Pensando em morar no exterior logo mais? Trazemos o artigo checklist de viagem: o que você não pode esquecer. O nosso objetivo é, que com a ajuda desse post, você consiga preparar toda a documentação, mala, e outros detalhes para quando esse momento chegar. Dessa forma, é possível se planejar com tranquilidade, sem grandes surpresas.
Documentação
Sem sombra de dúvidas, uma das partes mais importantes no momento da viagem, é estar com a documentação completa e correta em mãos. Esse tópico precisa de uma atenção especial, dessa maneira, você consegue evitar que imprevistos ocorram, tanto no aeroporto, quanto na imigração.
Entre os documentos que são prioritários, estão:
- Carta de confirmação de curso;
- Confirmação da acomodação, com endereço e período;
- Passaporte e visto em dia (quando aplicável);
- Documento do transfer, com o número de emergência, para caso precise;
- Instruções da escola (quando aplicável), esse documento pode ser disponibilizado online em alguns casos;
- Voucher do seguro-viagem;
- E-ticket (confirmação da passagem aérea).
Estes são alguns dos principais docs dos quais você precisa se atentar em levar durante a viagem. De qualquer forma, vale destacar que a TM entrega uma relação de tudo o que você irá precisar. Sendo assim, fica mais fácil de se organizar e evitar qualquer tipo de imprevisto referente à esses itens.
Passaporte da vacina
À primeira vista, algumas pessoas poderiam achar que o tão falado passaporte da vacina não iria vingar. Mas se enganou quem pensou dessa forma. Ou seja, tudo indica que cada vez mais países que forem abrindo as fronteiras irão exigir a comprovação da vacinação completa. Note que isso já ocorre com praticamente todos os países, nos mais diversos continentes, que já estão abertos para brasileiros.
Por essa razão, separamos um espaço para falar sobre isso. É importante que você converse com um especialista da TM para entender qual a situação do país que deseja estudar. Basicamente, cada nação está impondo regras diferentes. Algumas aceitam brasileiros que receberam qualquer vacina, outras não. Enquanto tem alguns países que exigem quarentena, mesmo de viajantes que já completaram o esquema de imunização.
Nesse meio tempo, caso ainda não tenha completado o esquema de vacinação, você terá um tempinho até o momento da viagem, administre bem para que consiga se vacinar e, em seguida, realizar a viagem sem maiores surpresas.
Coisas para fazer antes de sair do Brasil
É recomendado (para não dizer necessário) que faça uma listinha de prioridades que devem ser feitas antes de embarcar para o intercâmbio. Dessa forma, é bom que comece priorizando a sua saúde, um check-up completo, para confirmar que está tudo em dia com os exames. Apesar de parecer algo óbvio, no meio da correria, pode acontecer de esquecer, então estamos aqui para te lembrar disso!
Ao mesmo tempo em que fizer os exames de sangue e tudo mais, lembre-se de passar no dentista e no oftalmologista. Só para garantir que a saúde da boca e dos olhos também está com tudo em cima. Tudo o que puder adiantar nesse sentido será um passo a mais a caminho de uma viagem onde você e sua família se sentirão ainda mais seguros.
Por último, mas não menos importante, pense sobre a possibilidade de fazer uma procuração caso precise tirar ou renovar algum documento durante a sua viagem. Normalmente, esse documento é preparado por alunos que irão ficar longos períodos fora do Brasil. Mesmo não sendo uma regra geral, vale analisar se durante a sua experiência, será necessário ter uma procuração no Brasil para que algum familiar ou amigo próximo possa te ajudar com a documentação.
Coisas que não podem faltar na sua mala
Desde que a documentação esteja completa, podemos falar então da mala (ou das malas) que irá levar na viagem. Todas as vezes que pensar que é fácil e rápido montar a mala, repense. E é necessário repensar porque muito do que você vai levar, fará a diferença nas próximas semanas, meses, ou até mesmo anos, dependendo de qual programa de intercâmbio você for realizar.
