Nas últimas décadas, fazer uma parte do ensino médio no exterior se popularizou, não apenas no Brasil. Mas não mundo todo. Sabendo dessa realidade, trazemos no artigo de hoje alguns destinos para fazer intercâmbio de High School. Em diferentes continentes, podendo estudar em distintos idiomas, de acordo com os seus sonhos e objetivos.
Estados Unidos
Um dos países mais populares entre os intercambistas de High School. O fator dos Estados Unidos apoiaram amplamente esse programa, faz com que muitos brasileiros tenham a preferência por morar por lá.
Para começar, é possível fazer 3 tipos de High School no país. A escola pública, onde dá para realizar tanto com escolha de região, quanto sem escolha. A instituição particular, onde nesse caso, tem escolha de região ou escola. E por último, mas não menos importante, a boarding school, conhecida no Brasil como internato.
Dessa forma, com um leque amplo de opções, os alunos conseguem filtrar por qual faz mais sentido para a família. Uns ganham no custo-benéfico, outros na possibilidade de escolher uma região ou uma instituição específica, de acordo com o que deseja.
Todavia, vale destacar que não existe certo ou errado, e sim a que melhor se encaixa no seu perfil. Por isso o bate-papo com especialista da tm acaba por ser tão importante. Com isso, você entende quais são as diferentes realidades. E também trabalha algo que é importante para ter essa experiência. A expectativa, que deve ser calibrada para que não haja uma decepção ao chegar no destino. Definindo tudo isso, é se preparar para viajar.
Canadá
Um dos países mais receptivos do mundo conta com duas frentes de High School. Entre elas, a possibilidade na qual você escolhe o distrito que irá morar e coloca uma ordem de 3 escolas que são a sua preferência. A instituição parceira fará todo o possível para te alocar em uma das suas escolhas.
Nessa primeira situação, você ficará em uma homestay (casa de família) canadense. E antes de irmos para a outra possibilidade, vale darmos um foco especial nesse aspecto. As famílias, não só do Canadá, mas do mundo todo, contam com os mais diversos perfis. E o que isso significa? Que a família pode ser de apenas uma mãe, um pai, com ou sem filhos, casais homoafetivos, das mais diversas etnias, com ou sem animais de estimação. Ou seja, vale trabalhar a expectativa para não criar uma imagem que não existirá na prática. É importante falarmos sobre isso, pois ajuda muito com que a experiência seja ainda mais completa e assertiva.
Enquanto isso, outra possibilidade é o boarding school canadense. Parecido com o dos Estados Unidos, são escolas privadas nas quais os alunos estudam e moram no campus. Costuma ter uma atmosfera bem mais internacional, com poucos estudantes canadenses. Sendo assim, pode ser uma experiência incrível para os alunos que procuram um ambiente multicultural é que a família tem a disponibilidade de fazer um investimento mais alto.
O Canadá em si é um país que recebe muito bem os intercambistas. A depender da cidade que escolher morar, poderá ter experiências completamente diferentes. Por exemplo, na região de Quebec, onde além do inglês, é possível estudar em francês. Ou então, as populares regiões de Vancouver ou Toronto, que são clássicas quando o assunto é o país.
Austrália
Que tal estudar em um dos países com o melhor IDH do planeta? É mais do que isso, com a possibilidade de presenciar um clima bem próximo do nosso? Parece tentador, não é mesmo? A Austrália conta exatamente com essas características.
Apesar do clima em algumas regiões ser mais frio do que o brasileiro, na maior parte do ano as temperaturas se aproximam com as que nós já estamos acostumados. O que acaba sendo um grande facilitador na adaptação inicial.
O programa de HS mais popular da Austrália é o que você escolhe a região na qual quer morar. Apesar de escolher a região, não é possível garantir a escola específica pela qual você tem preferência. De toda forma, a instituição responsável no país sempre faz o possível para te alocar em uma cidade que tenha proximidade com o que procura.
Nesse sentido, o mais indicado para quem deseja ir para a Austrália, é se matricular com bastante antecedência, para que o processo aconteça da maneira mais tranquila. Ao contrário dos países citados anteriormente, na Oceania o calendário acadêmico é parecido com o do Brasil. Ou seja, na Austrália as aulas iniciam no começo do ano, e não no meio, como costuma acontecer no hemisfério norte.
Nova Zelândia
O último país de língua inglesa que detalharemos no artigo, porém não deixa nada a desejar quando comparado com todos os outros. A NZ brilhou no combate da COVID-19, é um dos países do mundo com menor taxa de infecção e de mortes. Só aí, já da pra ver que por lá, a qualidade de vida das pessoas está em primeiro lugar.
Se você tem um perfil que gosta de natureza, a Nova Zelândia também pontua muito. Eles tem regras ambientais fortíssimas. É mais do que isso, mesmo se escolher morar em uma das maiores cidades do país, para os mais diversos lados que olhar, quase sempre contará com paisagens que envolvem montanhas e o mar. É realmente um local mais lindo que o outro.
As regras para o programa de High School na NZ lembram bastante as da Austrália. O país conta com diversas opções de cidades e regiões que recebem os intercambistas. E você colocará uma preferência, de acordo com o que procura e de sua conversa com o especialista da tm.
O país costuma ser mais exigente que os outros em questões como aluno repetente. Enquanto em algumas situações é mais fácil de ser aceito, na NZ demandará uma ampla análise curricular e também da situação que fez com que o estudante repetisse de ano. Mas a tentativa sempre é válida!
Países para estudar em outros idiomas
Não podemos deixar de fora os estudantes que desejam fazer uma parte do ensino médio em outro idioma. Além do Canadá, que citamos para o francês, a França também pode ser uma excelente opção. A diferença entre os dois países está principalmente na localização, receptividade e cultura. São bem distintos um do outro.
Enquanto isso, caso queira estudar em alemão, pode optar pela Alemanha ou pela Bélgica. São dois países que contam com diversas instituições de ensino médio credenciadas para a realização do intercâmbio. Se sua preferência for pelo italiano, a Itália está aberta para os intercambistas que tenham os pré-requisitos.
E por fim, claro, são diversos os países que você pode fazer o ensino médio em espanhol. Alguns bons exemplos são a Argentina, o Chile e a Espanha. Países localizados tanto na América Latina, quanto na Europa.
Todos os destinos, sem exceção, contam com pré-requisitos para que o aluno deve preencher durante o processo de candidatura. Para entender todos, vale uma conversa mais aprofundada com um dos especialistas da tm.
Regras e Pré-Requisitos
Os pré-requisitos que citamos abaixo podem variar de acordo com o país e a instituição que escolher. Sendo assim, vale dar uma olhada mais aprofundada para entender o que se aplica a você. Via de regra, os itens abaixo são solicitados para que possa se candidatar a uma vaga:
– Comprovação intermediária do nível do idioma (normalmente com teste feito na tm);
– Histórico escolar dos últimos 3 anos acadêmicos;
– Notas azuis e não ser repetente (caso tenha notas vermelhas ou tiver repetido de ano, é necessário justificar a situação para que a instituição analise);
– Ter a idade para cursar o ensino médio, normalmente entre 14 e 17 anos (com algumas exceções);
– Enviar uma carta de motivação.
Num primeiro momento, essas serão as solicitações principais. Porém, vale frisar, é possível que a instituição escolhida peça documentos adicionais. Agora que já sabe de tudo isso, bora tirar o plano do papel?
Se você gostou dessas dicas, e quiser maiores informações, converse com um de nossos especialistas e entenda todas as possibilidades. E não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais @travelmateintercambio para ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos, dicas, promoções e condições exclusivas!
Publicado originalmente no blog: TravelMate.
Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.