Nós piscamos e, de um momento para o outro, é natal outra vez. Mas quais são os costumes natalinos ao redor do mundo? Já parou para pensar nisso? A cultura de muitos países é parecida com a nossa, porém, ao mesmo tempo, alguns destinos contam com tradições completamente diferentes das nossas. Pensando nisso, vamos abordar o assunto no artigo de hoje. Vem com a gente!
Austrália
Assim como no Brasil, a Austrália comemora o Natal em pleno verão. O país aproveita bastante o fato de escurecer tarde em boa parte de seu território. Com muita diversão ao ar livre e shows nas paradisíacas praias do país, o Natal na Austrália costuma ser comemorado pela maioria de seus habitantes.
Falando da parte gastronômica, o Natal inclui carnes assadas como o lombo e o peru, além de muitas famílias terem a tradição de cozinhar pudim como sobremesa. Todavia, como o clima é bastante quente, muitas famílias optam por refeições mais leves, como frutos do mar e peixes.
Após o natal, no dia 26, a tradição é o “Boxing Day”, o dia das liquidações. Como o costume de presentear amigos e familiares é muito forte por lá, as lojas oferecem até 70% de desconto nos produtos após o Natal. Como não gostar dessa tradição? Afinal, todos nós gostamos de um bom desconto para podermos presentear quem amamos!
África do Sul
Outro país que está no hemisfério Sul, e como consequência, comemora o Natal durante o verão. Diferentemente do Brasil, o dia mais popular para os moradores locais é o dia 25, durante o almoço. Eles contam também com muita gente que faz a ceia durante a noite do dia 24, porém em menor proporção.
A ceia é servida no dia 25, no horário do almoço, e alguns dos pratos que não podem faltar são: peru, arroz, frango, rosbife, tortas e para a sobremesa, o tradicional Malva pudding, parecido com o pudim brasileiro de leite condensado, mas menos doce.
Uma tradição que também é muito comum na Inglaterra, e não falta em nenhuma casa sul-africana são os “Christmas crackers”, são tubos de papelão que, quando puxados pelas extremidades, normalmente por duas pessoas, fazem um estalo ao abrir. Quem tiver a maior parte fica com o que tiver dentro, normalmente brinquedos, mensagens ou uma coroa de papel. Uma das diferenças da África do Sul para os outros países é a de que a figura do Papai Noel não é tão popular.
Rússia
Apesar de não ser um país popular para a realização de intercâmbios, decidimos trazer o maior país do mundo para a lista em razão de uma curiosidade que poucas pessoas sabem. Primeiramente, fica a pergunta, você sabia que alguns países não comemoram o natal na mesma data que o Brasil, Estados Unidos e tantos outros dos quais estamos acostumados a acompanhar?
Se você está pensando em desejar Feliz Natal para amigos russos, talvez seja de bom tom esperar um pouco mais. Assim como outros 14 países com forte presença de cristãos ortodoxos, eles celebram a data no dia 7 de janeiro.
Esses países seguem o calendário juliano, criado em 45 a.C., em vez do calendário gregoriano, instituído pelo papa católico Gregório 13 em 1582, que é amplamente difundido. Há 13 dias de diferença entre os dois calendários, o que explica por que o Natal não é celebrado em 25 de dezembro nesses países. Ou seja, a Rússia tem a tradição de comemorar o Natal no começo de cada ano, não no final.
França
A França é um país que tem tradições distintas, dependendo da região em que você mora. Porém, um costume tradicional em todo o país, é o de fazer as pazes no Natal. Para os franceses, o feriado é sinônimo de perdão e recomeço, por isso procuram seus familiares, amigos ou conhecidos que tiveram algum desentendimento para pedir desculpa e se reconciliar.
Outra tradição que também ocupa praticamente todo o país e até outras regiões da Europa são os famosos Marchés de Natal, os mercados natalinos. Sem sombra de dúvidas, um tipo de atração que vale visitar. Na França, a atração surgiu na região da Alsácia e com o passar do tempo conquistou o país, e atualmente fica disponível em quase 40 cidades.
Quem passar por esses mercados encontra produtos locais e artesanais, que vão desde comidas típicas, até itens de decoração e muito mais. O Marché de Natal de Estrasburgo, capital da Alsácia, está entre os mais tradicionais do continente europeu. É um mercado a céu aberto e costuma acontecer de 23 de novembro a 30 de dezembro, das 11h às 20h, com horário especial na véspera de Natal e fechado no dia 25. A entrada é gratuita.
Alemanha
O país conta com uma outra figura, além do papai noel, para celebrar o natal. Porém, Nikolaus chega bem antes do dia 25. Ele viaja de burro no meio da noite de 6 de dezembro (Nikolaus Tag) e deixa pequenas guloseimas como moedas, chocolate, laranjas e brinquedos nos sapatos de boas crianças por toda a Alemanha, e particularmente na região da Baviera.
São Nicolau também visita crianças nas escolas ou em casa, porém, diferentemente do papai noel, ele faz uma troca. Para ganhar os doces ou um pequeno presente, cada criança deve recitar um poema, cantar uma canção ou então, fazer um desenho.
Resumindo, ele é um cara legal. Mas nem sempre é divertido. St. Nick frequentemente traz Knecht Ruprecht (Farmhand Rupert). Um personagem nada amigável, vestido com roupas escuras cobertas de sinos e uma barba suja, Knecht Ruprecht carrega uma vara ou um pequeno chicote nas mãos para punir qualquer criança que se comportar mal.
Colômbia
Por último, mas não menos importante, não poderíamos deixar de falar de um país vizinho, localizado aqui na América do Sul. A Colômbia também conta com uma tradição bastante singular. De maneira geral, essa data é sempre comemorada no dia 07 de dezembro, pouco mais de 2 semanas antes do natal.
O Dia das Velas (Día de las Velitas) marca o início da temporada de Natal em toda a Colômbia. E assim como em diversos outros países, é um feriado que tem como alicerce as crenças. religiosas. Neste caso, as crenças católicas, que são majoritárias no país. Em homenagem à Virgem Maria e à Imaculada Conceição, as pessoas colocam velas e lanternas de papel em suas janelas, varandas e quintais.
A tradição das velas cresceu, e agora vilas e cidades inteiras, em todo o país, ficam iluminadas com exibições elaboradas. Alguns dos mais populares são encontrados em Quimbaya, onde os bairros desenvolveram uma competição para ver quem consegue criar o arranjo mais bonito e impressionante.
Se você gostou dessas dicas, e quiser maiores informações sobre algum desses países, converse com um de nossos especialistas e entenda todas as possibilidades. E não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais @travelmateintercambio para ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos, dicas, promoções e condições exclusivas!
Publicado originalmente no blog: TravelMate.
Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.