Sabendo disso, lembre-se de levar um adaptador universal. Apesar de ser algo simples, as tomadas mudam completamente de um país para o outro. Ter esse tipo de adaptador facilita (e muito) a vida dos estudantes. Além disso, algo que é bem simples, mas muitas vezes os alunos esquecem de pegar, os fones de ouvido, em toda viagem utilizamos bastante.
Lembre-se também de levar um kit com os remédios que costuma fazer uso quando está com dor de cabeça, gripe, e doenças que são comuns do dia-a-dia. Por fim, outro aspecto que faz a diferença, é levar roupas adequadas para o local que vai morar, sempre lembrando qual será a época do ano por lá. Por exemplo, se for para o Canadá, Estados Unidos ou algum país da Europa no inverno, adeque sua bagagem para essa realidade, colocando diversas roupas mais quentes na mala.
Estude o seu destino
De modo geral, é comum que antes de realizar o intercâmbio os estudantes se informem sobre o país que irão morar. Porém, alguns aspectos que vale prestar atenção envolvem desde a cultura local, para que não leve um susto ao chegar. Dependendo de qual for o seu destino, pode ser que alguns costumes sejam bem diferentes dos que estejam na sua rotina no Brasil.
Pesquise também como é a região que você irá morar, o que tem nos arredores, o que você pode fazer no dia a dia, quais os pontos de ônibus ou metrô que são próximos. Tudo isso irá lhe ajudar a se localizar, principalmente nos primeiros dias, onde toda informação que você tiver fará a diferença.
Além disso, caso você tenha optado por não contratar o transfer, faça uma pesquisa sobre as melhores rotas e transportes para ir do aeroporto para a acomodação. Definitivamente, tem cidades que é fácil chegar de trem ou metrô. Mas ao mesmo tempo, outros destinos demandarão que pegue um táxi ou um carro de aplicativo. E por fim, quanto mais você souber sobre aspectos como esse, mais segurança sentirá para esses primeiros momentos.
Compra de moeda
Um dos tópicos que mais faz a diferença para os alunos brasileiros, é uma compra de moeda consciente. Mas como fazer essa compra de maneira assertiva? Primeiramente, vale dizer que você tem duas possibilidades, comprar em papel moeda, ou então no Travel Card, ambas são opções que tem seus benefícios. Porém não é o único ponto a se analisar.
É necessário que você faça um acompanhamento do câmbio. Fazendo isso, consegue escolher um dia em que o câmbio está mais baixo para que ganhe mais dinheiro na conversão. Nesse sentido, pergunte para um dos especialistas da TM as dicas para um melhor acompanhamento do câmbio. Colocando uma atenção especial nesse aspecto, é possível economizar uma boa quantia de dinheiro.
Dicas para a viagem
Apesar de ser algo que pouquíssimas pessoas comentam sobre, ter uma lista de músicas para a viagem é algo incrível e que faz toda a diferença na sua experiência. Boa parte da população mundial gosta de escutar músicas durante a viagem, no transporte, ou até mesmo em casa. Portanto, essa regra também se aplica para uma viagem de intercâmbio, onde as suas experiências serão completamente novas, e a trilha sonora com certeza ficará marcada na memória.
Porém, caso tenha um perfil que prefere a leitura ao invés da música, um e-reader pode ser a solução perfeita. Mais conhecido como kindle, é aquele pequeno tablet que é exclusivo para a leitura de livros digitais. É fácil de carregar, e os livros digitais são mais econômicos do que os físicos. Essas são duas frentes que você pode pensar para aproveitar durante a viagem.
E sabe o que é mais legal? A TM está preparando uma lista colaborativa, que será construída junto com os nossos intercambistas, todo mundo pode participar, sugerindo músicas e livros que farão das viagens, ainda mais especiais. Fique de olho nas nossas redes sociais, que logo logo traremos updates sobre esse assunto.
Se você gostou dessa checklist, e quiser maiores informações, converse com um de nossos especialistas e entenda todas as possibilidades. E não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais @travelmateintercambio para ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos, dicas, promoções e condições exclusivas!
Publicado originalmente no blog: TravelMate.
Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.