St Patrick’s Day: tudo sobre a história, onde celebrar e mais

A história e os reflexos do St Patrick's DayA data mais popular da Irlanda, que com o passar dos anos, se tornou muito conhecida em diversos locais do mundo, o Saint Patrick’s Day se tornou uma referência no país. Pensando nisso, o artigo de hoje é sobre o St Patrick’s Day: tudo sobre a história, onde celebrar e mais. Contamos um pouco da história do padroeiro da Irlanda, assim como falamos sobre como é comemorada a data atualmente.

A história do St Patrick’s Day

Ao contrário do que a maioria pensa, St. Patrick não é irlandês, ele nasceu na Grã-Bretanha romana no final do século IV, ele foi sequestrado aos 16 anos e levado para a Irlanda como escravo. Segundo as histórias, ele conseguiu escapar. Porém, optou por retornar ao país anos depois, para converter os irlandeses ao cristianismo. Na época de sua morte, em 17 de março de 461, ele havia estabelecido mosteiros, igrejas e escolas.

Muitas lendas cresceram em torno dele – por exemplo, que ele expulsou as cobras da Irlanda e usou o trevo verde para explicar a Santíssima Trindade. A Irlanda veio celebrar seu dia com eventos religiosos e festas. O Dia de São Patrício é comemorado no dia 17 de março, desde 1997.

Ou seja, apesar de ser um feriado majoritariamente conhecido pelas festas e pelo alto consumo de bebidas alcóolicas, é uma homenagem direta ao St. Patrick, que conseguiu agregar muito à Irlanda, mesmo passando por grandes dificuldades no país.

Os duendes são, provavelmente, baseados em fadas celtas

Os duendes são, provavelmente, baseados em fadas celtas

O Leprechaun ruivo e vestido de verde é comumente associado ao Dia de São Patrício. O nome irlandês original para essas figuras do folclore é “lobaircin”, que significa “sujeito de corpo pequeno”. A crença em duendes provavelmente decorre da crença celta em fadas – homens e mulheres minúsculos que podiam usar seus poderes mágicos para servir ao bem ou ao mal.

Nos contos populares celtas, os duendes eram almas mal-humoradas, responsáveis ​​por consertar os sapatos das outras fadas. É interessante analisar que, atualmente, já existem filmes que falam sobre os duendes e também, especificamente sobre o leprechaun. Alguns deles retratando as criaturas como sendo bondosas, enquanto em outras obras, a criatura é a grande vilã de filmes de terror.

Caso você tenha a oportunidade de visitar a Irlanda nessa data, o que não faltarão serão duendes espalhados pela decoração dos mais diversos estabelecimentos. Tanto em Dublin, quanto nas cidades menores, é uma cultura forte, espalhada por todo o território irlandês.

O trevo era considerado uma planta sagrada

O trevo era considerado uma planta sagrada

Este é outro reflexo interessante sobre sua história, o trevo de três folhas está associado à Irlanda há séculos. Era chamada de “seamroy” pelos celtas e era considerada uma planta sagrada que simbolizava a chegada da primavera. Segundo a lenda, Como citamos acima, São Patrício usou a planta como guia visual ao explicar a Santíssima Trindade. No século 17, o trevo tornou-se um símbolo do nacionalismo irlandês.

Fun fact: Apesar de poucos saberem, o trevo também é símbolo de uma cidade americana, Boston. Porém, é apenas uma grande coincidência, em nada tem a ver com a data comemorativa da Irlanda. Tradicionalmente, o trevo é encontrado pelas terras da ilha e estampado em muitos objetos de decoração. É comum também encontrar o trevo em árvores por todo o país.

As comemorações contam com cerveja verde

As comemorações contam com cerveja verde

A cerveja é uma das bebidas mais consumidas no Dia de São Patrício. Enquanto a cerveja irlandesa Guinness continua sendo uma das principais escolhas do St Patrick’s Day, uma tendência por lá, é a cerveja verde, que fica dessa cor em razão de corante que utilizam em sua solução.

Alguns se preocupam com o corante da cerveja verde, porém os foliões teriam que beber muito mais corante do que as cervejas contêm para causar problemas de saúde, de acordo com especialistas da área. Ou seja, a cerveja verde está liberada.

Não é surpresa que beber cerveja ou outras bebidas alcoólicas seja uma tradição na Irlanda, mas só vivendo na prática para entender como esse dia é ainda mais especial para os moradores locais. Por fim, vale reforçar que, se você for maior de idade e for consumir bebida, beba com muita moderação.

Cidades para visitar no St. Patrick’s day

Cidades para visitar no St. Patrick's day

Melhor do que comemorar o feriado junto com os irlandeses, é entender quais são as melhores regiões para fazer isso. Sem sombra de dúvidas, Dublin está no topo da lista. Tanto para quem deseja comemorar de maneira religiosa, quanto para quem pretende aproveitar alguma festa ou pub, o que não faltam são oportunidades na capital.

Todavia, se você prefere uma cidade menos agitada, a remota e pouco conhecida Kilkenny pode ser a escolha perfeita. Apesar de ser uma cidade pequena, a região conta com um festival que dura 5 dias, chamado de TradFest, que inclui diversos desfiles na época do padroeiro. Além dela, Galway também é uma ótima opção no interior da Irlanda. Porém, costuma ficar mais cheia, é um dos polos turísticos do país e conta com diversas opções do que fazer durante o feriado.

Finalmente, a cidade de Waterford tem um grande diferencial. Além de seu tradicional desfile, o ponto alto da cidade é histórico. O fato de ter sido a primeira cidade do país a declarar a data feriado. Antes de 1903, o Dia de São Patrício não era um feriado real em nenhum lugar da Irlanda. Foi a Waterford Corporation (essencialmente o conselho da cidade) que decidiu suspender os negócios durante o dia e declarar o Dia de São Patrício um feriado geral em toda a cidade.

Festas temáticas

Festas temáticas

Por último, mas não menos importante, temos as festas temáticas. Elas ocorrerem em diversas regiões do país. Nas cidades maiores, é comum que tenham desfiles com centenas de pessoas fantasiadas, cantando e dançando músicas típicas da Irlanda.

Enquanto isso, um caminho para quem deseja estar presente em uma festa, porém com um número menor de pessoas, as opções são os diversos estabelecimentos que se preparam para a ocasião. Desde pubs, super tradicionais na Irlanda, até algumas casas noturnas que contam com diversos descontos para atrair a população festeira.

Em ambas as opções, caso você queira, pode se vestir com as tradicionais roupas verdes, pensadas especialmente para a data comemorativa. Muitas pessoas compram até mesmo aparatos como as orelhas dos duendes e tantos outros detalhes para compor uma fantasia bem completa.

Se você gostou dessas dicas, e quiser maiores informações, converse com um de nossos especialistas e entenda todas as possibilidades. E não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais @travelmateintercambio para ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos, dicas, promoções e condições exclusivas!


Publicado originalmente no blog: TravelMate.

Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *