Já há alguns anos, o programa de estudo e trabalho na Irlanda se tornou um dos mais procurados pelos brasileiros. Alguns fatores que contamos abaixo levaram a essa realidade. Por isso, hoje trazemos um artigo sobre Study & Work na Irlanda – Saiba como se programar financeiramente! Todavia, para falar sobre esse assunto, antes, é necessário entender como funciona esse tipo de intercâmbio. Por essa razão, trazemos alguns detalhes básicos sobre este intercâmbio que ocorre na Irlanda.
Vamos conhecer um pouco mais sobre o Study & Work na Irlanda?
A regra é clara, para que você possa receber a permissão de trabalho, é necessário se matricular em um programa de longa duração, com 25 semanas de curso. Ou seja, em torno de 6 meses em que você ficará estudando.
Porém, o programa em si, dura um pouco mais. Em torno de 8 meses. Isso ocorre porque após os 6 meses de estudo, o aluno internacional tem o direito de ficar 2 meses no país apenas trabalhando, caso assim deseje. Enquanto estuda, pode trabalhar meio período, o equivalente a 20 horas por semana. Além disso, após o término do período de estudos, em algumas épocas do ano, é possível trabalhar por período integral, o que equivale a 40 horas por semana.
Abaixo você confere algumas das regras e detalhes sobre o programa:
- O curso precisa ter duração mínima de 15 horas semanais;
- O horário das aulas precisa, obrigatoriamente, ser entre 08:00hrs e 18:00hrs;
- É necessário ter o seguro médico governamental (normalmente vendido junto com os programas de inglês das escolas).
- Levar €3,000. Esse é o valor que a imigração irlandesa estima que seja necessário para se manter no país durante seis meses. Importante: Não é para levar apenas €3,000, precisa estar com mais, pois esse dinheiro ficará parado durante algumas semanas até o banco irlandês e a imigração liberarem para uso. Por isso, sempre conte com um dinheiro extra para viver esses dias.
- É possível renovar seu visto por duas vezes, permanecendo no país como estudante de inglês por, no máximo, 24 meses – dois anos.
Como juntar dinheiro para investir no intercâmbio?
Sim, sabemos que não é fácil conseguir juntar uma boa quantia para investir no intercâmbio. Por isso, também separamos algumas dicas de como economizar, ou então, fazer um dinheiro extra. São diversas frentes que você pode analisar, e de acordo com a sua realidade, transformar em uma prática dentro da sua rotina. Vale frisar que nem todas as dicas funcionarão para todo mundo, porém, vale ler e analisar o que funciona dentro da sua realidade!
Não ter um carro ajuda muito, querendo ou não, o gasto fixo de um carro é imenso. Em seguida, vem um desafio bem grande, evitar beber álcool nos rolês. Esse é absurdo, né? Mas funciona super bem. Quando você não bebe nos bares e restaurantes, consegue economizar muito! A terceira possibilidade exige um pouco de cara de pau, peça descontos! Em qualquer compra que estiver fazendo. Vai no shopping e irá comprar alguma roupa? Veja a possibilidade de ter um desconto. No final do ano, o valor economizado é bem grande.
Renegocie contas fixas. Por exemplo, a conta de internet, normalmente as operadoras se disponibilizam a baixar o custo se você ligar e falar sobre uma possível troca de empresa. Tem gente que consegue reduções bem grandes no valor das contas. Por último, mas não menos importantes, faça trabalhos freelancers. Dessa forma, conseguirá otimizar ainda mais a sua renda. E com uma renda maior, fica mais fácil juntar dinheiro para que, em menos tempo, consiga realizar o tão sonhado intercâmbio.
Guarde o dinheiro e faça investimentos assertivos
Esse é um assunto que demanda muito cuidado. Querendo ou não, a grande maioria dos brasileiros não sabem como realizar investimentos no Brasil. Provavelmente, você nunca teve aula sobre educação financeira, correto? Sendo assim, é preciso redobrar o cuidado nesse sentido.
Você sempre terá a possibilidade de investir na poupança. Porém, diversos especialistas que falam sobre investimentos falam, há algum tempo, que investir na bolsa é sempre algo que não rende. Porém, é bom pesquisar e se informar sobre onde pode colocar seu dinheiro, de uma maneira que renda, sem riscos de perder o rico dinheirinho.
Uma boa dica para que você consuma o conteúdo e aprenda bastante, é o canal no YoutTube do Me Poupe, fundado pela Nath Arcuri, especialista em finanças, que tem como um dos principais objetivos, ensinar educação financeira de maneira fácil. Fica a dica!
Como pagar o intercâmbio de Study & Work?
A tm ajuda você no momento de realizar o intercâmbio. Então, por que não ajudar também na hora do pagamento? Além da possibilidade de pagamento à vista ou então, parcelado no cartão de crédito sem juros, existe uma terceira opção. Você sabia que dá para pagar no boleto, parcelado, e sem juros? Sim, isso é possível!
Dessa maneira, você consegue realizar o parcelamento sem comprometer o limite do seu cartão. E é possível se matricular no curso com um bom tempo de antecedência. Por fim, dá para concluir que já está na hora de começar a agir e tirar o plano do papel, certo?
Se você gostou dessas dicas, e quiser maiores informações, converse com um de nossos especialistas e entenda todas as possibilidades. E não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais @travelmateintercambio para ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos, dicas, promoções e condições exclusivas!
Publicado originalmente no blog: TravelMate.
Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.