O fator de estudar fora demanda um preparo e planejamento muito bom, e normalmente, com antecedência. Mas quando se pensa em estudar em um dos menores continentes do mundo, por que não aproveitar e conhecer outros países? Mas é possível viajar pela Europa durante o intercâmbio? A resposta é sim, e nós vamos contar os detalhes sobre isso durante esse artigo.
Vale dizer, que todas as dicas que daremos a seguir, vão variar do período, da cotação da moeda estrangeira, e de outros fatores. Ainda assim, é algo que, se você estiver uns dias ou semanas a mais disponíveis, pode valer muito a pena. Seja para conhecer um país vizinho, ou até mesmo realizar um mochilão completo.
Entendendo o cronograma
Na imagem acima, em vermelho estão alguns destinos onde você pode estudar inglês, em amarelo outros idiomas. Como pode notar, a Europa não é um continente muito grande. O que facilita bastante a locomoção. Quando estiver numa ilha, caso do Reino Unido, Irlanda e Malta, o transporte mais barato é o avião, porém se estiver em um dos outros locais, ônibus e trem também podem ser excelentes opções.
Se você estiver em um intercâmbio de longa duração em algum país da Europa, as viagens podem ocorrer inclusive aos finais de semana. Todavia, se for passer suas férias, de duas a quatro semanas estudando, vale se planejar para viajar dentro da Europa, ou antes, ou depois do período do intercâmbio.
Independentemente de qual for sua realidade, será sim possível fazer uma viagem pela Europa, mesmo que o plano seja de conhece apenas mais um ou dois países. Afinal, o maior investimento, que é sair do Brasil, você já terá feito. Gastar um pouco mais, com consciência, para conhecer uma nova cultura, com certeza vale cada centavo.
Entendendo as regionalidade
A Europa é uma só, mas dependendo da região, é mais fácil ou difícil, ou então, barato ou caro, viajar com certo meio de transporte. Por exemplo, Portugal e Espanha não são países famosos por terem uma excelente malha de trens, e nem o transporte mais barato. Por consequência, nesses dois países, acaba valendo a pena fazer a viagem de ônibus, ou de avião, caso encontre alguma promoção para o período que estiver na Europa.
Enquanto isso, Itália, Alemanha, Holanda, Bélgica e boa parte do leste Europeu, contam com ótimas opções para se viajar de trem. Em alguns países é mais caro, porém em outros, como Polônia e Hungria, os preços costumam ser muito atrativos. Os tickets de avião você sempre pode checar com muitos meses de antecedência, e ir acompanhando para ver quando tem alguma promoção nos preços.
Todavia, os de trem e ônibus, normalmente ficam disponíveis 90 ou 60 dias antes da data. É possível que nos sites você consiga filtrar por datas mais próximas, apenas para ter base de quanto é o preço. Pois nesses dois tipos de transporte, não costuma ter alteração de valores de um mês para o outro, ao contrário de avião, que as vezes muda da noite para o dia.
Onde comprar as passagens para viajar pela Europa?
Aqui vão algumas dicas e recomendações, mas é claro que existem outros sites possíveis, e sempre vale dar uma olhada. O filtro para voos, sempre recomendamos o Google flights. O bacana do site, é que você consegue filtrar diversas opções, recomendo colocar a cidade que você estará + Europa. Por exemplo, se seu intercâmbio é na Inglaterra, escreva que sai de Londres, para ir até a Europa. O site lhe dará opções em todo o continente. Sendo assim, abre um leque de possibilidades e preços.
Ah, as companhias aéreas mais baratas da Europa são a Ryanair, EasyJet e Wizz. A partir do momento que o Google flight lhe enviar para o site da passagem mais barata, confira se é o site de uma companhia aérea, ou de agência terceira. Recomendamos fortemente que priorize os voos que são do site das companhias aéreas. Assim, caso haja qualquer imprevisto, fica mais fácil de resolver.
Para passagem de ônibus, o site da FlixBus é excelente. Lá, você consegue filtrar diversos destinos, além de analisar quanto tempo de viagem é, qual o local de saída e de chegada, com os detalhes do ponto de encontro. E para comprar viagens de trem, varia muito de cada país, mas o Omio mostra possibilidades de companhias de todo o continente. Sendo assim, vale filtrar por ele, e depois ir no site da companhia de trem para fazer a compra diretamente.
Dicas valiosas
Para finalizar, lembre-se sempre de conferir os termos e condições antes de comprar. Para saber quantas malas pode levar, e quanto custa se precisar comprar mais bagagem. Principalmente para avião, que costuma ser mais restrito nesse sentido. E não menos importante, para encontrar acomodações baratas e boas, procure tanto no booking, quanto no AirBNB, ambos costumam ter excelentes opções. E como as pessoas avaliam, dá para filtrar uma que você goste, e que caiba no seu budget.
Caso você queira conhecer um pouco mais sobre as possibilidades de intercâmbios, nos chame para conversar. Por fim, para ficar por dentro das novidades e receber diversas dicas sobre educação no exterior, nos siga nas redes sociais @wtaintercambio.
Publicado originalmente no blog: wta Intercâmbio.
Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.