Pensando em ir embora do Brasil? Conheça quais países têm ótimos processos de imigração

Pensando em ir embora do Brasil? Conheça quais países têm ótimos processos de imigraçãoVocê tem analisado a possibilidade de sair do país, em definitivo? Se está pensando em ir embora do Brasil, conheça quais países têm ótimos processos de imigração! Apesar de diversas nações ao redor do mundo contarem com algum tipo de processo, trazemos hoje alguns detalhes sobre o Canadá, Portugal, Irlanda e Nova Zelândia. Abordando assim, 4 destinos em 3 continentes distintos.

Além disso, se o inglês não for um problema, o que não faltam são possibilidades. Porém, caso tenha receio de ir para um país no qual o idioma falado é o inglês, Portugal está aí para acalentar seu coração. É importante frisar, que aqui, passamos alguns detalhes sobre cada processo, porém é comum que sofram atualizações constantes. Então, indicamos que converse sempre com um especialista da TM para entender todos os detalhes.

Canadá

Canadá

Um dos países com o processo de imigração relativamente simples. Mas, não é porque é simples, que é fácil conseguir imigrar. O Canadá procura por mão de obra qualificada. Por pessoas que já dominem 2 ou mais idiomas, e também que tenham um histórico profissional e acadêmico que agreguem ao país. Ou seja, demanda uma preparação para que o processo seja feito de maneira assertiva.

O processo funciona por um sistema de pontos. O Express Entry é a principal porta de entrada definitiva no país. Alguns brasileiros conseguem pontuar o suficiente para aplicar do Brasil e serem chamados para morar em definitivo no Canadá. Porém, a ampla maioria, não pontua o suficiente para conseguir o mínimo que o país exige. Dessa maneira, o melhor caminho, é realizar um intercâmbio de médio/longo prazo por lá. Assim, é possível ganhar muitos pontos estudando um curso profissionalizante ou de ensino superior, e também trabalhando no Canadá.

Só para que se tenha uma ideia, alguns aspectos que contarão pontos para você: Conhecimento do inglês, comprovada por prova de proficiência (IELTS/TOEFL), o histórico profissional e acadêmico, a idade que você tem no momento, e também se já teve alguma experiência anterior de estudo ou trabalho no Canadá, o que agrega pontos.

Além de tudo isso, algumas áreas profissionais pontuam bem mais do que outras. É o que eles denominam como mão de obra especializada. Muitas dessas áreas não são muito valorizadas no Brasil. Enquanto isso, no Canadá pode fazer toda a diferença para que você consiga a pontuação para ser convidado para o processo de imigração.

Portugal

Portugal

Se você está planejando imigrar para Portugal, é bom que tenha seu passaporte em dia e é necessário se cadastrar no novo sistema de vistos europeu, o ETIAS. A autorização ETIAS permite a entrada em Portugal e estadia de 90 dias, o tempo perfeito para tratar de vistos de residência ou de estudante e ainda, dá a possibilidade de viajar pelo resto dos países do velho continente.

Um bom caminho para a imigração, é a autorização de Residência Permanente será facilitada a todos os brasileiros que tenham uma autorização de residência temporária (visto de estudante, trabalho) por pelo menos 5 anos ininterruptos e consecutivos. Se você morar em Portugal com uma autorização de Residência Permanente, pode ainda solicitar a mesma para o seu cônjuge, e também para os filhos, quando aplicável. Desde que sejam dependentes do residente, além dos irmãos menores do residente desde que se encontrem sob sua tutela.

Um excelente caminho para seguir, é realizar uma graduação, seguida de uma pós-graduação no país. O que já facilita muito para que se solicite a residência permanente. A TM tem um escritório na cidade do Porto, o que dá um amplo amparo na rotina dos nossos estudantes internacionais. Caso tenha qualquer dúvida, poderá falar com um de nossos especialistas.

Irlanda

Irlanda

Um dos caminhos mais populares entre os brasileiros para a imigração pro país, é o curso de idiomas. Atualmente, a Irlanda permite que a cada 6 meses de curso de inglês, os estudantes internacionais possam ficar ainda mais dois meses apenas trabalhando. Sendo assim, é possível se programar com um pacote de 8 meses de duração total.

Porém, boa parte dos alunos não querem voltar, e desejam imigrar. A regra, que pode ser atualizada, nesse momento é bem simples, permite que você estenda por até duas vezes esse processo. Totalizando assim até 24 meses de programa de estudo + trabalho com o visto de estudante. Em contrapartida, após esses dois anos de duração, caso queira continuar na região, é necessário que faça um curso de graduação ou pós-graduação. Isso porque o governo irlandês entende quem em dois anos de estudo, você já terá domínio do inglês.

Outro caminho possível, é conseguir um empregador que deseje ser o seu sponsor. Que nada mais é que ser o seu responsável financeiro para que você receba um visto de trabalho. Dessa forma, é facilitada sua estadia no país. Essa opção é um pouco mais rara, pois o empregador precisa arcar com os investimentos. Porém, se enxergar potencial em você, é uma possibilidade real que ofereça para que fique no país, com o processo sendo bancado pela empresa. Quanto melhor estiver seu inglês e seus conhecimentos na área de atuação em questão, maiores as suas chances.

Nova Zelândia

Pensando em ir embora do Brasil? Conheça quais países têm ótimos processos de imigração

O país tem algumas frentes de imigração. Hoje, focaremos especificamente na Skilled Migrant Category – Imigrantes Qualificados. É uma categoria de pontos, na qual você precisa pontuar ao menos 160 pontos para se tornar elegível a participar do processo. Diversos fatores irão contar um determinado número de pontos, nesse sentido, próximo da proposta do Canadá.

Alguns dos principais fatores que pontuam são, a idade, se você tem experiência em alguma das áreas que o país tem escassez de mão-de-obra, o período de experiência que você tem, uma possível oferta de emprego antes mesmo de você chegar no país, se você já tem experiência de trabalho na NZ (por pelo menos 1 ano). Além disso, experiência de estudos no país, sendo no mínimo um diploma de níveis 4 a 7. E por fim, algumas informações do cônjuge, quando aplicável.

O brasileiro que consegue somar o mínimo de pontos, pode realizar a aplicação para imigrar. Como você pode notar, é um processo longo, no qual os especialistas da TM estão preparados para amparar em tudo o que for necessário. Inclusive, a TM tem algumas frentes acadêmicas, com parceiras em diferentes regiões da Nova Zelândia, que permitem que os estudantes somem uma boa quantidade de pontos. Para aí sim, conseguirem aplicar para a residência permanente no país.

Se você gostou dessas dicas, e quiser maiores informações, converse com um de nossos especialistas e entenda todas as possibilidades. E não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais @travelmateintercambio para ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos, dicas, promoções e condições exclusivas!


Publicado originalmente no blog: TravelMate.

Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *