Como está o planejamento da sua próxima viagem? Uma excelente opção pode ser um curso de curta duração nas férias. É um dos intercâmbios mais populares que existe, principalmente, porque é possível estudar por um tempo de duas a quatro semanas, a depender da sua disponibilidade.
Sendo assim, mesmo que não possa ficar 30 dias, consegue se organizar para planejar em torno de 15 dias. E um dos pontos mais positivos, é que além de conhecer uma nova cultura, de um país diferente, ao final do período você sai com um certificado internacional que comprova o seu conhecimento em determinado idioma.
Possibilidade em diversos países
Um dos aspectos mais positivos sobre o intercâmbio de curta duração, é que existe a opção de estudar diversos idiomas. Desde o inglês e espanhol, que são mais tradicionais, até italiano, alemão, francês e outros idiomas não tão populares entre os estudantes brasileiros, mas que ainda assim, fazem toda a diferença na carreira das pessoas.
Sendo assim, você pode optar por morar, tanto em países super populares como Estados Unidos, Canadá e Inglaterra, quanto em outros que contam com uma procuram consideravelmente menor, que é o caso de Nova Zelândia, África do Sul, França, e tantos outros. Dessa maneira, é possível fazer um bom filtro, de acordo com seus gostos e preferências.
Além de escolher o país, é importante também optar por uma cidade da qual você acredite que vai gostar. Não deixe de ler e pesquisar sobre as opções no destino que você tem o desejo de conhecer. Colocando as expectativas no lugar certo, já é um excelente começo para que a sua experiência seja completa e muito positiva.
Estudar e turistar
Um dos fatores que mais incentivam os alunos brasileiros, é o fator de que você fazer um curso, mesmo que por um rápido período, ajudará a melhorar o idioma consideravelmente mais rápido do que um curso feito uma ou duas vezes por semana, no Brasil. É natural que isso ocorra, afinal, a imersão é completamente diferente,
Dessa maneira, você consegue estudar de manhã, ou a tarde, dependendo da instituição de ensino, e no contraturno pode turistar. Enquanto passeia, você também estará convivendo com a cultura local, e provavelmente, praticando o idioma do país que está visitando. Unindo literalmente, o útil ao agradável.
Vale destacar que as escolas de idiomas contam com calendários repletos de atividades. Algumas delas são gratuitas, como a ida a um parque ou museu, e outras são pagas direto na coordenação de atividades. O que acontece com viagens e alguns outros passeios. O bacana dessas atividades é que você consegue se organizar junto com a turma da sua sala de aula, e assim passear com amigos, o que deixa a experiência ainda mais leve.
Curso de idiomas com o seu perfil
Sem sombra de dúvidas, um dos aspectos mais importantes para a escolha de cada pessoa. O curso pode ter alguns filtros, dependendo da escola e do país. Como por exemplo, estudar o vocabulário voltado para Business no idioma escolhido.
Não menos importante, todas as instituições aplicam teste de nivelamento para absolutamente todos os alunos. Dessa maneira, é possível entender como está o seu conhecimento no idioma, e lhe colocar numa turma que esteja na mesma página.
Por fim, as vezes existe opções de idade. Podendo ser cursos para maiores de 25, 35 ou 40 anos, por exemplo. Mas nesse quesito, fazemos um importante adendo. Turmas que são divididas por idade, quando estão em níveis mais iniciantes, costumam ser majoritariamente de pessoas da América Latina (Brasil incluído). Ou seja, o mix de idade é menor. Isso ocorre porque na maioria dos outros continentes, as pessoas aprendem os outros idiomas ainda muito jovens. Nesse caso, é bom ter essa informação para trabalhar as expectativas.
Como funciona o certificado?
Ao final do curso, se você tiver o mínimo de presença nas aulas que é exigido pela instituição de ensino, você recebe um certificado de participação do curso. Nele, vem a informação de qual nível você finalizou o curso, e também a equivalência com certificados internacionais, como IELTS e TOEFL, para que se tenha uma base de qual nível, provavelmente, você estará caso faça a prova.
Vale destacar, que caso você queira fazer upload da informação de seu certificado no LinkedIn, ou até mesmo no seu currículo, é mais do que recomendado. A experiência por si só, já faz toda a diferença para quem está recrutando. Todavia, sabemos da importância de poder comprovar o nível do conhecimento do idioma.
Caso você queira conhecer um pouco mais sobre as possibilidades de intercâmbios, nos chame para conversar. Por fim, para ficar por dentro das novidades e receber diversas dicas sobre educação no exterior, nos siga nas redes sociais @wtaintercambio.
Publicado originalmente no blog: wta Intercâmbio.
Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.