Uma pergunta que praticamente todos os brasileiros se fazem, é sobre entender qual a idade ideal para fazer intercâmbio? Acredite se quiser, mas essa resposta não é fechada. Porém, a notícia boa, é que não existe idade ideal, o que existe são programas pensados para diferentes realidades e momentos de vida. Sendo assim, abaixo você confere quais são esses tipos de intercâmbio e como cada um deles funciona.
High School e Programa Teen
Comecemos pelo início. O Programa Teen tem a proposta de ser um intercâmbio de curta duração, com 2, 3 ou 4 semanas, normalmente ocorrendo nas férias, ou em julho, ou em janeiro. Esse programa costuma aceitar estudantes a partir de 13 anos, e que embarquem enquanto estiverem com, no máximo, 17 anos. Durante o intercâmbio tem curso de idioma durante a manhã, e diversas atividades na parte da tarde. O programa conta com pelo menos um líder adulto, que acompanha os estudantes durante todo o intercâmbio. As acomodações podem ser em residência estudantil ou casa de família, a depender da época do ano.
Enquanto isso, o High School nada mais é que passar pelo menos um semestre acadêmica do ensino médio no exterior. Ou seja, o estudante precisa estar matriculado entre a primeira e terceira série do médio. Os países mais populares para esse programa são os Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia. O mais popular é ficar em uma casa de família local, porém em alguns lugares é possível ficar na acomodação da instituição de ensino.
Estudo e Trabalho e Programas Universitários
Agora, vamos falar sobre dois intercâmbios que não tem limite de idade, porém são recomendados, por razões de visto e imigração, para pessoas que tenham entre 18 e 45 anos. O programa de estudo e trabalho tem uma proposta que o nome mesmo define, a ideia é que você vá estudar, ou um curso de inglês (Irlanda, Malta, Nova Zelândia), ou um curso técnico (Canadá e Austrália).
Enquanto você faz o curso de idiomas, poderá também trabalhar por meio período, o equivalente a mais ou menos 20 horas semanais, a depender do país. Dessa maneira, você consegue fazer um dinheiro, e ao mesmo tempo, estudar o idioma que fará tanta diferença no seu futuro. Ah, e o melhor, é que você pode fazer isso por longos períodos, a depender do intercâmbio que escolher realizar.
A seguir temos os intercâmbios universitários, que são válidos tanto para quem deseja fazer uma graduação, quanto uma pós/mestrado. Nesse caso, é necessário um domínio considerável do idioma no qual você for fazer o curso. Afinal, os professores não irão parar pra explicar o que estão falando só porque algum aluno não domina o idioma. Tendo esse pré-requisito e se planejando financeiramente, super dá para fazer o ensino superior fora do Brasil.
Curso de Idiomas
Por fim, falemos de um dos mais populares programas de intercâmbio. É possível fazer um curso de idiomas no exterior a partir dos 16 anos (em alguns países 18 anos). E não tem limite de idade. Caso você seja mais experiente e prefira um grupo com perfil etário parecido com o seu, existem grupos exclusivos de 45+ e também de 60+, fale com um dos nossos especialistas para entender como funciona.
Além disso, o curso de idiomas envolve escolher uma carga horária que pode ir de 15 até 30 horas de estudo semanais. Com durações que variam de 1 semana até 1 ano de curso. E Também é possível escolher o tipo de acomodação que deseja ficar hospedado. As mais populares são a casa de família e a residência estudantil. Ao final do curso, você recebe um certificado de conclusão, que comprova seu nível de conhecimento do idioma.
Caso você queira conhecer um pouco mais sobre as possibilidades de intercâmbios, nos chame para conversar. Por fim, para ficar por dentro das novidades e receber diversas dicas sobre educação no exterior, nos siga nas redes sociais @wtaintercambio.
Publicado originalmente no blog: wta Intercâmbio.
Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.