Um dos países mais desenvolvidos do mundo, além de ser um dos líderes mais fortes da União Europeia, a Alemanha é destaque internacional. Normalmente, com boas notícias sobre o país. É um exemplo de nação que conseguiu mudar muito em poucas décadas. Mas, como é fazer intercâmbio na Alemanha?
Hoje trazemos alguns detalhes que muitas vezes passam batido. Porém, são pontos importantes, que você com certeza irá notar se for morar na região. E é como nós sempre dizemos por aqui, informação nunca é demais. É importante você estar com as expectativas bem trabalhadas para quando chegar no destino do intercâmbio não ter grandes surpresas.
Destinos para intercâmbio na Alemanha
A Alemanha conta com alguns possíveis destinos para a realização do intercâmbio. Entre eles, temos a capital Berlim. Uma das maiores cidades da Europa. Sem sombra de dúvidas, é uma das opções nas quais você terá mais possibilidades do que fazer. Berlim atende bem quem gosta de cultura, e adora aproveitar um bom museu. Mas ao mesmo tempo, conta com diversas opções de bares e restaurantes, para os que apreciam uma boa gastronomia.
Todavia, se você preferir morar em uma cidade menor, não faltam opções, Frankfurt pode ser uma boa escolha. A cidade tem uma atmosfera que é um mix entre cidade grande e pequena. É moderna, e ao mesmo tempo arborizada, conta com muitos carros que são abastecidos à energia elétrica, porém do outro lado, contato com milhares de bicicletas na rua. Como a cidade é plana, facilita muito para quem prefere se locomover de bike. E não menos importante, ainda tem um metrô super eficiente, que atende muito bem a toda população.
Por fim, temos também Hamburgo, uma cidade pequena, no interior do país. Que é conhecida pelos seus diversos festivais durante o ano. O mais popular deles é o Oktoberfest. Durante o período festivo, a cidade lota de turistas, e costuma ter excelentes bebidas e comidas nas mais diversas regiões.
Comunicação na Alemanha
Apesar do idioma alemão ser muito difícil para os brasileiros, a comunicação no país tem algumas facilidades. A começar pelas pessoas. É muito comum você encontrar pessoas na rua que estão dispostas a te ajudar. Inclusive, se dispondo a falar inglês. Entretanto, vale destacar, que normalmente, as pessoas que conseguem se comunicar em inglês são os mais jovens. Os mais velhos costumam ter uma dificuldade maior.
De antemão, vale adiantar que as escolas parceiras da wta vão lhe ajudar bastante quando você chegar. O que não faltarão são dicas do que fazer na cidade, e até mesmo de onde ir nos mais diferentes horários. Outro aspecto que ampara os alunos, são os amigos que você faz na sala de aula.
Além disso, é claro que sempre vale utilizar os aplicativos de tradução caso necessário. O máximo que pode acontecer, é você estar em alguma loja ou restaurante, e sentir uma dificuldade um pouco maior para conseguir pedir. O bom é que vai ter história para contar sobre a viagem.
Como funciona para entrar e estudar na Alemanha?
Quando falamos especificamente de curso de idiomas, do aprimoramento do alemão, as possibilidades envolvem viajar tanto como turista (sem visto), quanto com o visto de estudante. Dessa maneira, vai depender de quanto tempo você ficará no país estudando.
Por exemplo, se você for estudar por até 12 semanas, o equivalente a mais ou menos 3 meses, pode entrar na Alemanha sem precisar de visto. O Brasil tem acordo com o país que para esse período, é possível entrar tendo em mãos apenas o passaporte e a documentação da escola e acomodação confirmada.
Enquanto isso, se você optar por um intercâmbio mais longo, onde vai ficar no mínimo 13 semanas, é necessário que solicite o visto de estudante. Atualmente, esse pedido é feito ainda no Brasil, e você embarca já com o visto no passaporte. Ao chegar na imigração, é só mostrar a documentação que consegue entrar com facilidade. A Alemanha não costuma ser um país famoso por dificultar a entrada dos estrangeiros no processo da imigração.
Informações gerais sobre a Alemanha
Por fim, vale destacar algumas informações sobre o país. Atualmente são em torno de 83 milhões de habitantes, onde boa parte da população é bilíngue, com domínio tanto do alemão, quanto do inglês. O fuso horário comparado com o Brasil está em torno de 3 a 4 horas a frente do horário de Brasília, a depender da época do ano.
A moeda utilizada no país é o Euro, que é majoritária entre os países do continente europeu. O custo de vida varia muito, de acordo com a cidade que você for morar. Nas cidades maiores o dia a dia sai mais caro. Ao mesmo tempo que, se for morar em uma cidade pequena, conseguirá poupar dinheiro na sua rotina.
Caso você queira conhecer um pouco mais sobre as possibilidades de intercâmbios, nos chame para conversar. Por fim, para ficar por dentro das novidades e receber diversas dicas sobre educação no exterior, nos siga nas redes sociais @wtaintercambio.
Publicado originalmente no blog: wta Intercâmbio.
Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.