Área da saúde no exterior, como funciona?

Área da saúde no exterior, como funciona?Estudar fora do país é um sonho de muitos brasileiros. Porém, quando falamos de fazer algum curso da área da saúde no exterior, a dúvida de como funciona o processo paira no ar. Pensando nisso, hoje trazemos algumas informações importantes, que irão lhe ajudar a se preparar pra esse momento. Mais do que isso, separamos alguns detalhes de como é o processo em diferentes regiões e cursos.

Estados Unidos e Canadá

Estados Unidos e Canadá

Comecemos por dois dos países mais populares entre os intercambitas. E mais do que isso, são regiões que contam com universidades e colleges de altíssima qualidade. Como é possível notar, separamos os dois países em um mesmo tópico. Isso porque as regras de ambos são muito próximas, então conseguimos otimizar as explicações abaixo.

Estudante precisa fazer pre-med, o que isso significa? É necessário se formar em uma graduação na área de ciências ou biológicas. Como exemplo, temos os cursos de biologia, psicologia, neurociência, entre outros. Ou seja, são em média 4 anos para se formar nessa primeira fase. Concluído esse momento, o aluno se prepara e realiza o Medical College Admission Test (MCAT), que é o vestibular para entrar na medicina.

Conseguindo passar, o estudante entra então na Med School, o que demandará entre 3 ou 4 anos de estudos a mais. Esse é, na prática, o curso de medicina. Ao finalizar esse segundo momento, o estudante inicia então a especialização. Essa, por sua vez, terá também uma duração de 3 a 4 anos, a depender da área escolhida pelo aluno.

De maneira resumida, podemos entender que o estudante passará por 3 momentos, que demandarão do mesmo entre 10 e 12 anos de estudo. Ou seja, é necessário um preparo para a mudança de vida do aluno para o país, pois o processo não será finalizado em um período de graduação comum. Converse com um especialista da tm para entender se você atende as demandas para entrar no Pre-Med.

Reino Unido

Reino Unido

Para o estudante internacional brasileiro realizar uma graduação nos Reino Unido é necessário fazer um foundantion. Esse primeiro ano é necessário para igualar o período de estudos, que é maior na Inglaterra do que no Brasil. Apesar de ser um ano para essa equivalência, o ambiente de estudo já ocorre dentro da universidade, o que ajuda, e muito, na experiência de conviver em uma atmosfera internacionalizada.

Finalizado esse período de foundation, o aluno pode aplicar para até 5 instituições, focado no curso de medicina. É necessário se candidatar para alguma universidade que tenha um vínculo direto com a instituição na qual é feito o foundation.

O próprio staff da instituição te ajuda na preparação. Ao passar no processo de uma ou mais instituições, você escolhe onde irá estudar. Em seguida, se prepara para um longo período de graduação, a medicina na Inglaterra tem uma duração de 6 anos. O que significa que serão 7 anos de estudos no total. Além da preparação acadêmica, é necessário um bom planejamento financeiro. Isso porque é uma das áreas de estudo que contam com os preços mais elevados.

Portugal

Portugal

Um dos destinos que mais cresceu em número de estudantes internacionais, Portugal tem inúmeras facilidades. A começar pelo idioma. Por serem falantes de português, nenhuma universidade portuguesa solicita um teste de proficiência para brasileiros. Um adendo importante é que, apesar de algumas instituições poderem aceitar o ENEM durante o processo de candidatura, medicina é uma exceção, e não aceita a prova brasileira no processo.

Os cursos de Medicina em Portugal são oferecidos pelas universidades públicas portuguesas. E, apesar do ensino superior ser público, eles não são gratuitos como no Brasil. Neste caso, para ingressar em uma universidade de medicina no país, é necessário pagar valores anuais (chamadas de “propinas” em Portugal), que variam de acordo com cada instituição. Além disso, os preços também apresentam diferenças entre cidadãos europeus e não-europeus.

Sendo assim, se por acaso você tiver a cidadania europeia, pode ser que tenha algum desconto nos valores das mensalidades. Um dos pontos de atenção para a aprovação no processo seletivo são as notas acadêmicas. Então, vale se dedicar bastante se ainda estiver no ensino médio, para conseguir angariar as melhores notar possíveis. Cada instituição conta com provas e processos diferentes, e a tm consegue te amparar durante todo o período de candidatura.

Outros cursos na área da saúde

Outros cursos na área da saúde

Nesse momento, você deve ter reparado que até aqui focamos em cursos de medicina, que é algo que tem pouco conteúdo disponível no nosso idioma. Porém, pode ser que você deseje estudar e trabalhar na área da saúde, porém em outra profissão. Como por exemplo a enfermagem, que é bastante popular em países como o Canadá e a Austrália.

Existe um leque de possibilidades, dentro da área da saúde, que fogem da medicina. Mais do que isso, contam com processos mais simples para a realização e finalização dos cursos. No Canadá, por exemplo, existem diversos cursos em áreas correlatas que contam com uma duração de 3 a 4 anos. Ao finalizar a graduação num college, você já pode atuar como um profissional da saúde.

Por último, mas não menos importante, uma boa parte desses cursos não serão extremamente exigentes, como é o caso de medicina. Dessa maneira, você consegue se organizar para fazer uma graduação que tenha uma duração próxima ao que estamos acostumados no Brasil.

Se você gostou dessas dicas, e quiser maiores informações, converse com um de nossos especialistas e entenda todas as possibilidades. E não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais @travelmateintercambio para ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos, dicas, promoções e condições exclusivas!


Publicado originalmente no blog: TravelMate.

Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *