O que fazer antes de morar fora?

O que fazer antes de morar fora?Fazer um intercâmbio sempre envolve um misto de sentimentos. Ficar longe do seu porto seguro, de seus amigos, da pessoa com quem você está num relacionamento. São muitas questões para pensar constantemente. Mas e o preparo para vivenciar tudo isso? O que fazer antes de morar fora? Se é algo que você sempre se pega pensando, esse artigo vai te ajudar a organizar sua vida antes de partir para essa experiência que está por vir!

Vale destacar, que as recomendações que daremos a seguir são válidas tanto para quem deseja fazer um intercâmbio de curta duração, quanto de longa duração. Alguns dos tópicos podem fazer mais sentido para quem for morar fora por um longo período, porém, a ideia é que essas possibilidades possam ser executadas por qualquer futuro intercambista.

Reunião de despedida

Reunião de despedida

Um dos pontos clássicos para qualquer intercambista, é fazer uma reunião de despedida com os amigos e/ou familiares mais próximos. Dessa maneira, você consegue se despedir de algumas das pessoas que são importantes para você, um pouco antes da viagem.

É claro que o fato da tecnologia ter avançado muito nos últimos anos facilita no sentido de a qualquer momento ser possível fazer uma ligação de vídeo por WhatsApp e matar um pouco da saudade. Mas, de qualquer forma, se falar por vídeo não é a mesma coisa que conversar pessoalmente com alguém. Então, aproveite esse momento e não esqueça de realizar a despedida, principalmente se for morar fora por muito tempo.

Preparação financeira

O que fazer antes de morar fora?

Pode parecer óbvio quando se lê o título, mas é algo que parte dos estudantes não pensam, e quando chega no momento de morar fora, acabam passando algum aperto. Pesquise e se informe sobre quanto dinheiro é o ideal para você viver confortavelmente durante o período do intercâmbio. Isso varia muito do país que for morar e também do estilo de vida que for levar.

O fato de ter uma boa preparação financeira ajuda muito para que você consiga focar constantemente nos estudos, que costuma ser o objetivo principal dessa experiência. Por exemplo, se precisa ter 700 euros por mês que for morar lá, o impacto será enorme caso não se planeje e leve apenas metade do dinheiro necessário. Sendo assim, o que deveria ser a realização de um sonho pode vir a se tornar um pequeno pesadelo. Se organize para que tudo dê certo!

Checklist de viagem

Checklist de viagem

A wta irá te amparar nesse sentido, mas de qualquer forma, vale reforçar para que não se esqueça de preparar um checklist completo com tudo o que precisa levar. Desde a caixinha de remédios que costuma utilizar quando pega uma gripe ou tem dor de cabeça, até mesmo as roupas que são recomendadas levar para o destino e período no qual você vai morar fora.

Entre os documentos necessários, estarão o passaporte, o visto (quando aplicável), a apólice do seguro-viagem, a passagem aérea, entre outros. Sempre recomendamos que leve um pequeno kit com os documentos que são mais importantes, assim fica fácil de encontrar qualquer um deles sempre que precisar. Ah, e cuide desse kit para não perdê-lo durante a viagem.

Check-Up de saúde

Check-Up de saúde

Que ninguém quer ficar doente durante um intercâmbio, isso é fácil de saber. Mas é fato que muita gente se esquece de fazer um check-up geral antes de realizar a viagem. E anote aí, isso é de extrema importância. Caso tenha que cuidar de algo da sua saúde, é muito melhor descobrir no Brasil e tratar aqui, do que levar um susto e descobrir num país do qual você sequer domina o idioma.

Apesar de ser algo tão óbvio, infelizmente os brasileiros não são os mais cuidadosos com a saúde. Então sempre vale ressaltar, quando faltar poucos meses para o seu embarque, peça para um médico solicitar os exames de rotina, que são feitos normalmente em check-ups anuais. Se por acaso você estiver sentindo algo fora do comum, também comunique para que se investigue de maneira segura. Assim você viaja de maneira ainda mais confortável.

Carteira internacional de vacinação

Carteira internacional de vacinação

Quase que como um complemento do item anterior, para boa parte dos países do mundo, atualmente, é necessário estar com a carteira internacional de vacinação em dia. É gratuito e fácil de conseguir. Dê uma pesquisada para entender onde na sua cidade ou região que fica mais fácil de pegar a sua, caso ainda não a tenha.

Antes da pandemia era muito comum a solicitação dessa carteirinha para ir à África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Entretanto, com a vinda da pandemia de COVID-19 o cenário mudou bastante. Praticamente todos os países do mundo estão solicitando a comprovação de vacinação completa contra a COVID para que possa embarcar para o exterior. É aquela velha história, você pode fazer o que quiser com o seu corpo, mas a partir do momento em que ameaça a vida do amiguinho ao lado, não pode mais!

Estude antes de viajar

O que fazer antes de morar fora?

Esse “estude” tem duplo sentido. Um deles é para que estude o idioma mesmo, o óbvio. Quanto melhor se preparar, mais confortável se sentirá nas primeiras semanas de intercâmbio. Caso não esteja no seu orçamento realizar um curso no Brasil, faça download de um aplicativo gratuito como o duolingo, e estude alguns minutos por dia. Isso já ajudará a lhe amparar quando você chegar no país de destino, se sentirá com mais segurança para falar e se comunicar de modo geral.

O outro sentido do “estude” é para que se informe sobre a cultura local, tanto do país, quanto da cidade que irá morar. Entender quais são as diferenças culturais entre a sua realidade e a deles ajuda muito, principalmente no momento inicial do intercâmbio. Dessa forma, as expectativas ficam bem trabalhadas e quando chegar lá, não leva nenhum grande susto.

Caso você queira conhecer um pouco mais sobre as informações de intercâmbio, nos chame para conversar. Por fim, para ficar por dentro das novidades e receber diversas dicas sobre educação no exterior, nos siga nas redes sociais @wtaintercambio.


Publicado originalmente no blog: wta intercâmbio.

Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *