Fronteiras reabrindo, e agora?

Fronteiras reabrindo, e agora?

Antes de mais nada, é bom dizer que o momento é positivo. Apesar de estarmos passando por uma situação extremamente difícil no Brasil, existe um movimento de abertura de fronteiras ao redor do mundo. Por essa razão, trazemos um artigo completo que fala sobre as fronteiras reabrindo, e agora? O que fazer nesse momento?

Ainda assim, o Brasil está, perante o mundo, com um certo delay. Por isso as restrições de ida para outros países ainda existe, e pode ser bem rigorosa. Dessa maneira, separamos algumas situações diferentes, para os mais diversos tipos de intercâmbio. Listamos elas a seguir.

Fronteira aberta, com quarentena em outro país

Fronteiras reabrindo, e agora?

Essa é uma das situações, ainda complexas. Pois nesse cenário, é necessário fazer quarentena, de uma semana a até 15 dias, em algum outro país. Um exemplo de país que está agindo dessa forma nesse momento, é os Estados Unidos para visto de turista. Ou seja, os alunos que ficarão pouco tempo no país, até 3 meses estudando, com uma carga horária de até 18 horas por semana.

No cenário desse momento (pode mudar em qualquer dia ou semana), os alunos ficam hospedados por 15 dias em países de escala, como por exemplo o Panamá ou o México. Todavia, vale lembrar, que nesses locais, é necessário que sejam respeitadas as regras sanitárias. Fazendo isso de maneira segura, é possível chegar nos países que estão com regras como essa.

Após a quarentena, a pessoa chega no país de destino para estudos. Por lá, normalmente existem algumas medidas de segurança, como por exemplo realizar um novo teste PCR ao chegar. Somente depois de seguir tudo o que for solicitado, o estudante está livre para ir para sua acomodação, e na mesma semana, iniciar os seus estudos.

Fronteira aberta, com quarentena no país

Fronteiras reabrindo, e agora?

Enquanto isso, países como o Canadá seguem essa regra, um pouco menos burocrática por você não ter que parar em outro país. Mas ainda assim, exige que você separe um dinheiro considerável para realizar a quarentena. Na regra atual do Canadá, os alunos com visto de estudante, que ficarão períodos de 6 meses ou mais, podem realizar o período de quarentena no próprio país.

Porém, o aluno internacional precisa respeitar a acomodação de quarentena, que será monitorada. Cada instituição de ensino conseguiu aprovar a entrada de seus estudantes divulgando para o governo canadense, e especificando, qual a acomodação que o estudante ficará durante os 15 primeiros dias. A maioria dos Colleges, por exemplo, exigem que os alunos fiquem em hotéis pré-determinados.

Finalmente, ao finalizar o período de quarentena, o aluno poderá ter uma vida normal. Todavia, nunca é demais lembrar, que é necessário que sempre se respeite as regras locais. Muitos países seguem exigindo a utilização de máscaras. Podem inclusive, ter regras bem mais restritivas que o Brasil. Boa parte dos países ao redor do mundo defende fortemente lockdowns e isolamentos sociais mais restritivos que os que aconteceram no Brasil.

Fronteira com entrada livre para quem recebeu a vacina

Vacina

Sem sombra de dúvidas, o melhor dos cenários. Apesar de sabermos que, nesse momento, ainda é a minoria da população que conseguiu receber a imunização completa de alguma das vacinas aprovadas no Brasil. Nesse cenário, a pessoa que comprova que recebeu as duas doses da vacina, ou então a dose única (quando aplicável), pode embarcar e desembarcar sem fazer quarentena.

Ainda são poucos os países que estão seguindo essa lógica. Porém, os que estão começando a abrir as fronteiras dessa forma, tem liberado entrar com qualquer uma das vacinas aprovadas pela OMS. Nesse sentido, temos boas notícias. A organização já aprovou 6 vacinas, sendo que as 4 que são distribuídas no Brasil, estão entre elas, AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer e Janssen.

Logo, não tem essa história de “escolher vacina para poder viajar o mundo”. Isso é um grande mito. Todas as vacinas liberas no Brasil são igualmente seguras e com aprovação da OMS. A previsão dos próximos meses são bem promissoras. Existe uma grande expectativa que com o aumento da vacinação no mundo todo, diversos países passem a facilitar a entrada. É a hora de tirar o intercâmbio do papel.

Se quiser tirar as dúvidas sobre o país que deseja fazer intercâmbio, entre em contato com dos nossos consultores. E para ficar por dentro das novidades e receber diversas dicas sobre educação no exterior, nos siga nas redes sociais @wtaintercambio.


Publicado originalmente no blog: wta intercâmbio.

Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *