Já há mais de uma década, o Canadá se tornou um dos países preferidos entre os estudantes brasileiros. Isso ocorre por diversas razões, que contaremos no decorrer desse artigo. Responderemos então, por que fazer intercâmbio no Canadá? Será que realmente faz sentido escolher o país para a sua experiência internacional?
Entre as possibilidades dos países falantes de inglês, o país é um dos que tem regras mais maleáveis para quem deseja ficar um longo período no exterior. O que, sem sombra de dúvidas, já é por si só um excelente chamariz para os alunos brasileiros.
Diversas opções de estudos
Um dos aspectos que são mais importantes para os intercambistas, são os tipos de curso que ele poderá fazer durante o intercâmbio. Nesse quesito, o Canadá sai na frente de diversos países do mundo. Além do tradicional curso de idiomas, que é o programa de intercâmbio mais popular do mundo, o leque só vem crescendo com o passar dos anos. Você pode estudar inglês ou francês, a depender da parte do país em que for morar.
Além disso, é possível se matricular em um curso profissionalizante, caso tenha um conhecimento, no mínimo, intermediário do idioma. Se estiver com o inglês ou francês mais avançado, pode aplicar para qualquer curso de ensino superior também. Nessas duas opções, o aluno internacional recebe a permissão de trabalho, com a qual ele pode trabalhar, legalmente, por meio período.
No caso dos adolescentes, existe a possibilidade de um curso de férias, que costuma durar entre 2 e 4 semanas. Ou então, realizar um programa de High School, que tem duração mínima de 1 semestre acadêmico, e pode ser estendido, a depender da idade dos estudantes, e também de seus resultados acadêmicos.
Qualidade de vida
Vancouver, Toronto e Montreal, três das principais cidades do país, figuram há muitos anos nas listas de melhores cidades do mundo para se viver. A qualidade de vida no Canadá é internacionalmente reconhecida, e quem visita o país, passa a se apaixonar pela região.
Apesar de chamarmos apenas de “qualidade de vida”, vale destacar que isso envolve diversas frentes. Desde um nível de desigualdade baixo, uma empregabilidade alta, uma educação de base exemplar e gratuita para toda a população, cidades seguras e uma vida confortável para sua população.
De qualquer forma, lembre-se que não existe lugar perfeito. E O Canada não foge à regra. É necessário trabalhar as expectativas e entender que nenhum lugar do mundo será perfeito, e que sempre existirão dificuldades e problemas. Quanto melhor você conseguir trabalhar essas expectativas, mais fácil será sua adaptação ao novo país.
Diversidade de pessoas e imigrantes
Outro aspecto super interessante sobre o Canadá, é que a maior parte da sua população é feita de imigrantes. Mas o que isso significa na prática? Normalmente, quando você vai morar em outro país, pode existir uma dificuldade de se adaptar a nova realidade, principalmente no que se refere, o tratamento que as pessoas locais costumam dar a quem vem de fora.
Todavia, a boa notícia nesse sentido, é que a população canadense, em grande parte, é imigrante. Então, sabem bem o que é sentir essa mudança. Já passaram por isso. Como resultado, os canadenses tem a boa fama de serem bastante amigáveis com os estrangeiros. Quando comparamos com boa parte dos europeus, por exemplo, a receptividade do canadense está anos luz a frente.
Essa diversidade de pessoas, é vista nos mais diversos aspectos. Desde religião, formações familiares, sexualidade, entre tantos outros pontos. É comum escutar diversos idiomas quando você está no ônibus, por exemplo. Gente que veio da América Latina, como os brasileiros, da Ásia, África, Europa e outros continentes. O que torna a experiência de morar no Canadá ainda mais plural.
Possibilidades de trabalho e imigração
O fator dos estudantes brasileiros poderem trabalhar quando realizam um intercâmbio profissionalizante, ou de ensino superior, ajuda muito na decisão de optar pelo Canadá. Mas não é apenas isso. O Canadá conta com um dos maiores programas de imigração de todo o mundo. Com regras transparentes e de simples entendimento, é possível planejar uma imigração num período médio ou longo.
De qualquer maneira, é necessário destacar que para a realização desse projeto, é preciso que se faça um planejamento amplo e assertivo. Principalmente no quesito financeiro. Afinal, realizar esses cursos de longo período, que são cobrados em dólar canadense, não é algo barato. Sabendo disso, já é possível tirar o projeto do papel e começar a colocar os planos em prática.
O programa de imigração canadense funciona por pontos. Estudar por longo período e trabalhar no país, além de domínio de inglês e francês, contam muitos pontos. O que viabiliza o projeto de imigrar para o Canadá. Lembre-se de consultar um especialista, para entender melhor como funcionam os detalhes. Mas saiba que, sim, caso seja um dos seus objetivos, pode ser uma excelente alternativa. Afinal, o país segue procurando mão de obra qualificada, e pessoas jovens.
Caso você queira conhecer um pouco mais sobre as possibilidades de intercâmbios, nos chame para conversar. Por fim, para ficar por dentro das novidades e receber diversas dicas sobre educação no exterior, nos siga nas redes sociais @wtaintercambio.
Publicado originalmente no blog: wta Intercâmbio.
Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.