Cidades mais tecnológicas do mundo e porque fazer intercâmbio por lá

Cidades mais tecnológicas do mundo e porque fazer intercâmbio por láAbordar algumas das cidades mais tecnológicas do mundo e porque fazer intercâmbio por lá é o tema do artigo de hoje. Porém, é razoável que você se pergunte o porquê de abordar esse tema. E a resposta é mais simples do que parece. Muitas das profissões mais promissoras para os próximos anos envolvem conhecimentos referentes as mais diversas tecnologias.

Sendo assim, mesmo que você não domine o idioma estrangeiro, e deseje aprender ou desenvolver no exterior, é possível que se crie alguns filtros no momento de escolher o destino. Ou seja, você pode, além de aprender inglês, alemão ou tantos outros idiomas, vivenciar uma atmosfera que respira tecnologia. E isso ocorre em diferentes partes ao redor do globo. Vem com a gente que abaixo trazemos algumas dicas sobre esses destinos!

San Francisco

San Francisco

É em São Francisco que as coisas acontecem no quesito tecnologia, isso porque o Vale do Silício é o epicentro da inovação mundial, segundo a 2thinknow. Grandes empresas do ramo estão alojadas por lá, como o Google, Meta (Facebook), Microsoft, Apple, Sony, entre outras. Algumas delas oferecem tour guiada para conhecer o campus.

Apesar da cidade ser muito conhecida por essa razão, existem outros motivos que podem te fazer pensar em realizar o seu intercâmbio por lá. A diversidade cultural é uma delas. Por exemplo, a comunidade LGBTQIA+ costuma ser muito bem recebida na região. Inclusive, o bairro Castro é quase que totalmente dedicado e direcionado para a comunidade.

Além de tudo isso, outro aspecto muito legal é que a tm conta com alguns parceiros excelentes para que você estude inglês e more em residências estudantis ou casas de família super especiais. São acomodações que fazem com que os estudantes se sintam em casa. Dessa maneira, é possível unir o aprendizado do idioma, uma imersão cultural, visitas à diversas empresas de referência em tecnologia, e não menos importante, morando em um local no qual você se sente em casa.

Montreal

Montreal

A cidade, que fica do lado francês do Canadá, abriga diversas empresas responsáveis pela criação de tecnologia voltada a realidade virtual, e naturalmente, desenvolvimento local acompanharia tal evolução. Por ser uma região de extenso inverno, Montreal possui o Underground City, que nada mais é que uma verdadeira cidade com quilômetros subterrâneos para a população se deslocar protegida do frio. É praticamente um enorme shopping com um metrô dentro!

Todavia, Montreal não é apenas isso. A cidade conta com diversos espaços abertos à visitação. Alguns bairros, são como se fossem um museu a céu aberto. Muitos edifícios lembram construções europeias. E nesse sentido, a cidade caminha muito bem com tecnologia e tradição lado a lado. Outro aspecto interessante da região, é que a ampla maioria da população é bilíngue.

Dessa forma, é natural que você escute tanto o inglês, quanto o francês nas ruas. E o mais legal, é que você pode escolher aprender qualquer um dos idiomas na cidade. E se tiver disposição e vontade, é possível aprender os dois ao mesmo tempo. Com aulas de um idioma pela manhã, e do outro no período da tarde. Vale lembrar que aprender um idioma já é difícil, dois então, é um baita desafio do qual é necessário se preparar muito bem.

Berlim

Berlim

Sim, a cidade alemã conta com as principais montadoras de automóveis presentes na capital da Alemanha, que também apresenta uma estrutura arquitetônica totalmente misturada entre o clássico e o moderno. Seu roteiro na cidade pode passar por festas em lugares inusitados, entre prédios e porões abandonados e bares chiques ou descolados, tudo isso com um grande mix de arte e gastronomia. Além disso, a Alemanha é a atual líder em inovação – em parte devido à velocidade em que está desenvolvendo novas tecnologias, como por exemplo, carros sem motorista. Para quem se interessa por essa frente, pode ser uma excelente opção.

Quem visita a cidade costuma se apaixonar. É difícil dizer um só porquê. Basicamente, a região conta com muita história, como o famoso muro de Berlim, que dividia a Alemanha em duas. Além de diversos museus que abordam os mais distintos assuntos. Vale sempre lembrar que a Alemanha é uma nação que preza muito por uma boa educação, que estude muito sua história. Para que os horrores de seu passado não voltem a se repetir.

Por fim, mas não menos importante, é bom citar que a tm também tem escolas parceiras na cidade. Onde você pode aprender ou desenvolver o alemão, desde o nível básico, até o mais avançado. Com diferentes possibilidades de acomodação para os estudantes que vão realizar intercâmbios por lá. Tanto para períodos curtos, quanto para períodos longos.

Dubai

Dubai

Listar as cidades mais evoluídas do mundo e não incluir Dubai, pode ser considerado até pecado! Na verdade, talvez, dentro de todas as cidades que citamos aqui, este seja o destino que foi construído especificamente para receber tal título. Caso ainda não tenha informações sobre isso, imagine! Um lugar erguido no meio de um deserto, com edifícios sofisticados, tecnologia de ponta, ilhas com formato de palmeiras e muito luxo.

Imaginou? Pois é, você acabou de pensar em Dubai! A região é conhecida como uma das mais luxuosas do mundo. Apesar de ficar em um país com uma cultura completamente distinta da nossa, os Emirados Árabes Unidos, Dubai se adapta bem aos estrangeiros. Mais de metade da população que mora na cidade é de pessoas que não nasceram no país. E ao mesmo tempo em que o custo de vida é alto, os salários costumam compensar.

Por lá, você pode fazer um intercâmbio de estudo e trabalho. Onde terá a oportunidade de estudar inglês durante o dia, e trabalhar no horário livre que tiver. Todavia, vale frisar, que como as maioria dos empregos está vinculado a trabalhar com atendimento ao público, é necessário um inglês no mínimo intermediário. Dessa forma fica menos difícil de conseguir um emprego.

Dublin

Dublin

A boa infraestrutura de Dublin, assim como o surgimento instantâneo de empresas de tecnologia, fizeram a cidade ganhar uma enorme notoriedade no quesito modernidade. Se destacando assim, dentro da Europa. Você pode, por exemplo, comprar Dublin Pass, um cartão que te dá entrada livre em até 33 atrações listadas da capital irlandesa, sem precisar enfrentar filas, e ainda de quebra garantir alguns deslocamentos de ônibus.

E não menos importante, a cidade é um polo de T.I. na Europa. São diversas empresas que contam com sedes na cidade. De acordo com o site PayScale, um “Consultor de Tecnologia da Informação” que está iniciando a carreira, com menos de 1 ano de experiência, pode ganhar uma remuneração média de € 32 mil por ano. Se a experiência chega a quatro anos, a remuneração média chega a € 39 mil.

É interessante ver como a cidade é organizada. A maior parte de Dublin conta com prédios baixos, de no máximo 4 ou 5 andares. Porém, existe uma área reservada para os prédios mais altos e modernos, onde estão as sedes irlandesas de grandes empresas, como a cervejaria Heineken, por exemplo.

Para além disso, a Irlanda é um país com natureza em abundancia, e com um dos maiores salários mínimos do continente europeu. Por lá, é possível fazer um intercâmbio de estudo e trabalho, onde você estuda por 25 semanas, pode trabalhar por meio período, e ao final, ainda recebe 2 meses de férias para ficar legalmente no país. É um dos programas de intercâmbio mais populares entre os brasileiros.

Se você gostou dessas dicas, e quiser maiores informações, converse com um de nossos especialistas e entenda todas as possibilidades. E não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais @travelmateintercambio para ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos, dicas, promoções e condições exclusivas!


Publicado originalmente no blog: TravelMate.

Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *