Como é fazer Intercâmbio na Irlanda do Norte?

Belfast Como é fazer Intercâmbio na Irlanda do Norte?Os brasileiros estão tradicionalmente acostumados a realizar intercâmbio para a Irlanda (República da Irlanda), mas poucas vezes pesquisam ou sabem algo sobre a Irlanda do Norte. Aos desavisados, vale constar que são dois países diferentes, um ao sul e um ao norte de uma imensa ilha no continente Europeu.

A Irlanda do Norte é um dos quatro países que fazem parte do Reino Unido, junto com Inglaterra, Escócia e País de Gales. A moeda utilizada no país não é o Euro, e sim a libra esterlina. Em primeiro lugar, vale começar com uma curiosidade que pouquíssimas pessoas sabem. O navio mais famoso do mundo, o Titanic, foi construído em Belfast, a capital do país. Inclusive, eles têm um museu todo dedicado para sua história, os que gostam do filme, com certeza irão conferir, em detalhes, sua história.

Intercâmbio na Irlanda do Norte

Os dois intercâmbios mais comuns no país, são:

Curso de Idiomas – Programas que podem ter de uma semana a até um ano de duração, os estudantes que realizam esse tipo de estudo no exterior, vão com o objetivo de aprimorar o inglês. A acomodação durante essa experiência pode ser tanto em casa de família, quanto em residência estudantil. Em alguns raros casos, tem pessoas que preferem contratar um hotel ou AirBNB à parte;

Programa Universitário – A realização de uma graduação ou pós-graduação/mestrado em um país do Reino Unido. Com algumas das melhores universidades do mundo, a Irlanda do Norte acaba sendo uma excelente opção para quem tem proficiência do inglês. Aliás, um ponto que todo estudante universitário costuma colocar na balança, é o valor de investimento. Que nesse caso, é proporcionalmente mais alto que um curso de idiomas. As acomodações para esse tipo de intercâmbio variam de acordo com a universidade.

6 Curiosidades e Atrações da Irlanda do Norte

1 – Pertence e ao mesmo tempo, não é…

A Irlanda do Norte faz parte do Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte), mas não faz parte da Grã-Bretanha (Inglaterra, País de Gales e Escócia). A Irlanda do Norte também não faz parte da República da Irlanda. Este tem sido o caso desde a divisão do país na Revolta da Páscoa de 1922. No entanto, não há fronteira quando você cruza os países; pode-se simplesmente cruzar livremente, sem quaisquer pontos de verificação ou paradas.

2 – “Game of Thrones” movimentou a economia local

A Irlanda do Norte é onde  a série Game of Thrones foi filmada – tanto no estúdio quanto nas locações. Este foi um grande boom para a economia local. Isso ocorreu porque diversos passeios foram desenvolvidos em torno dos pontos turísticos. Locais adicionais também estão sendo desenvolvidos como futuros destinos turísticos. Os locais famosos da série incluem Dunluce Castle, Dark Hedges, Ballintoy Harbor e Magheramourne.

3 – A incrível Giant’s Causeway

Giant's Causeway

Incrível é uma palavra que define bem as calçadas gigantes, que foram forjadas por consequência de causas naturais. Com mais de 40.000 colunas, este Patrimônio Mundial da UNESCO se formou há milhões de anos a partir de algum tipo de erupção vulcânica, que eventualmente ocorreu no local.

Ah, e lembre-se, é grátis visitar Giant’s Causeway, mas você vai precisar pagar se quiser explorar o Centro de Visitantes. Siga pela arcada lateral do centro de visitantes ou, se não tiver medo de altura, explore-a através das falésias.

4 – Explore Belfast

A principal cidade do país é cheia de lugares lindos e de muita história. Se você tiver tempo, dê um passeio para ver a Prefeitura de Belfast e o Castelo de Belfast. É provável que faça a visita ao Titanic Belfast, que conta com mais de nove galerias mostrando tudo sobre o Titanic. Vá para o HMS Caroline, a Catedral de Belfast, a Crumlin Road Gaol e delicie-se com uma comida incrível em restaurantes como Ox, James Street South, The Muddlers Club e Howard Street.

5 – Visite a Old Bushmills Distillery

Inegavelmente, quase que uma parada obrigatória aos visitantes na Irlanda do Norte, provar um pouco de uísque irlandês! Vá para a destilaria mais antiga em funcionamento nas margens do rio, na pitoresca vila de Bushmills. Eles têm feito pequenos lotes de whisky à mão por mais de 400 anos. Em resumo, a destilaria é mais antiga do que alguns países! Você pode se programar para um tour e experimentar também! Apenas certifique-se de ter um motorista designado com você. Visto que, é sempre bom lembrar, se beber, não dirija!

6 – Caminhada pelos penhascos de Magho e Lower Lough Erne

Magho e Lower Lough Erne

Localizado no extremo oposto de Belfast, os penhascos de Magho e Lower Lough Erne são um dos melhores lugares na Irlanda do Norte para vistas do campo e a realização de trilhas. Uma vez por lá, certifique-se de explorar, fazer um passeio pela floresta, ou caminhar próximo a um dos penhascos. Toda a área é deslumbrante e muita tranquila. Por isso, quem visita diz que traz uma paz inestimável.

Custo de Vida em Belfast

Como é fazer Intercâmbio na Irlanda do Norte?

Um dos aspectos para colocar na sua planilha de planejamento para o intercâmbio na Irlanda do Norte, é o custo que terá no seu dia a dia por lá. De acordo com informações do Numbeo, site especializado no custo de vida de cidades ao redor do mundo, morar em Belfast pode ser mais econômico do que morar em outros grandes centros do Reino Unido. Por exemplo, você economiza mais morando por lá do que em Edimburgo ou em Londres. Abaixo é possível conferir alguns custos básicos (valores referentes a outubro/20):

– Passe Mensal do Transporte Público – 58.00 £
– Mensalidade de uma acadêmica – 27.00 £
– Ticket para ir ao cinema – 7.25 £
– Aluguel por mês em apartamento no centro – 629.28 £
– Aluguel por mês em apartamento fora do centro – 458.64 £

Clima em Belfast

Sem dúvida, algo que a maioria dos viajantes costuma colocar na balança, a temperatura média na época em que vai viajar. Uns gostam do calor, outros do frio. No entanto, para alguns, pouca diferença faz como serão as temperaturas durante a viagem. Por ser uma cidade que está bem ao norte do planeta Terra, a maior parte dos dias durante o ano, é fria. A media de temperaturas é a seguinte:

– Primavera: Médias entre 6 e 17 graus;
– Verão: Médias entre 11 e 19 graus;
– Outono: Médias entre 4 e 13 graus;
– Inverno: Médias entre 4 e 8 graus.

Dessa forma, é possível ter um norte sobre o que lhe agrada e o que não acha tão interessante sobre o país. Além de optar se é uma escolha que você se identifica, também consegue analisar qual a melhor época para você realizar a viagem. Vamos começar a planejar o seu intercâmbio para a Irlanda do Norte?


Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e, em seguida, passe a receber todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *