Já parou para pensar o que fazer no ano que vem? Se você quer fazer o seu intercâmbio em 2022, conheça nesse artigo as tendências e os programas mais indicados. São diversas frentes possíveis, tanto para quem já tem o domínio da língua estrangeira, quanto para quem quer começar a aprender um novo idioma.
Sem sombra de dúvidas, o que não faltam são possibilidades. Fazer o planejamento do novo ano faz parte da rotina de grande parte dos brasileiros. Mas além disso, estamos para entrar em um ano no qual as esperanças estão sendo renovadas. Com o avanço da vacinação, no Brasil e no resto do mundo, as chances de viajar para realizar um intercâmbio no exterior aumentaram muito. A ampla maioria dos países já abriram as fronteiras, desde que o viajante esteja com o esquema vacinal completo.
Dito tudo isso, é um bom momento para tirar do papel a ideia de viajar para fora do país. E a maneira mais segura de construir esse sonho, é com uma agência de intercâmbio. A TM conta com muitas parceiras, para todos os perfis de alunos. Bora falar sobre as tendências para 2022?
Intercâmbio para os Estados Unidos
Um dos destinos mais populares entre brasileiros, foi também um dos mais afetados nos anos de 2019 e 2020, em razão da pandemia. Porém, nos últimos meses os Estados Unidos reabriram para brasileiros. Lembrando que, todos os países que citarmos por aqui, contam com regras locais dos devidos órgãos de saúde. Dessa forma, é sempre necessário conferir quais são as regras do momento. Que podem envolver testes de PCR e comprovação da vacinação contra a COVID-19.
Existem algumas tendências que estarão em alta no ano de 2022. Entre elas, o programa de Au Pair, que é quando meninas de 18 a 26 anos, com inglês intermediário e experiências com crianças vão para o país para trabalharem como babás. Além disso, é necessário ter habilitação e disponibilidade de pelo menos 1 ano para ficar fora do país. Por lá, você terá um salário fixo, com dias de trabalho pré-definidos junto à família que te receberá.
Pensando ainda em programas de trabalho, o Camp Leader e o Work and Travel são outras tendências bastante promissoras. Nesses casos, o primeiro você é líder de um grupo de adolescentes por um curto período de tempo. Enquanto isso, no segundo, você trabalha durante o período de férias da faculdade, normalmente por 3 meses. Os pré-requisitos de ambos os programas variam, e é super válido conversar com um especialista da TM para entender os detalhes.
Além desses programas, duas frentes de estudo, são o High School e Higher Education, que são o ensino médio e a graduação (ou pós) no exterior. Ambos os programas irão demandar um conhecimento do idioma avançado. No High School, algumas instituições podem aceitar um nível intermediário. Todavia, as duas experiências podem mudar a percepção de mundo dos estudantes que tem a oportunidade de realizá-las.
Intercâmbio de estudo e trabalho no Canadá
Um dos países com melhor qualidade de vida ao redor do globo, é também uma das preferências para realizar a mudança de vida que tantos brasileiros desejam. O Canadá conta com um programa de imigração sólido e com regras bastante claras. Sendo assim, abrir essa porta com um intercâmbio de estudo e trabalho pode ser bem assertivo para a realização desse sonho.
Para realizar um programa desse tipo no país, é necessário estudar num college. Pensando nisso, existem duas principais frentes. Estudar em um college particular, onde você pode fazer um curso profissionalizante, normalmente com períodos de 6 meses até 2 anos. Porém, uma frente que pode ser ainda mais interessante, é uma graduação ou pós em college público. Nesse caso, dependendo do curso, pode durar até 4 anos.
Todavia, além do valor de investimento, outra diferença entre esses tipos de intercâmbio é o benefício. No particular, você pode trabalhar meio-período durante o curso. Enquanto isso, no público, você recebe o que chamamos de PGWP (Post Graduate Work Permit), que é uma permissão para trabalhar por período integral por 1, 2 ou 3 anos após o término do curso.
Nas duas situações você receberá pontos que valerão caso queira imigrar futuramente. Mas, se quiser entender exatamente como funciona, vale consultar um dos nossos especialistas. São diversos detalhes, e para fazer a escolha certa, é bom conhecer todos os aspectos.
A volta da Austrália no mapa do intercâmbio
Quem acompanhou as notícias notou que a Austrália ficou fechada para estrangeiros por mais de um ano. Salvo raras exceções, esse sim foi um país que levou a sério o combate à pandemia. Inclusive, com punições severas a quem desobedecesse os lockdowns impostos na região. Porém, com a ampla vacinação, e as coisas voltando ao normal, o país começou a afrouxar as regras para estrangeiros e anunciou uma reabertura gradual.
