A Irlanda é um país popular entre os intercambistas brasileiros. Porém, o que poucas pessoas abordam, é a parte que envolve os restaurantes do país. Mais especificamente da capital. Sendo assim, trazemos um artigo que conta um pouco da gastronomia de Dublin. Com detalhes e dicas de quais restaurantes podem ser visitados, e também abordando o custo-benefício dos mesmos, que é algo que é sempre bom saber.
Irish Stew
Comecemos com um dos pratos mais conhecidos da região, o Irish Stew. Mas o que seria isso? Trata-se de um ensopado – também chamado como guisado – feito com carne de cordeiro, batata, cebola, cenoura e salsa picada.
Esse prato tradicional da Irlanda também possui uma variação feita com carne bovina e cerveja Guinness. É uma refeição bastante consumida no longo e úmido inverno irlandês. Para que a carne fique bem macia, ela é cozida lentamente, durante cerca de 2h30.
É um prato do qual você consegue encontrar em alguns restaurantes da cidade, principalmente na região central. É servido tanto de maneira individual, quanto coletiva. Muitas vezes com prato que serve duas pessoas, mas em alguns lugares é possível servir pequenos grupos de 3 ou 4 pessoas. O que ajuda a poupar dinheiro com a refeição.
Colcannon
E é claro que não iríamos deixar de fora os leitores que são vegetarianos. Se você não consome carnes, esse prato pode ser uma excelente opção. Montado com ingredientes vegetais, o Colcannon é facilmente encontrado em diversas regiões de Dublin. Além de ser extremamente saboroso.
Dessa forma, o Colcannon é uma comida irlandesa preparada com repolho, batatas e alho. As batatas são amassadas e temperadas para serem misturadas à cebola dourada na manteiga e no creme de leite.
Esse preparo servirá de cobertura para o repolho picado em pedaços grandes. É servido com manteiga, porém, caso você não seja vegetariano, pode ser servido com bacon ou carne vermelha. Os ingredientes, por serem simples, são encontrados com facilidade nos mercados, caso você prefira montar o prato na acomodação que estiver lhe hospedando.
Irish Breakfast
Se você quer ter uma grata surpresa, é só pedir em qualquer restaurante um Irish Breakfast, porém, antes é bom você saber o que costuma ter nesse prato. Isso porque ele é bem mais complexo do que estamos acostumados quando pensamos em refeições pela manhã.
Não há nada mais pesado e com cara de almoço que um autêntico café da manhã irlandês. É uma das curiosidades da cultura da Irlanda, uma vez que é bem diferente do que estamos acostumados no Brasil, é uma realidade consideravelmente diferente.
Essa refeição típica da Irlanda leva salsichas, fatias de bacon, cogumelos, ovos fritos, white pudding (linguiça de porco), black pudding (linguiça de sangue), tomate frito, feijão com molho e torradas. Para beber, chá ou café. Como você pode notar pelos alimentos incluídos no prato, é praticamente um almoço completo para os brasileiros.
Fish & Chips
Se você pensou que somente na Inglaterra que você encontraria o famoso Fish & Chips, já te adiantamos que pensou errado! Pois é, esse clássico prato britânico também é muito consumido na Irlanda, entrando no topo da lista de itens da culinária irlandesa. E é uma opção que não tem erro, praticamente todo mundo gosta.
Seja na Inglaterra, na Escócia, no País de Gales ou na Irlanda, saborear essa refeição feita com peixe empanado frito e batatas fritas wedges é algo quase que obrigatório e, convenhamos, delicioso. Porém, fica o adendo, escolha bem o restaurante que você irá consumir este prato. Em alguns lugares, a preparação deixa a desejar, e pode lhe deixar com uma má primeira impressão.
Scones
Scones são pães típicos da culinária da Grã-Bretanha, geralmente feitos de farinha de trigo ou farinha de aveia. O sabor do bolinho é adocicado e leva uma cobertura de creme de ovos, mas há variações salgadas também.
Os Scones foram escolhidos como o representante da República da Irlanda para Café Europeu durante a Presidência Austríaca da União Europeia em 2006. Eles entram na categoria de pães rápidos, sendo muito consumidos no chá da tarde.
Os Scones são bastante populares em outros países, como na Argentina e no Uruguai, nossos vizinhos na América Latina. Os doces foram levados para lá por imigrantes irlandeses, ingleses e escoceses e por imigrantes galeses na Patagônia.
Trufas irlandesas
Por fim, separamos uma iguaria que vale ser apreciada após uma boa refeição. Ou então, durante um café da tarde, acompanhado com alguma bebida mais leve. Como você irá consumir, vai de como preferir, só não vale sair do país sem provar essa delícia!
Ainda na lista de sobremesas, a comida irlandesa também conta com doces que levam bebidas alcóolicas, é o caso das Trufas Irlandesas de Uísque. Quem não gosta de misturar um doce com um pouco de álcool, não é mesmo?
A receita da preparação do doce tem origem na culinária suíça que mistura o chocolate com creme de leite fresco e manteiga. No fim há o toque irlandês que deixa a receita ainda mais gosta, que é o uísque tradicional do país.
Caso você queira conhecer um pouco mais sobre as possibilidades de intercâmbio em Dublin nos chame para conversar. Por fim, para ficar por dentro das novidades e receber diversas dicas sobre educação no exterior, nos siga nas redes sociais @wtaintercambio.
Publicado originalmente no blog: wta Intercâmbio.
Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.