Quando o assunto é intercâmbio para o Canadá, as duas cidades mais populares entre os estudantes internacionais são Vancouver e Toronto. Mas uma terceira cidade canadense tem ganhado a atenção de parte dos alunos. Por essa razão, nesse artigo você confere um artigo exclusivo sobre Montreal: Diversas possibilidades para seu intercâmbio.
A cidade fica no lado leste do país, conhecido também como a região francesa do Canadá. Montreal é uma cidade bilíngue, onde você encontra pessoas que falam tanto francês, quanto inglês. É possível viver por ali falando qualquer um dos dois idiomas.
Diferentes tipos de cursos de idiomas
Primeiramente, vale destacar, que é possível estudar tanto o idioma francês, quanto o inglês. Dessa forma, o destino costuma agradar, literalmente a gregos e troianos. Se, por exemplo, você tem o desejo de ir com um amigo ou uma amiga, e cada um de deseja aprender ou desenvolver um idioma diferente, em Montreal isso é possível.
Os cursos de idiomas na cidade podem ser feitos de uma semana, até o período que for necessário, sejam poucos ou muito meses. É importante frisar que no Canadá, independentemente da cidade que for estudar, o curso de idiomas não dá permissão de trabalho. Sendo assim, quem escolhe o país para desenvolver o idioma, precisa se preparar para ficar o período apenas estudando.
Para que tenhamos um exemplo prático, uma das parceiras da TM em Montreal, que disponibiliza cursos de idiomas é a BLI Montreal. Eles contam com cursos que são lecionados em inglês e francês, além de terem a possibilidade de horários diversos para os estudos.
Cursos profissionalizantes em Montreal
Porém, se você deseja trabalhar na cidade, mesmo não tendo o idioma fluente, existem alguns colleges particulares que oferecem cursos profissionalizantes. Essa categoria de curso permite, dentro do Canadá, que o estudante trabalhe por meio período, enquanto estuda. Mesmo sendo apenas 20 horas por semana, já é uma ajuda considerável na rotina do aluno internacional.
Nesse tipo de intercâmbio existem algumas exigências a mais do que no curso de idioma. E as áreas disponíveis variam de cidade para cidade. Em Montreal, uma das principais parceiras da TM é a escola de idiomas ILSC, que tem vínculo direto com o Greystone College. Esse que, por sua vez, oferece cursos de nas áreas de Business e de Marketing Digital, duas áreas que contam com alta demanda na região.
Os pré-requisitos se alteram de acordo com o curso, normalmente podem envolver o conhecimento no idioma inglês, e também as experiências acadêmicas e profissionais do estudante que está se candidatando para o curso. Ainda assim, vale conversar com um especialista da TM para entender se o seu perfil se encaixa. São cursos que costumam ter um excelente custo-benefício.
Oportunidades em colleges públicos
Ao mesmo tempo em que existem as opções citadas acima, uma ótima oportunidade para quem já domina o inglês ou o francês, e ao mesmo tempo tem a possibilidade de fazer um investimento financeiro um pouco maior, a opção de college público pode ser a que melhor se encaixa para você.
Nesse tipo de intercâmbio, o estudante se prepara para estudar fora por um longo período. Os colleges públicos oferecem programas de graduação de 3 e 4 anos, assim como especializações que vão de 1 a 2 anos. Os requisitos para essas instituições costumam ser mais exigentes, tanto no idioma, quanto nas habilidades dos candidatos. Por essa razão, sempre recomendamos que o estudante aplique para mais de uma opção, pois existe a possibilidade de recusa perante a instituição.
O college público, porém, dá um benefício muito legal para os estudantes internacionais. O PGWP, é uma permissão de trabalho pós finalização do curso, que pode durar de 1 a 3 anos, a depender do curso realizado e da área de estudo. Essa permissão deixa que o aluno trabalhe em período integral pelo tempo pré-determinado. Sendo assim, um aluno que faz uma graduação de 4 anos, por exemplo, pode chegar a ficar 6 ou 7 anos, dependendo do PGWP que for emitido para o mesmo. Após esse período, o aluno pode dar entrada no processo de imigração definitiva para o Canadá.
Grupo de férias em Montreal
Além de todas as possibilidades que falamos até aqui, existe ainda a de uma viagem em grupo para Montreal. Nesse tipo de experiência, os alunos vão com um líder ou uma líder, onde poderão ter o acompanhamento durante a estadia no exterior. Dessa forma, as pessoas que não se sentem seguras de fazer a primeira viagem sozinhas, podem ter um conforto de alguém falando português por ali.
Existem diferentes tipos de grupos quando falamos de intercâmbio. Parte deles são destinados exclusivamente aos estudantes que tem entre 12 e 17 anos. Enquanto isso, em algumas situações pontuais, tem também os grupos destinos a adultos. Onde o único pré-requisitos é ter 18 anos ou mais. O nível do idioma não impacta, pois no primeiro dia de aula todos fazem um teste de nivelamento, e você estuda na turma que está de acordo com o seu conhecimento do idioma.
E já que estamos falando sobre o grupo de férias, a TM tem um grupo no qual você pode se inscrever, para embarque em setembro de 2022. Nomeado como Montreal 22 com Mi Alves, o pacote inclui curso, acomodação, material, transfer, chip de celular, alguns passeios, entre outros detalhes. Para conferir todas as informações, visite a página do grupo aqui. Essa pode ser uma excelente oportunidade de conhecer o Canadá, e tirar o plano do intercâmbio do papel, com um planejamento de longo prazo.
Imigração para o Canadá por Montreal
Atualmente, muitos brasileiros pensam na possibilidade de realizar a imigração para o Canadá. E sem sombra de dúvidas, Montreal pode ser uma excelente porta de entrada para que isso ocorra de maneira legal e segura. Apesar de ser uma possibilidade, é importante frisar que o Canadá tem um processo longo e bastante exigente. O governo local quer pessoas de diversos países, porém, que tenham conhecimento e mão de obra qualificada.
Algumas das portas de entrada nesse sentido, é seguir o caminho de fazer um curso de idiomas, para chegar num nível bom do inglês ou francês, seguido de um curso profissionalizante ou então algum curso de ensino superior. Ao mesmo tempo em que o estudante vai se preparando, consegue pontuar mais para o momento em que for se candidatar ao processo de imigração.
Pensando nisso, a TM tem um evento que irá ocorrer entre 14h00 e 17h30 no dia 27/10/21, onde diversos convidados e parceiros irão falar sobre a Imigração para Montreal, caso tenha gostado do que leu nesse artigo, e queira saber mais, aqui você consegue fazer a sua inscrição para o evento, que ocorrerá de forma 100% online.
Se você gostou, e quiser maiores informações, converse com um de nossos especialistas e entenda todas as possibilidades. E não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais @travelmateintercambio para ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos, dicas, promoções e condições exclusivas!
Publicado originalmente no blog: TravelMate.
Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.