Razões para fazer intercâmbio na Irlanda

Razões para fazer intercâmbio na IrlandaA Ilha Esmeralda é um dos destinos mais populares entre os intercambistas brasileiros. Mas por que isso acontece? No artigo de hoje nós trazemos alguns razões para fazer intercâmbio na Irlanda. O país, que fica localizado na Europa, há mais de 10 anos sempre fica no TOP 5. Abaixo você confere alguns dos motivos para que isso ocorra.

Estudo e Trabalho

Estudo e Trabalho

Um dos pontos altos da experiência de morar na Irlanda, é a possibilidade de tirar o visto de estudante e receber a permissão de trabalho. Por lá, você fecha um programa de intercâmbio de 6 meses e ganha 2 de férias. Sendo que durante o período de estudo você pode trabalhar meio período. Enquanto isso, no período de férias, a depender de quando for, poderá trabalhar até por período integral. Na Irlanda, o salário é pago por hora trabalhada, o que facilita seu controle de quanto vai receber semanalmente.

De qualquer maneira, é de extrema importância frisar que para conseguir um emprego, quanto melhor o seu domínio do inglês, maiores as suas possibilidades. Boa parte dos estudantes têm um inglês básico, e sendo assim, os empregos que conseguem são mais simples. Como por exemplo, para lavar pratos, trabalhar arrumando quarto em hotel ou hostel, entre outros.

Por outro lado, se você já tiver um domínio bom do idioma, é possível escolher onde quer trabalhar. A Irlanda costuma ter uma excelente oferta de emprego. O país sofreu um pouco durante mais de um ano em razão da pandemia, porém está se recuperando bem, e deve abrir vagas nos mais diversos setores durante o ano de 2022. Para complementar, muitas escolas parceiras da wta Intercâmbio contam com job clubs, onde dão dicas de como montar currículos e indicam quais são os melhores locais e formas para procurar um emprego.

Receptividade

Receptividade

O povo irlandês está entre os mais receptivos do mundo. Na escola de idiomas a maior parte dos contatos e networking que você fará será com alunos estrangeiros, de todos os cantos e diversos continentes. Porém, é só ir em um pub que rapidamente irá notar como é fácil conversar com os nativos. Mais do que isso, é fácil notar como eles mostram um interesse genuíno na sua história. O que torna o bate-papo ainda melhor.

Outro aspecto muito bom dessa característica, é que conversando com os irlandeses, você treina ainda mais o seu inglês. E ainda pode ter uma ampla ajuda para entender melhor o sotaque e as gírias utilizadas pelo comunidade local da cidade que você estiver morando.

Por último, mas não menos importante, é o fato de que você consegue utilizar da sua própria rede de networking da escola para conhecer outras pessoas. Quanto mais você praticar, melhor conseguirá se comunicar. Uma boa maneira de ter contato com nativos é se hospedando em casa de família (homestay). Vale ter uma conversa com um especialista da wta Intercâmbio para entender quais são as regras desse tipo de acomodação. Dessa forma, consegue entender melhor se faz sentido para você.

Possibilidade de renovação do visto

Possibilidade de renovação do visto

A maioria dos países ao redor do globo dificultam, em diversos momentos, a renovação do visto de estudo. Porém, ocorre o oposto no caso da Irlanda. No país, você pode renovar por duas vezes, em períodos iguais, o curso de idiomas. Ou seja, no total, é possível passar 24 meses (2 anos) com um visto de estudante vinculado ao curso de inglês. Dessa forma, se você quiser continuar na Irlanda, e ao mesmo tempo precisa desenvolver mais o idioma, é possível.

Mas, ao mesmo tempo, nada impede de você renovar o visto de estudante para realizar uma graduação ou pós-graduação. O que não faltam são instituições de referência no país. Tanto em Dublin, quanto em cidades de interior, como Limerick e Cork. Seja qual for o destino que escolher, existe um número bem amplo de universidades credenciadas, com os mais distintos cursos.

Uma outra característica interessante sobre o visto de estudante, é que seja qual o nível acadêmico que optar por estudar, desde o curso de idiomas, até o mestrado ou doutorado, você poderá trabalhar legalmente por meio-período. Dependendo do tipo de curso a regra pode mudar um pouco. De qualquer forma, a ampla maioria dos brasileiros começa esse processo pelo curso de idiomas.

Viajar pela Europa

Viajar pela Europa

Para finalizar, não podíamos deixar de citar as viagens baratas pela Europa. Algo que a Ryanair, companhia aérea Irlandesa que conta com passagens de baixo custo. Na prática, isso significa que se você se planejar com antecedência, consegue pagar menos de 10 Euros ida e volta, para viagens nos mais diversos países da Europa.

Muitos dos estudantes brasileiros costumam aproveitar os feriados irlandeses para viajar e conhecer outros países. Para que se tenha uma ideia de como é bem mais fácil viajar por lá, dependendo do salário que você ganhar, em algumas situações, é possível comprar uma passagem de ida e volta com o valor de 2 horas trabalhadas. Algo consideravelmente diferente da realidade do Brasil.

Caso você queira conhecer um pouco mais sobre as possibilidades de intercâmbio na Irlanda, nos chame para conversar. Por fim, para ficar por dentro das novidades e receber diversas dicas sobre educação no exterior, nos siga nas redes sociais @wtaintercambio.


Publicado originalmente no blog: wta Intercâmbio.

Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *