Possibilidades de intercâmbio na Austrália

Possibilidades de intercâmbio na AustráliaAlém de ser um dos maiores países do mundo, a Austrália também está entre os mais populares para se estudar fora. O leque de possibilidades é amplo, o que agrada diversos perfis de pessoas. Sendo assim, o artigo de hoje traz algumas possibilidades de intercâmbio na Austrália.

É válido destacar que o país é um dos que conta com uma diversidade de cidades para os intercambistas. Além disso, a grande maioria delas é praiana e conta com um clima parecido com o do Brasil.

Ensino Médio na Austrália (High School)

Ensino Médio na Austrália (High School)

Comecemos pela experiência que é o sonho de muitos adolescentes. Só de pensar na possibilidade de estudar fora, muitos adolescentes ficam com os olhos brilhando. É possível fazer um ou dois semestres acadêmicos, e existem algumas regras padrão, e outras que podem variar de acordo com a instituição de ensino.

A Austrália tem um dos melhores sistemas educacionais do mundo. A oportunidade de estar em uma escola australiana, seja pública ou particular, é algo que realmente faz a diferença na experiência de vida, e também, no currículo. Apesar disso, é preciso se preparar para o intercâmbio. É mandatório ter um inglês, no mínimo, de nível intermediário alto. O teste é feito na própria agência da tm.

No país, os estudantes podem morar tanto em casa de família, no caso de escola pública ou particular, quanto em residência estudantil, no caso de um boarding school, que é o que conhecemos popularmente no Brasil como internato. Ambas são experiências que somam muito para a vida de cada aluno. O mais importante é entender qual faz mais o seu perfil.

Curso de idiomas para períodos curtos

Curso de idiomas para períodos curtos

Caso você opte por ficar por curtos períodos, entre 2 e 12 semanas, é possível entrar no país com visto de turista. É algo que os brasileiros que trabalham, ou que até conseguem um tempo maior para as férias, porém não muito longo, fazem. Existem diversas escolas, em muitas cidades da Austrália.

Outro aspecto que você consegue controlar é a carga horária do curso. Pode se matricular para cursos regulares, semi-intensivos ou intensivos. Normalmente, são de 3 até 6 horas de aulas por dia. Essa decisão também irá depender do que procura, de qual o seu objetivo e do tempo que quer investir todos os dias estudando.

É necessário que pense bem sobre isso, para que consiga administrar o tempo que ficará em sã,a, e o tempo que irá aprender fora da escola. Mas como isso pode acontecer? Basicamente, quando sai com os colegas e amigos da turma, e consegue praticar o seu inglês em situações de dia a dia, visitando os pontos turísticos de onde estiver morando.

Intercâmbio de Estudo e Trabalho na Austrália

Estudo e Trabalho na Austrália

Já pensou em estudar e trabalhar no exterior? Mesmo que você não fale bem inglês, a Austrália abre duas possibilidades para esse caminho. A primeira, é fazer um curso de idiomas, a partir de qualquer nível de conhecimento, por pelo menos 14 semanas. A segunda, mas não menos interessante, um curso profissionalizante, que costuma exigir um nível de domínio intermediário, a depender do curso.

Em ambas as situações o visto emitido é o de estudante. Esse tipo de visto proporciona o direito do estudante internacional trabalhar até 40 horas quinzenais. Esse tempo de trabalho você pode administrar com o empregador da maneira que fizer mais sentido. Tem alunos que preferem trabalhar mais horas nos finais de semana, enquanto outros dividem esse tempo durante a semana mesmo.

Por com, vale destacar que a Austrália conta com um dos maiores salários mínimos do mundo. Ou seja, independentemente do trabalho que conseguir, a remuneração será consideravelmente boa. Ainda assim, trabalhe a expectativa sobre o tipo de emprego que conseguirá. É natural que, quanto melhor estiver seu o inglês, mais você poderá escolher o tipo de emprego.

Ensino Superior na Austrália

Ensino Superior na Austrália

Por último, temos a possibilidade do ensino superior para quem já domina o inglês. Nesse sentido, tanto graduação, quanto mestrado e doutorado são opções. O leque de disciplinas que as universidades australianas disponibiliza aos estudantes é enorme. A pesquisa precisa ser muito bem embasada, para que dessa maneira, consiga escolher um bom curso e a universidade certa para você.

O visto para estudantes de ensino superior também permitem que os alunos trabalhem enquanto estudam. De qualquer forma, é preciso chegar antes, entender como será a grade acadêmica, para depois conseguir organizar os horários de trabalho que você terá disponível.

Entre as áreas de estudo que estão em alta na Austrália estão a de tecnologia da informação, como em grande parte do mundo, a de atendimento ao cliente, que está sempre bombando na Austrália. É também algumas disciplinas que estão diretamente ligadas ao desenvolvimento de energias sustentáveis, que são o futuro para que o mundo se torno um lugar ainda mais preparado. Além dessas, as universidades contam com cursos nas mais diferentes áreas do conhecimento.

Nesse caso, mesmo que você não queira ficar na Austrália por muito tempo, é possível voltar ao Brasil com certificado internacional que fará toda a diferença no seu currículo. Agora que você já sabe de todas as possibilidades, só falta procurar a tm e tirar o plano do papel.

Se você gostou dessas dicas, e quiser maiores informações, converse com um de nossos especialistas e entenda todas as possibilidades. E não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais @travelmateintercambio para ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos, dicas, promoções e condições exclusivas!


Publicado originalmente no blog: TravelMate.

Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *