Principais pontos para planejar o intercâmbio

Principais pontos para planejar o intercâmbioPensando em fazer o seu intercâmbio? Então você está no lugar certo. Separamos hoje os principais pontos para planejar o intercâmbio. Dessa maneira, é possível entender exatamente quais são os pontos prioritários no momento de tirar o plano do papel.

Preparar as economias

Preparar as economias

Desde já, comece a se preparar financeiramente. Apesar de parecer uma dica óbvia, muitas pessoas têm grande dificuldade com isso. De modo geral, os brasileiros não são incentivados a aprender sobre economia, investimentos ou até mesmo gastos do dia a dia. O que pode mudar o seu destino nesse ponto, é planilhar toda sua vida financeira.

Todavia, caso você tenha dificuldades nesse sentido, a wta Intercâmbio pode ajudar, e muito. Com um sistema completamente diferente das agências tradicionais, a wta sequer recebe o seu dinheiro, quem faz toda a administração financeira é você. Enquanto os especialistas da agência lhe ajudam com dicas e planejamento. Nesse artigo você confere, em detalhes, como funciona esse processo.

Quando se faz um bom planejamento financeiro, é possível colocar na prática, todos os ganhos e todos os gastos que você tem mensalmente. Sendo assim, você tem uma visão 360° de qual é a quantia que consegue guardar por mês. E está tudo bem se o valor aumentar ou diminuir um pouco de um mês para o outro.

Alinhar as expectativas

Alinhar as expectativas

Sem sombra de dúvidas, é um dos pontos mais importantes para qualquer intercambista quando se pensa em estudar fora do país.  Basicamente, todos os aspectos de uma viagem envolvem as expectativas. Tanto quando falamos sobre o curso em si, quanto sobre detalhes complementares, que farão parte da sua rotina durante a sua estadia no exterior.

Por isso, é recomendado que entenda qual o tipo de cidade que tem mais o seu perfil e também, que de um país para o outro, as culturas são bastante diferentes. Isso impacta diretamente na sua rotina enquanto estiver morando por lá. É necessário entender o quão diferente é, simultaneamente, o quanto você tem disposição para esse choque cultural. Tudo isso estando alinhado, significa que os primeiros passos estão sendo dados no caminho certo.

Outros aspectos a se pensar são: a acomodação e as pessoas com as quais vai morar. Existem diferentes possibilidades, mas na maioria delas, será necessário conviver com outras pessoas. Além disso, também temos o  salário em programas de estudo e trabalho. Muitos acreditam que conseguirão salários altos e poderão trabalhar em suas áreas de estudo com facilidade, o que não é verdade. Não há dúvidas quando afirmamos que, quanto melhor estiver o inglês, maiores serão os salários nos empregos que conseguir. Porém, caso o inglês esteja básico, é necessário trabalhar a expectativa, tanto sobre a remuneração, quanto sobre o emprego que conseguirá.

Acertar nas escolhas

Principais pontos para planejar o intercâmbio

Esse é um aspecto que muitas vezes os estudantes não param para pensar. Mas é o que fará a maior diferença, tanto durante o processo, quanto durante o seu intercâmbio. E quando falamos em acertar nas escolhas, o que queremos dizer? É no sentido de ter assertividade em absolutamente todas, ou na maioria, das escolhas que fizer para o seu programa de intercâmbio.

Para que isso ocorra, é necessário começar analisando a agência que irá confiar para a realização do programa. Converse bastante com o especialista, tire todas as dúvidas possíveis. E entenda também como funciona o processo de matrícula. Feito isso, dialogue sobre o seu perfil, entenda com o consultor quais países podem lhe agradar, e também, qual a instituição que mais tem a ver com você.

Após definidos esses passos, a abordagem entra na parte da acomodação. As mais populares são casa de família e residência estudantil. Pode ser que algumas instituições só disponibilizem uma dessas possibilidades. Novamente, procure entender o porquê e o quanto essa acomodação se encaixa com o seu momento atual. Não é porque sua amiga ficou em residência estudantil ou em casa de família e adorou, ou detestou, que ocorrerá o mesmo com você. Cada perfil é único, e isso precisa estar muito claro. De antemão, vale adiantar, que se prestar atenção nesses pontos, já terá começado a caminhar no rumo certo!

Mente aberta para o diferente

Principais pontos para planejar o intercâmbio

Para muitas pessoas, esse ponto é de extrema dificuldade, então preste atenção. O diferente muitas vezes assusta. Seja uma cultura distinta da sua, uma religião, um povo. Normalmente, quando os alunos têm algum problema, é referente a adaptação. Seja ela cultural, ou em algum outro aspecto. Por essa razão, destacamos esse ponto neste artigo.

Pode ser que, independentemente do país que escolher, a sua hostfamily seja de uma etnia diferente do que você esperava. Isso acontece muito no Canadá, por exemplo. O país é feito de imigrantes. Dessa maneira, é muito comum que sejam famílias que vieram de países da Ásia, América Latina e Europa que recebem os estudantes. Sendo assim, todo e qualquer preconceito deve ser quebrado antes mesmo de viajar. Todas as famílias que recebem têm a cidadania canadense.

Por outro lado, temos a religião e também a formação familiar. As pessoas com as quais você vai conviver podem te religiões ou formações completamente distintas da sua. E isso é um dos pontos altos do intercâmbio. A possibilidade de conhecer e aprender com as diferenças. Isso também ocorre nas residências estudantis, onde os alunos de nacionalidades diversas têm costumes muito distintos dos nossos. É outro ponto de adaptação.

Seguindo todos esses passos, é muito provável que você consiga realizar o intercâmbio com tranquilidade! Caso você queira conhecer um pouco mais sobre as possibilidades, nos chame para conversar. Por fim, para ficar por dentro das novidades e receber diversas dicas sobre educação no exterior, nos siga nas redes sociais @wtaintercambio.


Publicado originalmente no blog: wta intercâmbio.

Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *