Como é fazer trabalho voluntário na África do Sul?

Como é fazer trabalho voluntário na África do Sul?Já pensou em morar por um período longo ou curto no continente africano? Uma das perguntas dos estudantes internacionais que pensam nessa possibilidade, é querer entender como é fazer trabalho voluntário na África do Sul?

O trabalho voluntário é um dos intercâmbios mais populares no país. Mas mais do que isso, é possível estudar inglês e realizar o voluntariado ao mesmo tempo. Por exemplo, estudando no período da manhã e trabalhando em um dos projetos voluntários pela tarde.

Como funciona o trabalho voluntário na África do Sul?

Como funciona o trabalho voluntário na África do Sul?

O trabalho voluntário na África do Sul, assim como em outros países, não é remunerado, ou seja, a pessoa voluntária é responsável por arcar com todos os custos para realizar o intercâmbio. Os interessados precisam ter mais de 18 anos e proficiência, no mínimo intermediária, do inglês.

Existe um leque com diferentes projetos, com distintos objetivos e características. Ao abraçar uma causa, você embarca para fazer a diferença pelo mundo e volta com uma das experiências mais emocionantes e marcantes da vida. Fazer um intercâmbio na África do Sul e ainda se envolver em um trabalho voluntário pode transformar você e ampliar muito sua visão de mundo.

Mais do que doar o seu tempo, é doar sua generosidade, sua colaboração, sua ajuda para dividir alegrias, aliviar sofrimentos e melhorar a qualidade da vida de pessoas e animais, a depender de qual projeto você escolhe. O trabalho voluntário pode ocorrer em diversas áreas. Tudo dependerá do seu objetivo.

Você pode trabalhar tanto com animais, quanto com crianças ou idosos carentes. As datas costumam ser bem flexíveis. Porém, depende do projeto ao qual você vai se voluntariar. Um dos pontos de atenção em um trabalho voluntário é o tempo mínimo que você pode ficar em um projeto. Em alguns casos será de uma semana, em outros, pode ser por um período maior

Como são os estudos junto com o trabalho voluntário?

Como são os estudos junto com o trabalho voluntário?

Pouca gente sabe, mas a África do Sul conta com populações locais que falam diversos dialetos. Todavia, o inglês é um dos idiomas oficiais da região. Ou seja, é possível aprender e desenvolver o inglês, sem grandes dificuldades no país. As escolas que disponibilizam essa opção, normalmente tem cursos regulares, semi-intensivos e intensivos.

Dessa forma, o primeiro ocupa o período da manhã, ou segundo vai até o começo da tarde, e o terceiro até o final da tarde. Caso você opte por um dos dois últimos, é necessário que você faça o período de estudos antes, e o período de trabalho voluntário depois. Por exemplo, duas semanas de estudos seguidas de semanas de trabalho voluntário.

As acomodações variam bastante, para alguns projetos é necessário morar em uma residência estudantil. Enquanto isso, em outros projetos, você pode escolher ficar em casa de família, se assim preferir. Converse com um dos especialistas da wta para entender todas as possibilidades.

Precisa de visto para viajar para a África do Sul?

Precisa de visto para viajar para a África do Sul?

A excelente notícia para os brasileiros, é que não precisamos de visto para ficarmos até 3 meses no país. Ou seja, se dentro do seu projeto, o período não ultrapassa 90 dias, você pode entrar apenas com o passaporte. O que, sem sombra de dúvidas, é um grande facilitador da parte documental.

Os países que aceitam brasileiros sem a necessidade de visto também barateiam o processo, pois assim, não é necessário gastar nenhum centavo com esse tipo de documentação. E para complementar, você sabia que o rand, moeda sulafricana, vale quase 1/4 do real brasileiro? Sendo assim, a sua rotina no país também acaba ficando bem mais barata do que em outros países da América do Norte ou da Europa.

Caso você queira conhecer um pouco mais sobre as possibilidades de intercâmbios, nos chame para conversar. Por fim, para ficar por dentro das novidades e receber diversas dicas sobre educação no exterior, nos siga nas redes sociais @wtaintercambio.


Publicado originalmente no blog: wta Intercâmbio.

Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *