Curiosidades sobre estudar em Portugal

Curiosidades sobre estudar em PortugalMuitos brasileiros tem como sonho e até mesmo objetivo morar no exterior. Por isso, trazemos hoje algumas curiosidades sobre estudar em Portugal. Vale destacar que as informações que trazemos aqui vão desde detalhes sobre a cultura local, até informações sobre os estudos na prática. O objetivo é trazer algumas curiosidades que normalmente não são abordadas nesse tipo de conteúdo. Dessa maneira, você consegue se preparar de uma maneira melhor para o momento do choque cultural, que costuma ocorrer logo no início das primeiras semanas no exterior.

O famoso “atraso elegante”

O famoso "atraso elegante"

Caso você esteja morando em Portugal, vai se acostumar, em algumas situações, ao notar que existe um atraso elegante no país. Mas o que seria isso? Basicamente, os portugueses são práticos, em sua ampla maioria, um atraso de 10/15 minutos está dentro do que é considerado normal. Ou seja, se você atrasar mais ou menos esse tempo, não precisa chegar pedindo desculpas, eles entendem que faz parte e está tudo bem.

Esta questão estende-se a outras situações do dia a dia como é o caso de consultas no médico – que podem atrasar, almoços em jornadas de trabalho ou estudo ou uma simples ida ao cinema. Outro bom exemplo são os  transportes públicos, que também não são muito rigorosos com o tempo. É algo com que se tem de aprender a viver, apesar de se poder tentar contornar um pouco a situação, dependendo de qual for o caso.

Porém, acreditamos que vale dizer, não é uma regra absoluta. É necessário entender em qual cidade você está morando e qual é a realidade daquela localidade. Dependendo de onde estiver morando, pode ser que isso não se aplique. De qualquer forma, com certeza nas primeiras semanas de vivência, já notará se isso se aplica ou não.

Parte das reuniões são uma “pausa para um café”

Parte das reuniões são uma "pausa para um café"

Em Lisboa, pede-se carinhosamente uma “bica” (café curto mas muito saboroso). O café é um ritual para os portugueses. No Brasil nós tomamos o café em qualquer momento, quando se tem oportunidade, por lá, é realmente um momento especial. Os portugueses são grandes consumidores de café, sendo muito comuns outros subprodutos como o “galão” (café com leite), por exemplo.

O café é um produto bastante apreciado e muito económico (geralmente num café banal pode custar entre 0,60€ e 0,90€). Os cafés são servidos e no balcão são acompanhados de um pacotinho de açúcar e uma colher para mexer. Dessa forma, é comum notar em diversas empresas os profissionais fazendo de suas reuniões, também uma pausa para um café.

Facilidades para brasileiros

Curiosidades sobre estudar em Portugal

Se estiver pensando em estudar em Portugal, saiba que o país traz algumas facilidades para os brasileiros. Os candidatos que tiverem frequentado o ensino médio em língua portuguesa ou que sejam cidadãos de países onde o português é a língua oficial não precisam prestar uma prova de proficiência. O Brasil começa já se enquadrando nessa perspectiva.

Geralmente, basta declarar por escrito que possuem um domínio independentemente do idioma. Além disso, outra facilidade para os estudantes brasileiros é que mais 30 instituições de ensino superior de Portugal, públicas e privadas, aceitam a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como parte da admissão em graduações e mestrados integrados (1º ciclo).

Cada instituto politécnico e universidade conta com regras diferentes para que o estudante possa ser elegível a vaga. Por exemplo, o Politécnico de Lisboa, exige uma nota mínima de 500 na redação e de 475 nas demais seções da prova. Vale analisar caso a caso, pois varia de acordo com cada instituição. Por último, mas não menos importante, boa parte das universidades oferecem descontos para brasileiros, o que deixa os preços bem mais atrativos do que em outros países. Por lá, eles chamam o preço do curso de “propina”, é uma informação importante para entender quando estiver lendo sobre.

Ensino de Qualidade

Ensino de Qualidade

Outra curiosidade sobre Portugal, é uma ótima escolha para fazer um intercâmbio, principalmente pelo seu ensino de qualidade. O país é conhecido por possuir uma qualificada rede de universidades públicas e privadas que possuem reconhecimento internacional, como a Universidade de Coimbra. Além das famosas Universidade de Lisboa e Universidade do Porto, se destacam também a Universidade do Minho em Braga e a Universidade de Aveiro.

As universidades contam com uma estrutura física de ponta, como laboratórios, bibliotecas, estúdios, salas de estudo, entre outros itens que possibilitam aos estudantes uma imersão nos conteúdos apresentados, além de contar com docentes qualificados e experientes. Portugal foi recentemente considerado o 22º país com melhor sistema educacional do mundo. Daí você já pode concluir que a qualidade de ensino é uma das prioridades na região.

Internacionalização

Internacionalização

Um fato interessante para quem quer estudar em Portugal, é que o intercambista pode conhecer pessoas de outras nacionalidades. Nos últimos, anos, as instituições portuguesas estão se esforçando para atrair cada vez mais estudantes internacionais do mundo inteiro, principalmente por meio de aulas ministradas em inglês e parcerias com instituições de outros países.

A perspectiva internacional de uma universidade é um dos fatores de qualidade usados pelos principais rankings ao redor do mundo como meio de avaliação de desempenho. Isto significa que as universidades portuguesas estão interessadas não só em conseguirem melhores resultados em listas universitárias globais, como também oferecer a melhor experiência acadêmica possível a seus estudantes.

A internacionalização também pode representar aos estudantes a oportunidade de participar de projetos e parcerias com organizações de outros países, para que dessa forma, se ganhe experiência profissional em estágios e trabalhos de investigação e pesquisa durante os estudos.

Além disso, caso você queira conhecer um pouco mais sobre as informações de intercâmbio em Portugal, nos chame para conversar. Por fim, para ficar por dentro das novidades e receber diversas dicas sobre educação no exterior, nos siga nas redes sociais @wtaintercambio.


Publicado originalmente no blog: wta intercâmbio.

Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *