Essa é uma dúvida comum entre viajantes de primeira viagem. Como e quando preciso tirar visto? E é exatamente sobre esse assunto que falaremos hoje! Apesar de para muitos tipos de intercâmbio ser necessário o visto, para alguns não é. Isso ocorre porque o passaporte brasileiro é bastante forte, e ajuda bastante no momento de viajar.
Estados Unidos
Para visitar um dos países mais populares entre os intercambistas, é necessário tirar visto de qualquer forma. Os brasileiros não tem livre entrada em nenhuma situação. Caso você optar por um interc De até 12 semanas, com uma carga horária de até 18 horas semanais, poderá embarcar com o visto de turismo. O ponto positivo dessa opção, é que esse visto tem duração de 10 anos, e você poderá ir e vir por diversas vezes no futuro.
Qualquer outro intercâmbio, seja de estudos, de Au Pair, ou outro, será necessário um tipo de visto específico. Nesse sentido, as nomeações dos vistos dos Estados Unidos variam bastante. No caso de estudos, tem algumas variações de vistos de estudos. Enquanto isso, no caso de Au Pair e outras modalidades de trabalho, são variações de vistos de trabalho. A ampla maioria desses vistos só valem pelo período que você está registrado(a) no programa de intercamb Em questão.
As duas últimas opções precisam, obrigatoriamente, da documentação da instituição na qual você participará do projeto. Caso contrário, não será possível conseguir emissão de seu visto. Para facilitar, a wta conta com uma parceira que cuida exclusivamente de vistos, e nós sempre recomendamos e passamos todos os detalhes após a matrícula.
Canadá
Enquanto isso, o país vizinho pode ter alguma facilidade quando comparado com os Estados Unidos. Sim, O Canadá também exige vistos, tanto para curtos períodos, quanto para longos, porém de uma maneira um pouco diferente. O visto de turismo canadense funciona para quem deseja ficar até 6 meses estudando no país.
Além disso, se você já tem um visto americano válido, ou já visitou o Canadá nos últimos 10 anos, pode tirar o ETA, que é um visto eletrônico extremamente barato, que pode ser feito on-line e o resultado sai em até 24 horas após o momento da aplicação. É um facilitador para as pessoas que têm esse perfil. E também funciona para quem deseja ficar até 6 meses no Canadá.
Por outro lado, caso queira estudar por mais tempo, ou estudar e trabalhar, é necessário tirar o visto de estudante canadense. Ai a aplicação ocorre do modo mais tradicional, e assim como outros vistos ao redor do mundo, é preciso comprovar toda a documentação e renda solicitada pelo consulado do país.
Europa
Aqui falaremos sobre a maioria dos países da Europa, que se encontram sobre as mesmas regras. Como por exemplo, Itália, Portugal, França, Suíça, Alemanha, entre outros. Em todos eles, os brasileiros podem ficar até 90 dias sem visto, apenas com o passaporte. Isso ocorre em razão das parcerias diplomáticas que existem entre o Brasil e a região, já há muito tempo.
Ou seja, caso seu intercâmbio seja de férias, por um período relativamente curto, você não precisará tirar visto para passar esse tempo na Europa. O que, querendo ou não, é um grande facilitador. Todavia, caso decida ficar mais de 3 meses, é necessário tirar um visto de estudos específico do país em questão.
Sendo assim, é preciso que defina qual o país, para que a parceira de vistos da wta possa lhe passar todas as informações sobre o visto. Em alguns destinos o processo é mais rápido, em outros um pouco mais lento. De qualquer maneira, sempre fazemos essa análise junto com você, para que se matricule com uma boa antecedência, e que tenha tempo de realizar todo o processo sem uma grande pressão.
Outros destinos
Em outros países, como Austrália, Nova Zelândia e Irlanda, as regras mudam um pouco. Nos dois primeiros, é necessário tirar visto tanto para períodos curtos, quanto longos. Já na Irlanda, você só precisa de visto para cursos maiores de 90 dias, porém o visto é solicitado somente após a chegada no país, direto na cidade ou região em que você estiver morando.
Não menos importante, vale destacar que em muitas situações, é preciso a comprovação e demonstração de uma lista específica de documentos. Isso ocorre principalmente em situações de intercâmbios longos. Por isso, é sempre válido se informar sobre todos os detalhes quando estiver pesquisando sobre o intercâmbio que quer realizar. A ideia de tirar o sonho do papel deve vir acompanhada de uma boa organização. Dessa forma, você viaja com tranquilidade e segurança
Caso você queira conhecer um pouco mais sobre as possibilidades de intercâmbios, nos chame para conversar. Por fim, para ficar por dentro das novidades e receber diversas dicas sobre educação no exterior, nos siga nas redes sociais @wtaintercambio.
Publicado originalmente no blog: wta Intercâmbio.
Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.