Realizar um intercâmbio de trabalho voluntário é algo que transforma as pessoas que participam dos projetos. Porém, quando entramos nesse assunto, as dúvidas que surgem são diversas. Uma boa parte da população não sabe como funciona o processo, nem quais são as oportunidades possíveis. Por isso, trazemos hoje um artigo que conta alguns detalhes, e cita exemplos de trabalho Voluntário: 3 dos principais projetos para fazer na África.
Como é o intercâmbio de trabalho voluntário?
Apesar do nome ser trabalho voluntário, o primeiro mito que precisa ser desmentido é que esse tipo de projeto não precisa de investimento. Muito pelo contrário, para que os projetos se mantenham e consigam entregar uma boa estrutura para as pessoas voluntárias, é necessário que tenha um custo pago pelos mesmos.
Além disso, todos os projetos, sejam eles na África do Sul, ou em outros países, contam com alguns pré-requisitos. Entre eles, o nível do idioma. Normalmente, respeitando o idioma nativo do país em questão. Na África do Sul, a maioria dos projetos irá listar como obrigatório o conhecimento do inglês em nível intermediário ou avançado. Isso ocorre para que a pessoa que está realizando o trabalho voluntário consiga se comunicar de maneira assertiva com os outros profissionais, e também com as pessoas das quais o projeto envolve.
De acordo com a regra de cada projeto, o intercambista tem direito a determinado número de refeições diárias, assim como também é possível entender qual é o tipo de acomodação disponível. Em determinadas situações, o quarto pode tanto ser individual, quanto compartilhado. O perfil das acomodações também mudam de acordo com a região que for morar, existem projetos em cidades grandes, mas também em cidades menores, no interior da África do Sul.
Medical Program na Namíbia
Um dos principais parceiros da TravelMate no continente africano é a Good Hope Studies, que além dos intercâmbios de estudo do idioma, conta também com os trabalhos voluntários. Sendo assim, um dos mais populares é o programa médico na Namíbia, país localizado na costa oeste do continente africano.
O projeto tem como objetivo melhorar a vida da comunidade San por meio da educação, saúde e melhores condições de vida. O projeto é uma ótima opção para voluntários com interesse em saúde, serviço comunitário, nutrição e medicina. A localização exata costuma ser na região de Omaheke: Epukiro, ao leste da Namíbia.
Dessa maneira, é possível iniciar o projeto em qualquer época do ano, do meio de janeiro ao meio de dezembro. Os períodos variam de 2 até 12 semanas e é necessário ter no mínimo 18 anos durante o período do intercâmbio. Neste caso, os organizadores também cobrem por um inglês de nível intermediário alto. O perfil recomendado é de pessoas que tenham a habilidade de ser proativas, bem como, interesse no trabalho comunitário. Existe um leque de informações bem completo, que você confere clicando aqui, sobre como funciona o projeto.
Hout Bay Children’s Programmes
Hout Bay Children’s Programmes é um projeto que atende crianças em uma comunidade em desenvolvimento perto de Hout Bay. Como voluntário, você passa as manhãs cuidando de crianças pequenas enquanto seus pais estão trabalhando. As tardes são passadas em um programa de acompanhamento que ajuda as crianças mais velhas com seus deveres de casa e atividades criativas assim que as aulas terminam. As refeições também são fornecidas diariamente para as crianças.
De acordo com as regras do projeto, os participantes podem ficar a partir de 4 semanas e, também é necessário ter no mínimo 18 anos. Esse projeto acontece em Cape Town (Cidade do Cabo), e é exigido que se tenha um nível intermediário superior de inglês. E não menos importante, você precisa ter experiência com crianças, ou até mesmo ter qualificação como professor(a). Experiências com dança, artes e ofícios similares seriam um plus.
Por fim, é importante destacar que as demandas do projeto são bem amplas. Durante o período voluntariado, de segunda a sexta, a carga de trabalho é das 08h30 da manhã às 17h00 da tarde. Com um dia bastante cheio, que passa pelos cuidados de diversas crianças, que estão em diferentes momentos da vida. Caso queira saber um pouco mais sobre o projeto, clique aqui para conferir a descrição do mesmo.
African Horizon
Por último, este santuário possui alguns dos mais incríveis recintos de animais e aviários nos quais abriga as muitas espécies que ficam no ambiente. Quase todos os filhotes no santuário são órfãos que foram resgatados de outros lugares e levados para o santuário em segurança e, quando possível, serão devolvidos ao seu habitat natural.
O projeto fica numa região quase inabitada, Thornhill conta com pouco menos de 2500 pessoas que moram por ali. Enquanto o projeto é oferecido durante todo o ano, é possível realizar o trabalho voluntário tendo 17 anos completos. E também é um projeto que exige que os voluntários tenham um inglês intermediário superior. Frequentemente, os organizadores do projeto recomendam que os participantes tenham algum condicionamento físico, pois a rotina exige muito de todos os envolvidos.
Um dos pontos que facilitam a rotina para chegar no local do projeto, é que a acomodação oferecida pelos organizadores fica a apenas 5 minutos de distância, andando, do local de trabalho. Aqui você confere todo o cronograma e maiores detalhes do African Horizon.
Se você gostou, e quiser maiores informações, converse com um de nossos especialistas e entenda todas as possibilidades. E não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais @travelmateintercambio para ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos, dicas, promoções e condições exclusivas!
Publicado originalmente no blog: TravelMate.
Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.