Mas e agora? Esse é, sem sombra de dúvidas, o momento de planejar o intercâmbio com ainda mais afinco. A economia australiana é uma das menos impactadas do mundo. Por lá, as coisas vão muito bem, obrigado! Para quem não sabe, o país permite que tanto estudantes de inglês, quanto pessoas que fazem cursos profissionalizantes trabalhem por meio período. E o melhor, é que a Austrália tem o maior salário mínimo do mundo.
Ou seja, mesmo trabalhando apenas por meio-período, é possível conseguir uma renda considerável para viver a rotina australiana. Por fim, o país também tem um programa de imigração que costuma chamar a atenção dos estudantes brasileiros. Apesar de ter um nível de exigência amplo, pode ser uma baita possibilidade para quem deseja uma mudança definitiva de vida.
Por último, mas não menos importante, o país é um dos que contam com maior número de destinos. Ou seja, você tem um leque de cidades à sua disposição. Podendo analisar se você se encaixa melhor em uma cidade maior, menor, de praia, de interior, entre tantos outros aspectos e características.
Dubai como novo destino
Os Emirados Árabes Unidos passaram a ser um destino nos últimos anos, porém, com a vinda da pandemia, os projetos de muitas pessoas ficaram na geladeira. Agora, com a retomada da rotina, Dubai voltou a receber os holofotes, por diversos motivos.
O país não exige comprovação financeira, quando você matricula num curso, já está pagando o valor do visto, que a escola ajuda a emitir com você ainda no Brasil. Além disso, por lá, é possível trabalhar mais de 40 horas semanais, o que ajuda muito na rotina de gastos e investimentos. Lembrando que é necessário organizar o seu dia, para conseguir estudar e trabalhar com qualidade.
Não menos importante, o investimento está entre os melhores custo-benefício do mercado de intercâmbio. E para jogar ainda mais luz no cenário, Dubai está entre os lugares do mundo que mais vacinou. O país por si só, já completou o esquema vacinal em mais de 90% da população. Dessa maneira, se tornou também um dos locais mais seguros do mundo para se visitar.
Ah, e o que não falta por lá são vagas de trabalho, principalmente no comércio. É importante que você saiba que quanto melhor estiver o seu inglês, maiores serão as chances de conseguir um emprego com certa velocidade. A escola parceira que a TM trabalha ajuda bastante com dicas e recomenda onde procurar pelos jobs.
Ensino superior em Portugal
Ainda falando sobre destinos, vamos para um no qual o idioma dominamos. Portugal é um dos destinos que contam com os menores preços do mundo para brasileiros realizarem graduação ou pós-graduação. E não menos importante, a TM tem um escritório em Porto. Ou seja, os nossos estudantes têm suporte local no país, precisando de algo, nossos especialistas te auxiliam.
Com a TM, você consegue planejar o quanto vai investir, e entender qual a universidade e a cidade que mais se encaixa no perfil que você procura. Apesar de Portugal ter diversas facilidades, como o idioma, é sempre bom ter o amparo de quem domina o assunto. Dessa forma, é possível escolher o curso que irá fazer com mais tranquilidade.
Outro aspecto que torna Portugal uma tendência, é o fato que enquanto você estuda por lá, pode trabalhar legalmente. Com o visto de estudante e a permissão de trabalho em mãos, é só uma questão de organizar sua rotina para conseguir fazer ambos simultaneamente. Por fim, ao conseguir um emprego, mesmo que por meio período, já consegue sanar uma parte dos gastos que tem no dia a dia.
Cursos de curta duração
Falando agora um pouco sobre um tipo de curso que estará em alta em 2022, os de curta duração. Sabe aquele período bem pequeno de férias que você tem? E que não sabe o que fazer? Saiba que é possível fazer um intercâmbio curto, e que isso é uma super tendência.
A partir de 2 semanas, você consegue estudar em qualquer lugar do mundo. Alguns lugares aceitam estudantes para ficarem apenas 1 semana. Além disso, você receberá um certificado internacional da instituição que estudar. Nele, dirá em qual nível você está. Mas não é apenas pelo certificado que vale a pena fazer essa escolha, os prós são diversos.
Por exemplo, sabia que, na maioria das vezes, fazer um intercâmbio de 2 semanas pode ser mais barato do que passar 2 semanas a turismo em algumas partes do Brasil? Além da parte acadêmica, você aproveita para conhecer a cidade ou região que estiver morando. Não menos importante, também consegue uma melhor imersão na cultura local. Quando somos intercambistas, o ritmo é outro, não é o mesmo que o turismo.
Sendo assim, caso você estivesse pensando que faltaria tempo em 2022, saiba que não é mais uma justificativa. Alinhe com um dos consultores da TM, e entenda todas as possibilidades, são dezenas de destinos, em diversas partes do mundo.
Se você gostou dessas dicas, e quiser maiores informações, converse com um de nossos especialistas e entenda todas as possibilidades. E não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais @travelmateintercambio para ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos, dicas, promoções e condições exclusivas!
Publicado originalmente no blog: TravelMate.
Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.