O país, que tem fortes ligações com os brasileiros, tem uma cultura extremamente rica. Dito isso, trazemos algumas tradições de Portugal. Sejam elas referente a alimentação, eventos locais, ou até mesmo sobre atitudes das pessoas, o que não falta é diversidade.
Pastel de nata
Também conhecido como pastel de Belém, o correto é chamarmos de pastel de nata. O de Belém é um específico, localizado em Lisboa, em frente à Torre de Belém. É um doce tradicional da culinária portuguesa e que tem um lugar especial no paladar dos brasileiros. A massa dele é feita com apenas quatro ingredientes: água, sal, margarina folhada e farinha de trigo. O recheio do pastel de nata traz o sabor da casca de limão e da essência de baunilha.
Vinhos
Muitos brasileiros não sabem, mas a exportação vinícola portuguesa teve início durante o Império de Roma. As exportações contemporâneas tiveram o seu desenvolvimento com as trocas comerciais com o Reino Unido, depois da assinatura do tratado de Methuen, igualmente conhecido como Tratado dos Panos e Vinhos, assinado entre Portugal e a Grã-Bretanha, em 1703.
Azulejos Portugueses
É uma das marcas mais importantes de Portugal e uma das mais cobiçadas pelos turistas, especialmente pelos mais apaixonados por fotografia. Dessa forma, é comum ver milhares de fotografias no Instagram tiradas nas paredes de azulejos azuis tão característicos do nosso país. Sendo assim, esses azulejos cobrem muitos dos edifícios públicos e monumentos portugueses e retratam vários momentos da história.
Filigrana
A Filigrana Portuguesa é um trabalho artesanal, feito com fios muito finos e pequenas bolas de metal, soldadas de forma a compor uma forma. As peças mais famosas são os corações de Viana. Ou seja, são uma tradição viva na Região Norte, sendo usadas pelas noivas nos seus vestidos e pelos ranchos folclóricos do Minho, que aplicam estas peças aos seus trajes femininos.
Caso você queira conhecer um pouco mais sobre as possibilidades de intercâmbios, nos chame para conversar. Por fim, para ficar por dentro das novidades e receber diversas dicas sobre educação no exterior, nos siga nas redes sociais @wtaintercambio.
Publicado originalmente no blog: wta Intercâmbio.
Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.