O que fazer para aproveitar a Irlanda?

O que fazer para aproveitar a Irlanda?Já há alguns anos, o país se tornou um dos favoritos para a realização de intercâmbio. Principalmente quando envolve a oportunidade de estudar e trabalhar. Mas o que fazer para aproveitar a Irlanda? Essa é uma das perguntas que ficam na cabeça dos futuros intercambistas que ainda não tem ideia de como é o país, e do que podem fazer no dia a dia por lá.

O país Europeu é um dos que mais contam com intercambistas brasileiros, então o primeiro ponto é: saiba que encontrará brasileiros nos mais diversos locais! Tendo essa expectativa bem trabalhada, tem tudo para que sua experiência seja propositiva.

Viajar é fácil e barato

Viajar é fácil e barato

Comecemos falando sobre um aspecto que costuma agradar todo mundo, o fator de viajar pela Irlanda ser barato e fácil. Além de algumas opções de trem, o país tem estradas excelentes e viajar de ônibus por lá conta com preços atrativos, o que faz toda a diferença para quem está na vida de estudante.

Como o país não é muito grande, você consegue cruzar de leste para oeste mais ou menos em 4 horas de viagem de ônibus. Porém, de Norte a Sul a distância é maior, então naturalmente, demora mais. Se você estiver vivendo em Dublin, que é a capital, de lá tem transporte para praticamente todos os cantos do país. Muitos intercambistas fazem uma viagem de dia inteiro, com bate-volta para Galway, por exemplo, que é bem turística.

Além de visitar a República da Irlanda, é fácil dar “um pulo “ em Belfast, que é a capital da Irlanda do Norte, e faz parte do Reino Unido. Apesar de ser outro país, os brasileiros não precisam de visto para visitar e muitos alunos costumam ir e voltar no mesmo dia. De qualquer forma, dá para pegar uma pernoite lá, caso seja do seu interesse.

Pubs e Vida Noturna

Pubs e Vida Noturna

Talvez a Irlanda tenha alguns dos pubs mais famosos do mundo. E apesar da cidade fechar mais cedo do que grandes metrópoles do Brasil, um bom jeito de aproveitar a estadia na Irlanda é visitando os pubs e casas noturnas. Essa dica funciona melhor em Dublin, porém não faltam opções nas cidades de interior.

A grande maioria desses estabelecimentos conta, com entrada gratuita, o que já faz toda a diferença. Dessa maneira, você só irá pagar pelo que consumir. Ah, e nesse aspecto, vale dizer que o país utiliza o Euro como moeda, então se prepare para a conversão. Sempre que o real valoriza ou desvaloriza, isso afeta diretamente os gastos que você tem na cidade.

Por lá, é possível encontrar baladas dos mais diversos tipos, desde eletrônica, passando por pop, e chegando nas músicas latinas. É uma questão de procurar para encontrar a que mais fará sentido para você. Por fim, mas não menos importante, quase sempre você encontrará algum irlandês simpático que quer conversar, é quase uma regra, o que deixa a sua experiência ainda mais imersiva.

Parques e florestas

Parques e florestas

Esse é um tópico que, de maneira muito curiosa, os artigos não costumam tratar. A Irlanda é conhecida como Ilha Esmeralda, e esse apelido não é atoa. Apesar de muita gente não saber, o que não falta no país, é verde. Para todo lado, inclusive dentro de Dublin. Você sabia que um dos maiores parques do mundo, o Phoenix Park, fica na capital irlandesa. E quando você está lá dentro, a sensação é de que está totalmente distante da cidade.

Apesar do período recomendado para os passeios ao ar livre ser entre primavera e verão, garantimos que em qualquer época do ano, vale visitar a Irlanda e fazer esse tipo de passeio. Existe também uma enormidade de trilhas das quais você pode fazer, nas mais diversas cidades. Então, para quem gosta desse tipo de passeio, é um prato cheio.

Além de ser muito divertido e saudável, se você for em um dia de sol, vai notar que muita gente gosta de levar uma toalha, estender na grama, e ficar ali aproveitando a luz solar. E tudo isso com o celular e outros pertences ao lado, porque sim, o país é muito seguro. Então dá para relaxar e aproveitar muito a natureza.

Trabalhando e estudando na Irlanda

Trabalhando e estudando na Irlanda

O objetivo de muitos estudantes internacionais ao escolherem a Irlanda como destino, é que possam trabalhar durante seus intercâmbios. O país permite que isso seja possível, onde você pode estudar, por no mínimo 25 semanas, e trabalhar ao mesmo tempo. O trabalho pode ser de até 20 horas semanais, até que conclua os estudos. Depois, tem mais 8 semanas que pode trabalhar por período integral.

A procura pelo emprego é total responsabilidade do estudante. Sendo assim, é preciso estar de coração aberto para os mais diversos tipos de emprego. A maioria dos alunos costuma trabalhar com atendimento ao cliente no comércio, ou então, na hotelaria e restaurantes. O que torna a experiência do intercâmbio ainda mais imersiva e única.

Caso você queira conhecer um pouco mais sobre as possibilidades de intercâmbios, nos chame para conversar. Por fim, para ficar por dentro das novidades e receber diversas dicas sobre educação no exterior, nos siga nas redes sociais @wtaintercambio.


Publicado originalmente no blog: wta Intercâmbio.

Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *