A possibilidade de você conhecer alguém que já foi ou deseja ir para a Irlanda é grande. Nos últimos anos, o país está entre os mais procurados para a realização de um intercâmbio. Por isso, trazemos hoje o artigo Irlanda: Por que é uma das queridinhas entre brasileiros? O objetivo é trazer um leque de informações, algumas mais conhecidas, e outras nem tanto. Mas que, de modo geral, poderão te ajudar a entender se é um país que faz sentido para o seu perfil.
Primeiramente, vale destacar que a Irlanda está reabrindo suas fronteiras. Essa é uma preocupação que, em razão da pandemia, está em alta. E já começamos com boas notícias. Para os alunos internacionais, o que inclui os brasileiros, a Irlanda criou um cronograma completo, especificando as regras para os próximos meses. Confira aqui todos os detalhes. Dessa maneira, não é preciso sequer fazer quarentena, apenas um teste antes de viajar, comprovando que não está com COVID.
Oportunidade de estudo e trabalho
Uma possibilidade que chama a atenção dos estudantes, é a de poder trabalhar legalmente no país. E nesse sentido, a Irlanda traz esse benefício com algumas características muito boas. Nesse sentido, começa pelo período do programa de intercâmbio. Para que você possa receber a permissão de trabalho, é necessário se matricular em um programa de longa duração, com 25 semanas de curso. Ou seja, em torno de 6 meses em que você ficará estudando.
Porém, o programa em si, dura um pouco mais. Em torno de 8 meses. Isso ocorre porque após os 6 meses de estudo, o aluno internacional tem o direito de ficar 2 meses no país apenas trabalhando, caso assim deseje. Enquanto estuda, pode trabalhar meio período, o equivalente a 20 horas por semana. Além disso, após o término do período de estudos, em algumas épocas do ano, é possível trabalhar por período integral, o que equivale a 40 horas por semana.
O salário mínimo da Irlanda está entre os maiores da Europa. São mais de 10 Euros por hora trabalhada. O país também costuma ter uma boa demanda de empregos. Porém, é sempre bom frisar, quanto melhor for o seu conhecimento do inglês, maiores serão as possibilidades de conseguir um emprego em áreas mais específicas. Quando a pessoa tem um nível básico a intermediário, normalmente trabalha em serviços ligados a atendimento e limpeza.
Ótimo custo-benefício
Sempre que possível, os intercambistas costumam colocar na balança os custos de seus investimentos. E estão certíssimos em fazer isso. Com esse tipo de atitude, é possível entender se vale a pena realizar determinada viagem para estudar no exterior. Dessa forma, os alunos conseguem analisar se o país está dentro dos objetivos de cada um.
Por exemplo, o programa de estudo e trabalho da Irlanda costuma ter um dos melhores valores de investimento, ao mesmo tempo em que a duração do programa é maior do que para outros países. Quando se compara com outros destinos, tanto dentro, quanto fora da Europa, o veredito é quase que unânime. Vale a pena investir para fazer intercâmbio na Irlanda.
Além disso, o governo irlandês permite que os alunos façam a extensão do programa de estudo e trabalho por até 2 anos. Um período consideravelmente maior do que a maioria dos países ao redor do mundo. Dessa maneira, seja por valor de investimento, ou pelo aprimoramento do idioma, cada aluno pode estudar o idioma por um longo período, enquanto trabalha legalmente no país. Após esse período, uma próxima extensão precisa ser feita para um curso de ensino superior.
Conhecendo um pouco mais da Irlanda
Os pontos positivos sobre o país são inúmeros. Mas separamos alguns dos principais, para que você tenha uma ideia de como é a Irlanda. Comecemos falando sobre a população. Os moradores locais do país são extremamente receptivos. É um dos pontos altos. Ser bem recebido em um país do qual você não conhece nada, nem ninguém, faz uma grande diferença, principalmente no começo do intercâmbio. É fácil encontrar irlandeses sendo atenciosos e sorrindo, seja a rua, ou nos estabelecimentos.
Não podemos deixar de citar os pubs e baladas. Bastante populares no país, os pubs costumam estar presentes nas regiões centrais das cidades menores, e em diversos bairros nas cidades maiores. Quando falamos de Dublin, uma região conhecida como Temple Bar concentra dezenas de opções, para todos os perfis de público. Assim, pode ter certeza que não faltarão possibilidades do que fazer nas noites irlandesas!
Todavia, não paramos por aí. Para a galera que gosta de cultura, o que não faltam, são museus. O país valoriza muito sua história, e isso é nítido em qualquer visita que você faça. Só em Dublin, existem algumas quadras que são reservadas para diversos museus, que contam com uma diversidade histórica gigante. É comum, inclusive, vivenciar muitas crianças visitando esse tipo de instituição.
Por último, aos que gostam de natureza, a ilha esmeralda promete agradar. São muitos os pontos turísticos naturais, como é o caso dos Cliffs of Moher, penhascos que estão entre os locais mais visitados do país. A Irlanda também conta com diversas montanhas, florestas, cachoeiras e rios. Boa parte, com trilhas, e até mesmo guias turísticos, em algumas ocasiões. As escolas parceiras da TravelMate contam com um calendário de atividades semanais, que incluem muitos desses passeios. Se quiser entender melhor, consulte um dos nossos especialistas.
Facilidade de viajar pela Europa
Você provavelmente já escutou falar que viajar pela Europa é barato, certo? Pois saiba que quando falamos da Irlanda, os valores são ainda mais atrativos. A Ryanair é uma das companhias de low coast (baixo custo) mais populares do continente. Os principais voos saem da Dublin, na Irlanda. Como consequência, os preços para diversos países são bem atrativos.
Em outras palavras, dependendo da antecedência, é possível comprar passagem de ida e volta para outros países, como por exemplo, Itália, Espanha e Portugal, por menos de 20 euros. Isso equivale a mais ou menos duas horas de trabalho na Irlanda. Por essa razão, muitos dos alunos internacionais conseguem, durante o intercâmbio, conhecer muitos países na Europa.
Todas as vezes que pensar sobre essa possibilidade, lembre-se que pela Europa também é possível viajar de ônibus, carro, trem, e até mesmo fazer um mochilão, indo de cidade em cidade. Portanto, para aqueles que pensam em morar num lugar que abra um leque de possibilidades nesse sentido, a Irlanda é um destino muito assertivo. E você? Está esperando o que para chamar um consultor da TM para conversar sobre o seu intercâmbio?
Se quiser ler um pouco mais sobre como funciona o programa de estudo e trabalho na Irlanda, temos uma página completa, cheia de informações úteis e relevantes. Não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais @travelmateintercambio para ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos, dicas, promoções e condições exclusivas!
Publicado originalmente no blog: TravelMate.
Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.