O que preciso para fazer faculdade no exterior?

O que preciso para fazer faculdade no exterior?

Ah, o sonho de fazer a graduação ou a pós no exterior. Você já pensou nessa possibilidade? E se pega refletindo “o que preciso para fazer faculdade no exterior”? Pensando sobre isso, separamos algumas dicas que respondem à essa pergunta. De qualquer maneira, vale frisar, que as regras podem mudar de instituição para instituição, e também de país para país.

Histórico Acadêmico e Tradução Juramentada

Histórico Acadêmico e Tradução Juramentada

Começamos destacando que não é necessário ter as melhores notas do mundo para ser aprovado em uma universidade no exterior. Claro, se você tiver notas excelentes, ajuda muito. Porém, atualmente, as universidades fazem análises bem mais amplas, aprovando inclusive, alunos que não tiveram os melhores históricos. Se você ainda está estudando, e tem tempo pela frente, se dedique. Pois boas notas podem ajudar a conseguir bolsas de estudos maiores.

Enquanto isso, aos que não conseguiram notas muito altas nos anos anteriores, fica mais difícil a oferta de bolsas. Porém, o sonho de estudar fora continua sendo viável. São inúmeros os estudantes internacionais que conseguem aprovação em mais de uma universidade, independentemente das notas. Absolutamente todos os candidatos têm potencial para alcançar esse objetivo.

Se estiver se candidatando para a graduação, precisa do histórico dos três últimos anos do ensino médio. Caso ainda esteja cursando, é solicitado o histórico parcial do ano vigente, e dos dois anteriores. Por outro lado, caso esteja aplicando para uma pós, é solicitado o histórico da graduação, nos mesmos moldes. Se não tiver finalizado, as instituições costumam pedir o do semestre vigente, e de todos os anteriores.

Com o histórico em mãos, também é preciso fazer a tradução juramentada. Todos os alunos da wta Intercâmbio recebem a indicação de onde podem realizar esse tipo de tradução. Dessa forma, você tem essa parte do processo facilitada.

Certificado de Conclusão de Curso e Tradução Juramentada

Bem como o histórico, o certificado segue parâmetros parecidos. Quem está aplicando para graduação, precisa do documento do ensino médio. E quem aplica para uma pós, o documento da graduação. Quando ainda está em curso, e não o finalizou, as instituições fazem a análise sem esse documento.

Porém, em caso de aceite, a carta de oferta vem com um termo “condicional”, deixando claro que o aluno precisa manter boas notas e entregar o certificado para a universidade assim que finalizar o curso.

Teste de Proficiência

Teste de Proficiência

Todos os alunos que irão realizar um curso no ensino superior em outro país, precisam comprovar o conhecimento exigido no idioma. A demanda por cada tipo de teste pode variar, não só do país escolhido, mas também da língua que o curso será lecionado.

Para o inglês, que costuma ser a busca mais popular entre os brasileiros, é possível fazer o teste do IELTS (Academic)TOEFL ou Duolingo Test. Instituições do Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Escócia, Austrália, Nova Zelândia, Irlanda, entre tantos outros países, costumam aceitar as notas desses testes. Assim como os testes de inglês, existe o TestDaF para o alemão, o DELE para o espanhol, o CELI para o italiano e outros para diversos idiomas.

A grande maiorias dos testes de proficiência tem validade de 2 anos. Por essa razão, aconselhamos realizá-los poucos meses antes da data da aplicação. Em suma, esses são os principais testes aceitos ao redor do mundo, porém, existem outros que podem ser aceitos, dependendo das instituições nas quais se quer estudar.

Application Form das Instituições

O formulário de aplicação das universidades varia de acordo com cada uma. Sobretudo, podem ser tanto digitais, quanto em algumas raras exceções, preenchidos no formato físico. Contudo, esse é um dos poucos documentos que não dá para adiantar antes da decisão de quais instituições receberão a candidatura. Após essa escolha, os consultores da wta lhe passarão os formulários.

Os dados solicitados em cada form também podem variar bastante. Dessa forma, alguns exigem mais informações, outros solicitam uma quantidade menor de dados. Sempre que tiver qualquer dúvida sobre o preenchimento, os nossos consultores estarão a postos para amparar o aluno e sua família.

Possibilidade de outros documentos

Possibilidade de outros documentos

Existe a possibilidade que outros documentos sejam solicitados. Os 5 tópicos citados anteriormente são praticamente uma regra. Porém, dependendo da universidade, do curso, ou até mesmo da bolsa na qual você está se candidatando, as instituições podem solicitar docs adicionais.

Desde um currículo acadêmico ou profissional, que é muito comum para programas de mestrado. Até mesmo um projeto, que também costuma ser solicitado em cursos de mestrado ou doutorado. Apesar desses exemplos um pouco mais complexos, a ampla maioria do que é pedido como complemento costuma ser simples de se conseguir. Em alguns casos, as experiências em olimpíadas acadêmicas ou algo do gênero também podem ser solicitadas.

Caso você queira conhecer um pouco mais sobre as possibilidades de intercâmbios, nos chame para conversar. Por fim, para ficar por dentro das novidades e receber diversas dicas sobre educação no exterior, nos siga nas redes sociais @wtaintercambio.


Publicado originalmente no blog: wta Intercâmbio.

Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *