Como anda a ideia de estudar fora do Brasil? Antes de viajar, existe uma lista de documentos e itens para preparar. Entre elas, uma pergunta que sempre surge é, como preparar a mala para o intercâmbio? Apesar de ser uma questão simples, ela não é fácil de ser respondida.
Isso porque, não existe um padrão. Tudo vai depender para qual país você está indo, se vai de férias, se é algo rápido, ou se é uma mudança definitiva. Sendo assim, nem sempre o que parece ser fácil de entender, realmente é.
Pensando nisso, trazemos alguns pontos de atenção nesse artigo, com dicas do que você pode levar na sua viagem. Tanto na mala que vai despachar, quanto na que vai levar na mão. Pois até o tipo de bagagem muda de acordo com a passagem, destino e companhia aérea que você escolher.
Itens de necessidades básicas
Uma dica necessária, é levar os remédios que costuma utilizar quando pega uma gripe, tem dor de cabeça, febre, etc. Qualquer remédio que precise de receita, é preciso que leve a receita original e uma tradução simples, para o caso de perguntem algo na imigração. Assim, fica mais fácil de justificar.
Além disso, não esqueça dos itens de higiene que tem o costume de utilizar no seu dia a dia. Como por exemplo, escova de dentes com ao menos um creme dental, perfume e desodorante. É algo super simples, mas ajuda bastante a ficar mais confortável já nos primeiros dias.
Uma almofada de pescoço, pois os voos internacionais são longos. Não menos importante, um adaptador de tomada, porque o país que irá morar pode ter outro tipo de tomada. E um porta documentos do qual você consiga manusear com facilidade os seus DOCs, tanto nos aeroportos, quanto no dia a dia.
É bom comprar uma capa de passaporte, tag de mala para a identificação da bagagem. No dia da orientação pré-embarque, nossos consultores mostram todos os detalhes, e também tiram as dúvidas que você pode ter sobre isso.
Arrumando as malas
Tendo separado todos os itens básicos, é necessário saber o limite do peso (confira detalhes no próximo tópico) que você pode levar. Abaixo temos uma lista de itens gerais, que podem te ajudar a fazer a checagem. Não se esqueça de nada!
Checklist:
– Camisas e blusas pensadas para a temperatura e época do ano que você estará no destino;
– Calças e bermudas, também pensando no período que estará por lá durante a viagem;
– Se você tiver o costume de fazer exercícios, lembre-se de separar as roupas que gosta de utilizar para se exercitar;
– Roupas íntimas e meias. Acredite, muitas pessoas se esquecem dessas peças tão importantes;
– Tênis e sapatos dos quais você acredita que utilizará durante o intercâmbio. Nesse sentido, pense em que atividades você pretende realizar;
– No caso de mudança de vida, ou de intercâmbios com mais de um ano, pense em objetos que são importantes pra você. Veja se, por acaso, faz sentido levar algum.
E não menos importante, compre um cadeado para trancar a mala. Não se esqueça de anotar a senha em algum lugar, apenas para garantir que não irá ficar sem acesso a mala caso se esqueça da senha que colocou.
Quantos quilos de bagagem posso levar?
Vale ter a informação de quantos quilos pode ter o total das suas bagagens. Hoje em dia, a maioria das companhias aéreas permitem que você leve apenas uma bagagem de mão, junto com uma mochila. Esse costuma ser o ticket mais e econômico. Pode funcionar para quem deseja ficar até duas semanas no intercâmbio, e consegue levar pouca bagagem. Nesse caso, na mala de mão costuma ser permitido que tenha entre 8 e 16kg, a depender da companhia aérea.
Enquanto isso, poucas companhias disponibilizam voos com duas bagagens despachadas, de até 32kg cada, incluídas nas passagens. Entre elas estão a Air Canada, e a Qatar Airways. As duas não cobram valor adicional se você respeitar o peso de cada volume. São boas opções para quem vai fazer intercâmbio de longa duração. Os destinos mais comuns que elas operam, são pro Canadá, no caso da primeira, e Austrália e Nova Zelândia, no caso da segunda.
As outras companhias ao redor do mundo costumam disponibilizar a possibilidade de você comprar uma passagem com uma bagagem de despache de até 21kg. Estados Unidos e diversos destinos da Europa, assim como outros continentes, costumam trabalhar dessa forma. Sabendo disso, já é possível ter uma noção do tamanho e da quantidade de coisas que poderá levar contigo.
Outros detalhes importantes
Por fim, alguns detalhes que vão fazer a diferença para você. Primeiro, lembre-se de não levar líquidos com mais de 100ml na mala de mão. Caso leve, é provável que na hora de passar pelo raio-x do aeroporto, os agentes irão tirar da mala e jogar fora. Coloque tudo que é líquido com quantidades maiores de 100ml na mala despachada.
Os equipamentos eletrônicos que são importantes pra você, como computador, recomendamos que leve sempre na mala de mão. Pois assim, você tem acesso a todo momento, e evita qualquer problema em caso de mala extraviada.
Se sua viagem tiver mais de um voo, e o total em viagem for mais de 11 horas, vale levar uma troca de roupas, e uma pequena pasta de dentes. Dessa forma, na escala, ou na chegada, consegue se trocar e escovar os dentes para se sentir mais confortável, caso necessário.
Caso você queira conhecer um pouco mais sobre as possibilidades de intercâmbios, nos chame para conversar. Por fim, para ficar por dentro das novidades e receber diversas dicas sobre educação no exterior, nos siga nas redes sociais @wtaintercambio.
Publicado originalmente no blog: wta Intercâmbio.
Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.