O artigo de hoje vai contar com algumas curiosidades sobre realizar uma parte do ensino médio em outro país. Você já pensou quais são as aulas extracurriculares que pode fazer durante o High School? Independentemente de ser nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, ou um dos outros destinos no qual a tm tem parceiros para esse tipo de intercâmbio, o que não faltam são possibilidades.
Escolhendo as disciplinas
Antes de mais nada, vale entender um pouco como funciona a escolha das matérias/disciplinas quando você chega no país. Algumas serão obrigatórias, pois são solicitadas, ou pelo MEC, ou pelo seu colégio do Brasil. Sendo assim, antes de embarcar, ainda durante o processo, já terá as informações de quais são as matérias que não poderão de deixar de ser cursadas.
Apesar de algumas exceções, normalmente as disciplinas mandatórias envolvem inglês, matemática, história ou geografia, química, física ou biologia, e por fim, educação física. Vale conferir com o coordenador acadêmico da escola que você estuda para entender quais são as demandas.
Definidas essas disciplinas obrigatórias, abre-se então o leque de eletivas. E essa é uma das partes mais fantásticas do intercâmbio de High School, as possibilidades é áreas de estudo variam de escola para escola, e também de país para país. Em algumas regiões do mundo tem mais matérias tecnológicas, em outras mais possibilidades de aulas na área de artes, e é sobre isso que falaremos mais um pouco a seguir.
Aulas na área de Artes
O que você pensa quando falamos de artes? Porque vale destacar que a área é bastante ampla, e existem escolas com aulas das mais diferentes. Desde as ares plásticas, onde é possível aprender pintura, ou montar esculturas com argila, até outras que são um pouco mais populares, como aulas de teatro, dança, canto e diversos instrumentos.
Uma das características que costuma agradar os alunos, é que via de regra, as aulas não são apenas sobre o objeto de estudo, mas também desenvolvem habilidades das quais lhe ajudarão tanto no agora, quanto no futuro. Sendo assim, são skills que você poderá levar para a sua vida adulta, para quando estiver na universidade ou no mercado de trabalho.
No caso do teatro, por exemplo, não é apenas sobre atuar, mas sim conhecer o teatro por dentro. Como funciona o preparo dos atores, do cenário, como são os ensaios, entre outros detalhes. E não menos importante, ajuda a desenvolver a comunicação, a empatia pelo outro, a confiança nos parceiros de cena. É uma experiência completa e muito divertida.
Diferentes oportunidades no esporte
Essa, sem sombra de dúvidas, é uma área que costuma agradar os mais diferentes perfis de alunos e alunas. E não é apenas na América do Norte e na Europa, em países da Oceania, como Austrália e Nova Zelândia, isso também acontece. Diferente das escolas brasileiras, é bastante comum que as escolas tenham times em diversos esportes. O que abre a possibilidade que você pratique diferentes esportes, de acordo com a disponibilidade de vagas e seu interesse.
Além dos tradicionais esportes que costumamos ter por aqui, o futebol, vôlei, basquete e, em alguns casos, handball, o leque é bastante amplo. Por exemplo, no Canadá é muito comum escolas que disponibilizam para os alunos aulas de baseball, tênis e rugby. Por outro lado, na Oceania muitas escolas contam com aulas de queimada, polo aquático e natação.
Esses são apenas alguns exemplos para que se tenha uma ideia. As regras para as inscrições nos esportes podem variar de uma escola para a outra. De modo geral, não costuma ser difícil conseguir uma vaga para fazer as aulas. Todavia, caso você queira representar o time da escola, ai sim a competição é mais acirrada, e não é possível dar garantias até que os testes ocorram. Ah, e não menos importante, alguns esportes ficam disponíveis apenas em determinadas estações do ano. A equipe da tm pode lhe ajudar com esse filtro, de acordo com o período que quiser viajar.
Outras áreas de estudo e prática
Se você pensou que essas são as principais áreas das quais pode-se conhecer e estudar mais afundo, se enganou. Muitas escolas, já há algum tempo, conta com aulas de robótica, o que pode proporcionar um ganho significativo nos conhecimentos e habilidades dos alunos nessa área que não para de crescer no mercado de trabalho. Outra disciplina, dessa vez mais tradicional, é a de marcenaria, para quem tem habilidades manuais, pode ser uma excelente opção, inclusive como hobbie.
As escolas de High School também contam com disciplinas foçadas em áreas profissionais específicas. Muitas aulas de jornalismo, marketing, publicidade, administração e economia. O período do intercâmbio pode ser excelente para testar algumas das áreas nas quais o estudante pensa em realizar seu curso superior. Dessa maneira, consegue ter uma base, mesmo que inicial, sobre a área que deseja estudar lá na frente.
Se você gostou dessas dicas, e quiser maiores informações, converse com um de nossos especialistas e entenda todas as possibilidades. E não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais @travelmateintercambio para ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos, dicas, promoções e condições exclusivas!
Publicado originalmente no blog: TravelMate.
Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.