Quando os estudantes se preparam para fazer um intercâmbio, muitas vezes, é necessário se preparar para que a experiência seja a melhor possível. Sendo assim, no artigo de hoje trazemos 5 dicas para aproveitar melhor seu intercâmbio. É bom destacar que, a depender da sua realidade, algumas dicas podem se aplicar melhor do que outras. Então está esperando o que? Confere com a gente as dicas a seguir!
Trabalhar as expectativas
Um dos pontos mais assertivos para que se consiga realizar um intercâmbio sem frustrações, é alinhar as expectativas de como será a experiência como um todo. Desde como é o ambiente em sala de aula, até em como são as pessoas que irão lhe receber. Independentemente de ficar em casa de família (homestay) ou em residência estudantil.
Isso porque as realidades que irá viver no país estrangeiros são completamente distintas da que vive no Brasil. Com certeza, independentemente de com quantas pessoas você morar, irá ter momentos de forte adaptação. E para que isso ocorra sem maiores dificuldades, é preciso que esteja de coração aberto para essas diferenças. As famílias, por exemplo, podem ser de diversas etnias, formações, religiões, orientação sexual e tantos outros aspectos. Sendo assim, se você estiver de mente aberta e sem pré-conceitos, a chance das coisas darem certo são muito maiores.
Prepare suas expectativas também sobre o curso, converse com o seu consultor e entenda quais os possíveis horários de aulas na escola que vai estudar. Além disso, qual a carga horária total. Quanto tempo em média as pessoas levam das acomodações para a escola. E tantos outros detalhes que o simples fato de você saber, pode ajudar a ampliar sua visão de como realmente será o intercâmbio.
Planejamento financeiro
Parece óbvio ao ler, né? Porém, acredite, não é. Quando falamos de planejamento financeiro, estamos falando do planejamento como um todo, não apenas para investir no intercâmbio. Mas também para conseguir comprar passagens aéreas com bons preços. E para levar o dinheiro em moeda estrangeira na quantidade certa para que não falte durante a sua experiência.
Além de pesquisar e se informar bastante, vale dar uma olhada no site numbeo, onde você consegui olhar detalhes do custo de vida diário em diversas cidades do mundo. Provavelmente, terá informações atualizadas sobre o destino do seu intercâmbio. E mais do que isso, lembre-se de conferir quanto custa as principais atrações que você deseja visitar durante o intercâmbio.
Caso você vá passar um mês ou menos, entenda qual a quantia ideal para fazer tudo o que deseja. Por outro lado, se o plano é passar um longo período, entenda a média que é indicada levar por mês de estadia. E se vale a pena levar tudo de uma vez, ou se é melhor fazer transferências mensais para a uma conta sua no exterior. Para cada pessoa funciona de uma forma distinta.
Se informe sobre o país
Sim, essa dica também envolve pesquisas. É necessário que você pesquise bem sobre a cultura local. Apesar do Brasil ser um país multicultural, é normal que quando você vá para um novo país, estranhe alguns costumes. No Canadá, por exemplo, é comum que as pessoas não tranquem as portas de casa. Algo raríssimo na maioria das cidades brasileiras.
Por outro lado, na Inglaterra, Malta e Austrália é estranho para os estudantes brasileiros entenderem como funciona a mão inglesa. É uma situação que, quando você é o pedestre, seu cérebro sempre fica na dúvida de para qual lado deve olhar. Apesar de ser algo simples, quando você pesquisa sobre, fica mais fácil de se preparar e ir com um conhecimento um pouco mais amplo sobre o destino.
É sempre válido entender como é o ritmo da cidade que você irá morar. Se as pessoas locais têm a fama de serem receptivas ou mais frias, como funciona o transporte público, as alimentações e tantos outros aspectos que irão impactar diretamente na sua rotina. Entendendo tudo isso, você sentirá que conhece melhor o novo local que irá morar, facilitando assim a adaptação inicial.
Evite falar português
Esse é um dos maiores desafios para qualquer intercambista brasileiro. Conhece alguém que já estudou fora? Pode perguntar que falarão sobre o assunto. Normalmente, quando você começa a morar fora, principalmente nas primeiras semanas, é comum se juntar com outros brasileiros, querendo falar português e facilitar assim a comunicação com pessoas com as quais você se sente em casa.
Todavia, isso não é uma tática inteligente. Quanto mais você ficar apenas com brasileiros, menos você fará a imersão cultural que está dentro da proposta de um intercâmbio. Sendo assim, lembre-se de mesclar o grupo do qual faz parte. Coloque pessoas de diversas origens no grupo. Assim, você e os outros brasileiros irão se obrigar a falar no idioma do país em que estão, para que todos do grupo consigam manter uma boa comunicação.
Apesar de as vezes parecer uma regra boba e chata, você verá que, ao final do intercâmbio, seu conhecimento e a prática da fala terá melhorado bastante quando comparado com o início. E isso indefere se você ficará por um curto ou por um longo período. Será possível notar diferenças consideráveis no seu entendimento sobre a língua estrangeira.
Se comunique e tenha pro atividade
Essa dica está diretamente ligada a anterior. A ideia é que você não tenha medo de se comunicar. Se jogue de verdade na experiência pela qual você sonhou tanto em realizar. O intercâmbio é sempre um momento único, e quanto mais você aproveitar, mais conseguirá levar lembranças para a vida toda.
Sempre que te convidarem para ir num parque, museu ou algum outro lugar, aproveite e aceite. Dessa forma, você consegue treinar vocabulários diversos, que não estão no seu dia a dia no Brasil. Porém, que farão muita diferença no seu retorno. Quanto mais falamos e praticamos, mais confortáveis ficamos com o idioma que estamos aprendendo.
Se você gostou dessas dicas, e quiser maiores informações, converse com um de nossos especialistas e entenda todas as possibilidades. E não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais @travelmateintercambio para ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos, dicas, promoções e condições exclusivas!
Publicado originalmente no blog: TravelMate.
Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.