Um dos pensamentos que surgem em intercambistas de primeira viagem é, qual a melhor época para fazer intercâmbio? Apesar de não existir uma resposta fechada sobre essa questão, no artigo de hoje abrimos um leque de possibilidades. Vale destacar, que não falaremos especificamente sobre um ponto. Dessa forma, conseguiremos abordar diversos aspectos, como você confere a seguir.
Período do ano
De antemão, vale começar pelo óbvio. A época do ano que cada estudante viaja para o exterior pode afetar diretamente o aproveitamento do intercâmbio. Isso porque existem cidades que, como no caso de Toronto, são muito frias no inverno, e extremamente quentes no verão. Sendo assim, se você é uma pessoa que não gosta e não aproveita quando um desses climas é predominante, ao escolher a época errada para morar em determinado país, a experiência pode não ser tão proveitosa.
Além disso, é bom sempre pesquisar, ou se informar com o especialista da wta Intercâmbio, sobre como é a rotina na cidade que deseja estudar, no período do ano que pretenderá estar por lá. Do mesmo modo que o clima pode afetar sua rotina, determinados eventos que acontecem periodicamente contam com a mesma lógica. Podem movimentar ou então deixar a cidade mais parada do que o normal.
Todavia, também é bom destacar que uma época do ano bem escolhida, pode te ajudar a realizar um sonho de vida. Muitos estudantes internacionais têm o desejo de vivenciar a neve. Algo que só acontece em alguns países por um pequeno período de tempo, em poucos meses do ano. Se tudo for bem planejado, e com uma pitada de sorte, é possível realizar sonhos como estes.
Momento da vida
Juntamente com o período do ano, é necessário pensar em qual momento de vida você está. Isso não significa que dependendo do momento, não fará sentido para você estudar fora. Porém, é bom entender o momento para ver qual o melhor destino para esse ponto da sua vida.
E você pode se perguntar, “mas como assim?”. Basicamente, pode ser que o seu momento seja de curtir muito, ir nas baladas, pubs e restaurantes. Em um cenário como esse, é bom escolher uma cidade maior, com uma vida noturna agitada. Porém, se fizer o contrário, escolher um lugar pequeno, isolado, pode ser que a sensação que venha é de frustração, por não aproveitar os principais pontos que gostaria.
Contudo, pode ocorrer do seu momento ser o oposto do citado acima. Muitos estudantes gostam de tranquilidade e querem vivenciar isso durante o intercâmbio. Afinal, para a grande maioria das pessoas, a experiência no exterior, além de ocorrer com o objetivo do aprendizado, acontece durante as férias acadêmicas ou profissionais. Ou seja, tem um número considerável de alunos internacionais que prefere viver em um ambiente menor e mais tranquilo. Entenda qual é o seu momento.
Preparação Financeira x Período de Estadia
Às vezes, pode ser que valha a pena comparar a sua preparação e capacidade financeira, com o período de estadia que ficará no destino do intercâmbio. Como pode fazer isso? É entendendo, por exemplo, se você tem um mês de férias, e o dinheiro é insuficiente para ficar o mês inteiro estudando fora. Quanto tempo pode ficar? Duas ou três semanas?
Dessa forma, consegue avaliar os prós e contras de ficar um período maior ou menor. Com um planejamento de longo prazo, também é possível jogar o intercâmbio mais para frente, guardar dinheiro por mais alguns meses, e conseguir então, ficar o período desejado. Em alguns cenários, isso não será possível em razão das férias precisarem ser programadas em determinados períodos do ano. Todavia, quando isso ocorre, ainda é possível ter uma estadia por um período mínimo pré-determinado.
Por último, mas não menos importante, vale também frisar que a wta Intercâmbio tem um processo de planejamento financeiro completamente diferente da maioria das outras agências. Para não ficarmos repetindo o que já falamos em outro artigo, indicamos que você leia esse texto para entender exatamente como funciona o processo de planejamento e pagamento do intercâmbio com a wta.
Caso você queira conhecer um pouco mais sobre as possibilidades de intercâmbio, nos chame para conversar. Por fim, para ficar por dentro das novidades e receber diversas dicas sobre educação no exterior, nos siga nas redes sociais @wtaintercambio.
Publicado originalmente no blog: wta intercâmbio.
Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.