passar o período da primavera ou verão na região, aproveita muito os dias quentes e ensolarados.
Porém, Malta não se reduz apenas às praias. O país tem uma população muito acolhedora, o que ajuda na adaptação inicial ao seu mudar para a região. Além disso, para quem gosta de uma vida noturna agitada, Malta é uma ótima opção, são diversos restaurantes e baladas, para todos os gostos e bolsos. Enquanto isso, a entrada no país funciona de maneira bem parecida com a África do Sul. Brasileiros podem ficar até 90 dias sem a necessidade de visto.
Índia
Frequentemente, quando se fala em intercâmbio para a Índia, boa parte das pessoas estranham a escolha do destino. O país tem uma realidade, que de fato é bem mais difícil do que a do Brasil. Normalmente, quando as pessoas decidem estudar no exterior, a escolha é por países mais desenvolvidos. Porém, a Índia costuma ser uma escolha feita por identificação e interesse na cultura.
Por exemplo, é um dos países mais populosos do mundo. Enquanto você faz um intercâmbio em Nova Delhi, é possível vivenciar uma cultura completamente distinta da nossa. Todavia, a cidade e o país também reservam inúmeros pontos turísticos para serem visitados. Conforme dados oficiais, mais de 80% da população local pratica o hinduísmo como religião. O que é distinto da maioria dos outros países. Por último, a entrada no país também pode ser feita sem visto por até 90 dias.
Espanha
Sobretudo, tem opção para quem deseja estudar outro idioma também, mais especificamente o espanhol. A Espanha está entre os países mais seguros do mundo. Além de ser extremamente turístico. o país permite que os alunos brasileiros entrem para ficar até 3 meses, sem a necessidade de visto. Apenas com o passaporte, assim como os outros que citamos neste artigo.
Todavia, o que não faltam são bons motivos para optar pela Espanha para um intercâmbio. O custo de vida do país está entre os mais baratos de toda a Europa. E ao mesmo tempo, o país está muito bem localizado, o que facilita para visitar outros diversos países da região. Em suma, é possível escolher tanto cidades grandes e populares, como Madrid e Barcelona, quanto cidades pequenas, seja no interior ou no litoral.
Inglaterra
Ao contrário do que muitos pensam, a Inglaterra não exige visto para brasileiros que queiram ficar até 180 dias no país. Ou seja, é possível passar até 6 meses no país, estudando, sem precisar tirar um visto. De qualquer maneira, vale frisar, que o país tem uma das imigrações mais exigentes do mundo. No aeroporto de chegada, o que não faltam são perguntas sendo feitas para todos que desembarcam por ali.
Logo, é possível imaginar a variedade que o país traz. Da vida interiorana de Torquay, uma cidadezinha pequena ao sul do país, a vida universitária de Oxford e Cambridge. E claro, o agito da cidade que está sempre em movimento, Londres. A terra da rainha reserva muitas surpresas, para os mais diversos perfis de pessoas.
Caso você queira conhecer um pouco mais sobre as possibilidades de intercâmbio nesses e em outros países, nos chame para conversar. Por fim, para ficar por dentro das novidades e receber diversas dicas sobre educação no exterior, nos siga nas redes sociais @wtaintercambio.
Publicado originalmente no blog: wta intercâmbio.
Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.