Se você pensa em fazer um intercâmbio para aprimorar o idioma espanhol, e quer fazer isso de maneira um pouco mais econômica, esse artigo é pra você! Trazemos hoje alguns países na América do Sul para fazer intercâmbio.
Primeiramente, é bom frisar que o continente sul-americano está cada vez mais popular. Nesse momento, as passagens aéreas passam a ser um grande atrativo. Enquanto muitos destinos ao redor do mundo estão com passagens extremamente caras, a América do Sul conta com alguns valores um pouco melhores.
Chile
Um dos principais vizinhos da região, a cidade mais popular para fazer intercâmbio é a capital Santiago. Com pouco mais de 18 milhões de habitantes, o país se tornou referência no continente ao ter uma ampla e avançada vacinação contra COVID. Como resultado, os moradores de lá, já estão conseguindo normalizar a vida, em diversos aspectos.
O povo chileno é bastante conhecido por ser hospitaleiro. Ou seja, você não deverá ter dificuldades de socialização durante um intercâmbio no país. Todavia, sempre é válido pesquisar um pouco sobre o país de destino no qual você irá ficar. Por outro lado, também é muito chamativo o fato do país ter um custo de vida consideravelmente baixo, sendo possível viver por lá de maneira econômica, a depender de sua rotina.
Outra frente que chama bastante atenção no Chile, é a cultural e turística. São inúmeros lugares e pontos turísticos para visitar. Tanto em Santiago, quanto em tantas outras regiões no interior do país. Eles têm o costume de valorizar a cultura local, o que faz toda a diferença na hora que os estrangeiros realizam essas visitas. Ah, vale lembrar que por lá, assim como na maioria dos países, é possível se hospedar tanto em casa de família, quanto em residência estudantil.
Argentina
Impossível não citarmos nossos hermanos em um artigo como este. Além da boa receptividade, a Argentina conta com uma gastronomia riquíssima, que conquista pelo paladar os seus visitantes. Seja em Buenos Aires, ou em outras regiões, como a de Córdoba, o que não faltam são opções de restaurantes para almoçar ou jantar. Tem para todos os gostos e bolsos.
Porém, não só a isso se resume o país. Como boa parte dos brasileiros costumam acompanhar, eles também são referência em futebol e em alguns outros esportes. Então, se você se identifica com eventos esportivos, pode ser um ótimo lugar para você melhorar o seu espanhol. Todavia, se preferir passeios em museus ou algo nesse sentido, a Argentina também não deixa a desejar, não faltam opções para visitar.
Por fim, a Argentina tem um custo de vida relativamente alto, mas é uma das referências em qualidade de vida do continente. Dessa forma, a escolha do país pode ser excelente, desde que haja um bom planejamento financeiro antes da viagem. Como existem alguns destinos possíveis, uma boa dica é fazer uma profunda análise do perfil de cada uma das cidades, pois de uma para a outra muda bastante coisa.
Uruguai
Com uma das menores populações do continente, o Uruguai conta com pouco menos de 3 milhões e meio de habitantes. O tamanho da população é menor do que algumas cidades brasileiras, como é o caso de São Paulo e Rio de Janeiro. Apesar do tamanho relativamente pequeno, o país tem o 3° melhor IDH da América do Sul, ficando atrás apenas do Chile e da Argentina.
Os intercâmbios no país costumam ser para a capital, Montevidéu. A cidade concentra a ampla maioria de habitantes locais, só por lá está mais de 1/3 de toda a população. Além disso, a região é conhecida pela diversidade de pontos turísticos a céu aberto. Alguns bons exemplos são a Praça da Independência e o monumento da mão.
Dessa forma, é fácil visitar diversos locais sem gastar nada, ou investindo pouco. E querendo ou não, quem não gosta de fazer uma viagem que é culturalmente rica, mas ao mesmo tempo, econômica? Outro ponto positivo, é que pelo país ser pequeno, visitar outras cidades de ônibus, ou alugando um carro, é muito fácil e rápido. Com um bom planejamento, você conhece pontos turísticos em diferentes partes do país nos finais de semana que estiver livre.
Peru
Um dos pouquíssimos países do mundo que conta com uma das 7 maravilhas do mundo, Machu Picchu, que fica na Cordilheira dos Andes. Porém, vale destacar que os intercâmbios costumam ocorrer em Lima, a capital do país, que é um pouco distante. Sendo assim, normalmente os estudantes internacionais se planejam para ficar em viagem de sexta até o final do domingo, e ter a experiência de conhecer o local.
O povo peruano é mais tímido do que outras populações da região, entretanto, são culturalmente muito ricos. Ao conseguir quebrar a primeira barreira, o que não faltará é assunto. Principalmente se você quiser entender um pouco mais sobre a cultura local. As acomodações mais comuns são em casa de família, porém, também existem algumas possibilidades de residência estudantil.
Uma das principais dicas para quem passa a morar em Lima, seja por um curto ou longo período, é visitar o centro histórico da cidade. Ele é bem amplo, com diversos locais para que você possa passear. Normalmente, precisa de alguns dias para conseguir conhecer tudo. É super válido após as aulas fazer uma caminhada pela região.
Colômbia
De todos os destinos que citamos neste artigo, a capital Bogotá é o mais distante do Brasil (a depender de onde você mora). Porém, é também um dos mais encantadores. O povo colombiano está sempre entre os mais carismáticos e receptivos, não só do continente, mas do mundo todo. É comum quem volta do país ter essa sensação de encantamento que os colombianos passam.
Apesar de não ser enorme, o país tem uma população bem grande, está entre as maiores do continente, com pouco mais de 50 milhões de habitantes. O principal destino é realmente a capital Bogotá, onde vivem pouco mais de 7 milhões de pessoas. Assim como na Argentina, a gastronomia local é um evento à parte. Com certeza, visitar alguns restaurantes é algo que trará muito sabor à sua rotina.
Se por acaso você gosta de música, a cidade é feita pra você! Reconhecida pela Unesco, em 2012, como uma cidade musical, Bogotá é a expressão de várias culturas sustentadas em suas esquinas. Conhecer essa cidade é fazer um passeio pela história de um país encantador e apaixonante. Se é algo nesse sentido que está procurando, pode colocar na sua lista de possibilidades.
Caso você queira conhecer um pouco mais sobre as informações de intercâmbio na América do Sul, nos chame para conversar. Por fim, para ficar por dentro das novidades e receber diversas dicas sobre educação no exterior, nos siga nas redes sociais @wtaintercambio.
Publicado originalmente no blog: wta intercâmbio.
Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.