Intercâmbio em Oxford, vale a pena?

Intercâmbio em Oxford, vale a pena?Oxford é uma das cidades mais conhecidas da Inglaterra, fica localizada no condado de Oxfordshire. A cidade costuma ser conhecida pelas pessoas em razão de sua universidade – University of Oxford – uma das melhores e mais reconhecidas do mundo. Dessa vez, trazemos um artigo que responde a pergunta: intercâmbio em Oxford, vale a pena?

É impossível visitar uma das cidades mais acadêmicas do mundo e não se apaixonar pelos detalhes que muita gente desconhece e esse artigo abordará um pouco esse lado mais alternativo da cidade. A wta conta com escolas parceiras na cidade, vale consultar um especialista para entender os detalhes.

Bikes everywhere

Bikes everywhere

Você sabia que a cidade tem um número gigantesco de ciclistas? Por não ser tão grande (a cidade conta com pouco mais de 150 mil habitantes), utilizar a bicicleta como principal meio de transporte se torna viável. O custo é nulo ou muito baixo. Dessa maneira, as pessoas costumam parar as bikes em qualquer grade que encontram na rua.

Em uma simples caminhada pelo centro da cidade, é notável a quantidade desse veículo que, apesar de antigo, hoje é uma alternativa aos carros e ao transporte público. Os moradores chegam ao seu destino de forma rápida e, de brinde, sustentável.

Como intercambista, você tem a possibilidade de alugar uma bicicleta por semana ou por mês, de acordo com a demanda que tiver, ou com o período que for ficar na cidade. É uma oportunidade de se exercitar, enquanto vai para a instituição de ensino, e ainda economizar algumas libras todos os dias.

Porque segurança importa

Porque segurança importa

Outro ponto alto que pude notar na cidade é a segurança. Aqui trago um relato pessoal, de quando estive na cidade. Decidi, junto com uma amiga, voltar do restaurante que jantamos até a acomodação em que estávamos hospedados, a pé. Para se ter uma ideia, eram pouco mais de 3Km de caminhada e já passava da meia-noite.

Optamos por voltar a pé pela experiência de passear pela cidade. O que nós encontramos? Dezenas (se não centenas) de jovens em diversos pontos que passamos, tanto em praças, quanto em pubs. Sem contar os inúmeros que estavam andando de bike nesse horário.

A cidade tem vários becos escuros, que se fosse em algumas cidades brasileiras, no mesmo horário, nós não entraríamos. Mas em Oxford, não só nós, como diversas pessoas, entravam e saiam deles na maior tranquilidade possível. Chegamos a esbarrar com um jovem que, aparentemente, saiu da residência estudantil que mora, de pijama e descalço e, foi andando por mais de uma quadra em uma rua relativamente escura, na maior naturalidade. Ou seja, a região é realmente segura.

Comida sempre vale a pena

Comida sempre vale a pena

Vale também o destaque para a parte gastronômica de Oxford. A cidade conta com restaurantes tradicionais da região. E também, com opções das mais diversas culturas, como chinesa, italiana, alemã e até mesmo brasileira. Aproveite a gastronomia da cidade, vale o investimento.

E por que falamos de investimento ao citar a gastronomia? Um ponto primordial de entender, é que a cidade de Oxford, por ter a universidade e muitos estudantes internacionais, tem um custo de vida mais alto do que outras cidades de interior.

Apesar de não chegar aos valores de Londres, ela se aproxima bastante. Então, é necessário ter um preparo financeiro. Esse ponto estando bem alinhado, você conseguirá aproveitar, mesmo que uma ou duas vezes por semana, os diversos restaurantes que a região proporciona para seus moradores e visitantes.

Muita história e cultura em uma única cidade

Muita história e cultura em uma única cidade

Além da visita à própria University of Oxford (são mais de 40 prédios espalhados pela cidade), outra possibilidade histórica e cultural, é visitar os museus da cidade. Um dos principais é o Museu da História Natural, que é uma ótima opção para quem deseja economizar e ao mesmo tempo, aproveitar um dos possíveis dias chuvosos em alguma atividade indoor.

Na região central, é possível passear a pé e aproveitar os muitos artistas que se apresentam nas ruas da cidade. A variedade musical vai do reggae ao rock, e com certeza você conseguirá prestigiar músicos de outros países e regiões.

Outro passeio que agrada praticamente todos que o fazem é o passeio de barco pelos rios fluviais de Oxford. Eles costumam durar menos de uma hora e é possível embarcar algumas pessoas dentro de um único barco, que é conduzido por um guia. Ele narra através do percurso alguns detalhes da história da cidade.

Por último, mas não menos importante, vamos à resposta da pergunta do título desse artigo. Sim, vale a pena fazer um intercâmbio em Oxford, com um bom planejamento, é você consegue aproveitar a cidade e agregar muito à sua experiência.

Caso você queira conhecer um pouco mais sobre as possibilidades de intercâmbios, nos chame para conversar. Por fim, para ficar por dentro das novidades e receber diversas dicas sobre educação no exterior, nos siga nas redes sociais @wtaintercambio.


Publicado originalmente no blog: wta Intercâmbio.

Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *