Uma das principais questões quando falamos de África do Sul, como destino de intercâmbio, é sobre o tipo de comida que costumam consumir por lá. Apesar da cultura ser apaixonante, os pratos não costumam assustar. Um ou outro é muito diferente do que costumamos ver no Brasil. Trazemos hoje 3 pratos típicos da África do Sul.
Bunny Chow
Um prato bastante simples, feito com um curry caldoso de legumes, carneiro, frango ou peixe, que depois de pronto, é colocado dentro de uma metade de pão sem miolo. Sua origem, no entanto, é um tanto quanto controversa.
Porém, tudo indica que o prato surgiu no início do século XIX, quando uma grande parte de imigrantes indianos foi “levada” para trabalhar nas plantações de cana de açúcar do condado de KwaZulu-Natal e precisavam achar uma maneira de transportar suas refeições.
De qualquer forma, é um prato que é fácil de encontrar em diversos restaurantes. Tanto na região de Cape Town, quanto em outras cidades, como por exemplo, Durban. Ah, vale destacar que bunny não tem nada a ver com coelho, ok? A origem do nome desta iguaria pode ser resultado da adaptação para inglês das palavras indianas “baniya” ou “banyan”.
Melktert
A Melktert, que significa “torta de leite” na língua africâner, é uma sobremesa clássica sul-africana. Consiste em uma torta com crosta de massa doce, preenchida com um creme leve e cremoso à base de leite, farinha, açúcar e ovos. É servida polvilhada com canela em pó, gelada ou em temperatura ambiente.
Sim, é um daqueles pratos que só de descrever, já dão água na boca. Por ser muito popular, existe uma grande diversidade de restaurantes, principalmente no centro das principais cidades do país, que disponibilizam o prato por preços bem acessíveis.
Avestruz
Bastante peculiar para os brasileiros, a carne de avestruz é uma iguaria típica da África do Sul. Ao contrário do que muitos imaginam, a carne não tem um gosto muito forte, e costuma agradar o paladar da maioria das pessoas que estão acostumadas a consumir carne bovina e de frango.
Os pratos que incluem a carne de avestruz são dos mais diversos. Atualmente, é tanto servido acompanhando arroz e outros grãos, quanto nos mais diferentes tipos de lanches. Ah, e é possível encontrar também em churrascarias, que não são tão populares como no Brasil, mas estão presentes no país.
Para ficar por dentro das novidades e receber diversas dicas sobre educação no exterior, nos siga nas redes sociais @wtaintercambio.
Publicado originalmente no blog: wta intercâmbio.
Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.