Irlanda: do curso de inglês ao ensino superior

Irlanda: do curso de inglês ao ensino superiorFazer intercâmbio é uma experiência singular, que costuma mudar as percepções dos estudantes. Porém, um projeto ainda maior, é o de começar estudando o idioma, e mudar de país, de maneira definitiva. E é disso que iremos tratar no artigo de hoje. Irlanda: do curso de inglês ao ensino superior é nosso assunto do dia.

Ou seja, passaremos por algumas possibilidades de intercâmbio na Irlanda, sendo que em algumas situações, você pode começar com um tipo de programa (curso de idiomas), e em seguida, renovar para um outro (ensino superior). Se você tem o desejo de ficar um longo período fora, talvez de maneira definitiva, o conteúdo a seguir pode te ajudar na decisão.

Cursos de Idiomas de curta duração

Cursos de Idiomas de curta duração

Para começar, existe a possibilidade de fazer um curso de inglês por um curto período. Normalmente, os estudantes que optam por essa possibilidade, querem aproveitar as férias na Irlanda e, ao mesmo tempo, desenvolver as habilidades no idioma.

Sendo assim, é possível se matricular em cursos com duração a partir de 1 semana. E nesse programa você tem a possibilidade de ficar tanto em uma casa de família irlandesa, quanto em uma residência estudantil, dividindo as áreas comuns com outros estudantes internacionais.

Todavia, é bom citar que mesmo sendo um curso de curto período, ao finalizá-lo você receberá um certificado. Nesse documento da instituição, vem informações da carga horária da qual você estudou, e também do nível que você finalizou o curso. O que agrega muito valor ao seu currículo, tanto acadêmico, quanto profissional.

Curso de Business na Irlanda

Curso de Business na Irlanda

Bem como a possibilidade de estudar inglês, a Irlanda conta com diversas escolas que disponibilizam o curso de negócios. Constantemente, encontramos estudantes que desejam realizar o intercâmbio, porém estudando algo mais específico, pensado para a área na qual trabalha.

Parte das parceiras da tm lecionam esse tipo de curso. Porém, é necessário conferir quais são os pré-requisitos. Algumas delas irão pedir um conhecimento pré-intermediário do idioma. Enquanto isso, outras poderão solicitar um nível um pouco mais alto. Durante as aulas os alunos são preparados para se comunicar de maneira mais efetiva no mercado de trabalho.

Por fim, o certificado desse tipo de curso é específico. Ele não falará apenas o nível no qual finalizou, mas também que você estudou o inglês para negócios no exterior. É possível realizar esse intercâmbio tanto em Dublin, quanto em algumas cidades menores, de acordo com a demanda que você tiver.

Cursos de Idiomas que dão direito a permissão de trabalho

Cursos de Idiomas que dão direito a permissão de trabalho

Para os estudantes que ainda não tem um inglês avançado, ou aos que querem o melhor custo-benefício, o ideal é realizar um curso de idiomas. Porém, é importante frisar que para essa opção, é necessário estudar por pelo menos 25 semanas (em torno de 6 meses). Nesses casos, os detalhes do programa são os seguintes:

  • O curso deve ter duração mínima de 15 horas semanais;
  • É necessário ter o seguro médico governamental (normalmente vendido junto com os programas de inglês das escolas);
  • Levar €3,000. Esse é o valor que a imigração irlandesa estima que seja necessário para se manter no país durante seis meses. Importante: É preciso levar mais, pois esse dinheiro ficará parado durante algumas semanas até o banco irlandês e a imigração liberarem para uso. Por isso, sempre conte com um dinheiro extra para viver esses dias. Converse com um consultor da tm para entender qual o valor ideal;
  • A grande maioria das escolas de inglês ajudam e dão dicas sobre o processo para tirar o visto. Desde abrir a conta irlandesa, até levar os documentos na imigração;
  • Com o visto em mãos, tem o direito de, além de estudar, trabalhar legalmente no país por meio período. Ou seja, 20 horas por semana;
  • A duração das aulas é de 25 semanas (6 meses). As férias são de oito semanas. Nesse período é possível trabalhar 40 semanais, desde que seja feito entre os meses de maio e agosto e de 15 de dezembro a 15 de janeiro. Caso não seja nesse período, o estudante pode trabalhar por esses dois meses por meio período. É possível renovar seu visto por duas vezes, permanecendo no país como estudante de inglês por, no máximo, 24 meses.

São 6 tipos de certificações de nível superior na Irlanda

São 6 tipos de certificações de nível superior na Irlanda

Existe uma outra possibilidade, essa para quem já tem domínio do inglês. Realizar algum curso de nível superior no país. O sistema de educação superior na Irlanda é diferente do Brasil. Sendo assim, os cursos de ensino superior do país são divididos da seguinte forma:

  • NFQ Level 7 = Ordinary Bachelor Degree (3 anos)
  • 8 = Honours Bachelor Degree (3-4 anos)
  • 9 = Higher Diploma (1 ano)
  • 9 = Postgraduate Diploma (1 ano)
  • 9 = Masters Degree (1-2 ano)
  • 10 = Doctoral Degree (aproximadamente 4 anos)

Ainda assim, note que todos vão exigir ao menos a comprovação de ensino médio completo, enquanto o de Level 10 chegará a exigir um mestrado já concluído. Os pré-requisitos, dependendo da área de curso, poderão ser diversos. O principal benefício é que em casos como esses, você terá permissão de trabalho pelo período completo do curso que escolher.

Para esse perfil também é necessário um preparo financeiro. Cursos de graduação, especialização ou outros de nível superior contam com valores mais altos para os alunos não europeus. De qualquer forma, para quem tem objetivo de morar fora e talvez ficar por lá, pode ser uma excelente opção. Você confere mais informações sobre o funcionamento do sistema de educação irlandês clicando aqui.

Portanto, como você pode conferir nesse artigo, a Irlanda conta com um leque de possibilidades bem bacanas. Alguma delas pode se encaixar dentro do que você está procurando. Dessa forma, já dá para começar a tirar o projeto do intercâmbio do papel!

Se você gostou dessas dicas, e quiser maiores informações, converse com um de nossos especialistas e entenda todas as possibilidades. E não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais @travelmateintercambio para ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos, dicas, promoções e condições exclusivas!


Publicado originalmente no blog: TravelMate.

Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *